Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

18/09/2018 11:18 - ABRAS sedia 1º Seminário de Rastreabilidade de Vegetais Frescos da Aphortesp

 

Seminário de Rastreabilidade de Vegetais Frescos na ABRAS

 

No palco, o superintendente da ABRAS, Marcio Milan

 

 

Na última sexta-feira (14/9), a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) sediou o 1º Seminário de Rastreabilidade de Vegetais Frescos, promovido pela Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrúti do Estado de São Paulo (Aphortesp), com o apoio da entidade nacional, da PariPassu e do Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort), que reuniu representantes de diversas empresas e instituições, dentre produtores, fornecedores e supermercadistas, além de órgãos reguladores.

 

Durante o seminário, coordenado pelo presidente da Aphortesp, Marcio Hasegawa, foram discutidas soluções e ações para a adequação à Instrução Normativa Conjunta Anvisa/Mapa nº 2, referente à aplicação da rastreabilidade na cadeia produtiva de frutas e vegetais frescos, que está em vigor desde 8 de agosto, a princípio de forma orientativa e sem autuações. 

 

"Recebemos muitos questionamentos de varejistas e produtores, e nada mais justo que criar um evento para debates. Estamos muito bem articulados nesse seminário que reúne a cadeia primária, a distribuição, os entrepostos, que é o Ceagesp, secretarias estaduais e federais", ressaltou Hasegawa, em seu discurso na abertura do evento.

 

Para o especialista em regulação e vigilância sanitária da Anvisa, Carlos Alexandre Oliveira Gomes, a mudança do setor precisa ser cultural. Ele destacou no evento a relevância das boas práticas agrícolas e da produção integrada na implantação da rastreabilidade. "Estamos em um processo de aprendizagem e de ajustes não só da cadeia produtiva, como também, da vigilância sanitária e dos fiscais do Mapa em relação à Instrução Normativa nº 2." De acordo com o especialista,  a fase de orientação da cadeia produtiva tem previsão de seis meses, após esse prazo poderão começar as autuações.

 

O superintendente da ABRAS, Marcio Milan, que é também coordenador do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) da entidade, destacou em seu pronunciamento no evento a importância do diálogo e da transparência na adesão da rastreabilidade. "Sem dúvida nenhuma vamos precisar passar por uma educação do setor produtivo, com novos processos, cada um assumindo suas responsabilidades, e a participação de todos os elos da cadeia é fundamental."

 

O diretor do Instituto de Cooperativismo e Associativismo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Araújo, participou do evento representando o Secretário Francisco Jardim. Na oportunidade ele destacou a relevância da rastreabilidade para garantir a segurança do alimento, e do empenho da secretaria estadual em estudar o assunto com os elos envolvidos.

 

No evento, que contou com a participação de mais de 200 pessoas, aconteceu, ainda, Mesa Redonda, mediada pelo professor, escritor e especialista em agronegócio, Luiz Tejon, com representantes da Aphortesp,Anvisa, ABRAS, Ceagesp, CNA, Ibrahort, PariPassu, além do Carrefour, Rede Coop, Grupo MNS e Hortigranjeiro Mallmann, para esclarecer dúvidas e debater as dificuldades da cadeia produtiva no que se refere ao cumprimento da Instrução Normativa nº 2.

 

 

 

Redação Portal ABRAS

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

24/05/2019 16:36 - ABRAS promove lançamento do 7º Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos
24/05/2019 11:36 - Supermercados pedem revisão de multa por violação a código do consumidor
24/05/2019 10:29 - ABRAS inicia pesquisa de perdas nos supermercados brasileiros
23/05/2019 18:32 - ABRAS e estaduais participam de audiência para debater Código de Defesa do Consumidor
23/05/2019 11:43 - Supermercados Coagrisol continuam figurando no Ranking ABRAS
22/05/2019 11:18 - Audiência discute multa para supermercado que descumpre o Código do Consumidor
20/05/2019 14:38 - Fórum ABRE de Sustentabilidade acontece no dia 3 de junho
20/05/2019 11:59 - Projeto torna obrigatória doação de alimentos por grandes supermercados
20/05/2019 10:39 - Câmara dos Deputados debate transparência de multas contra supermercados
13/05/2019 11:52 - Supermercados buscam soluções de acessibilidade para deficientes visuais

Veja mais >>>