Preços em supermercados sobem 0,39% em setembro

Leia em 2min 30s

Os preços de produtos em supermercados brasileiros subiram 0,39% em setembro de 2018 na comparação com agosto do mesmo ano, de acordo com a Abrasmercado, cesta composta por 35 produtos de largo consumo pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

 

O preço total da cesta chegou a R$ 460,29 em setembro, ante R$ 458,53 em agosto. Na comparação com setembro de 2017, houve alta de 3,07%.

 

Entre as maiores altas de setembro, estão produtos como arroz, cujo preço subiu 4,39%, e frango congelado, com alta de 3,64%. Já entre as maiores quedas estão a cebola, que recuou 24%, e o sabão em pó, com queda de 17,48%.

 

Para o diretor de relacionamento da GfK, Marco Aurélio, a tendência é que a cesta termine o ano com alta de preço em torno de 3,5%. Ele avalia que o arrefecimento da depreciação do real ante o dólar contribui para reduzir a pressão por aumentos de preço em categorias dolarizadas, como farinha de trigo e pães.

 

Natal Otimista

 

As redes de supermercados estão mais otimistas com o Natal deste ano em comparação a 2017. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) projeta que as vendas de fim de ano no setor devem subir 10,27% em termos nominais, estimativa mais favorável do que no ano passado.

 

Em 2017, a Abras havia projetado crescimento de 8,34% nas vendas de Natal e o resultado de fato registrado nas vendas em dezembro foi de 5,58%.

 

Para o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, o maior otimismo dos varejistas este ano está associado a uma expectativa de recuperação da confiança dos consumidores após o período eleitoral, que foi de maior incerteza.

 

A expectativa mais favorável dos varejistas deve se refletir ainda na contratação de funcionários temporários. Segundo o levantamento da Abras, 33% das empresas devem contratar temporários ante um porcentual de 23% que declararam intenção de contratar para esse período de festas no ano passado.

 

Novo Governo

 

O presidente da Abras avaliou que os empresários de forma geral têm uma expectativa positiva com relação ao governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro. "Empresários são a favor de uma visão liberal na economia e o que se ouviu durante a campanha vem nessa direção", acrescentou.

 

Sanzovo Neto avaliou que se espera uma evolução em temas como as reformas da Previdência, Tributária e Política.

 

O executivo ainda considerou que a confiança de empresários e consumidores tende a aumentar, agora que o período eleitoral se encerrou. "O processo de eleição foi bastante apreensivo, gerou conflitos. Essa apreensão deve aliviar agora", concluiu.

 

Fonte: Diário do Comércio - São Paulo


Veja também

Vendas de supermercados sobem 1,92% em todo o país

As vendas nos supermercados de todo o país aumentaram 1,92% de janeiro a setembro sobre igual período de 2...

Veja mais
Vendas de supermercados sobem 1,92% em todo o país

As vendas nos supermercados de todo o país aumentaram 1,92% de janeiro a setembro sobre igual período de 2...

Veja mais
Vendas de supermercados sobem 1,92% em todo o país

As vendas nos supermercados de todo o país aumentaram 1,92% de janeiro a setembro sobre igual período de 2...

Veja mais
Crescem as vendas dos supermercados

As vendas nos supermercados de todo o Brasil aumentaram 1,92% de janeiro a setembro em relação ao mesmo pe...

Veja mais
Vendas em supermercados crescem 0,47% em setembro, revela Abras

Esses são os dados apurados pelo Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Super...

Veja mais
Vendas em supermercados crescem em todo o país, diz associação

A ação assinala uma recuperação do mercado.   De acordo com a Associaçã...

Veja mais
Vendas de supermercados sobem 1,92% em todo o país

As vendas nos supermercados de todo o país aumentaram 1,92% de janeiro a setembro sobre igual período de 2...

Veja mais
Vendas de supermercados sobem 1,92%

As vendas nos supermercados de todo o país aumentaram 1,92% de janeiro a setembro sobre igual período de 2...

Veja mais
Associação de supermercados prevê aumento de 10,27% nas vendas de fim de ano

As redes de supermercados estão mais otimistas com o Natal deste ano em comparação a 2017. A Associ...

Veja mais