Seminário GranBatata debate manejo ideal e mercado global da cultura

Leia em 4min 10s

Com o objetivo de promover conhecimento, fomentar o debate e unir todos os elos da cadeia da batata, a Yara, líder mundial em nutrição de plantas, realizou na última semana, em Campinas, o seminário GranBatata. O encontro debateu tendências do mercado global da cultura, constituição genética, as melhores soluções para nutrição, os aspectos desejados pela indústria, além de pesquisas internacionais sobre a batata.

 

A demanda global da cultura está crescendo; a batata é o terceiro produto mais consumido no mundo, atrás apenas do trigo e do arroz. A Ásia é responsável por 50% da produção mundial, sendo que os cinco maiores países produtores da cultura são: China, Índia, Rússia, Ucrânia e Estados Unidos. Atualmente, mesmo com toda a tendência por alimentos naturais, o consumo de batatas fritas e chips ainda representa 25% da demanda total do tubérculo no mundo.

 

O Brasil possui 102 mil hectares destinados à cultura, concentrados em São Paulo, Minas Gerais e os estados da região Sul, e conta com uma produção média de 27 toneladas/hectare. Porém, há um grande potencial de incremento à produtividade, podendo chegar a 60 toneladas. Para isso, é primordial adequar a época de plantio à região, fazer análise do solo e investir em alta qualidade de sementes, nutrição equilibrada e agricultura digital.

 

“Na Europa há muitas variedades de batatas, com diferentes cores, formatos, texturas e sabores. A oferta desses diversos tipos no Brasil pode aumentar a demanda e o valor agregado e permitir ao produtor nacional uma rentabilidade muito maior”, afirma Maarten de Voogd, gerente global da Yara International para a batata.

 

Micro e macronutrientes impulsionam produtividade

 

A importância de uma nutrição adequada com macro e micronutrientes foi um dos principais pontos do debate. O professor da Unesp, Rogério Soratto, reforçou que, atualmente, as cultivares estão mais produtivas e exigentes e que é fundamental considerar as necessidades de cada solo, época e sistema de cultivo. “Uma nutrição equilibrada é fundamental para melhorar a qualidade da planta e a tolerância à seca, diminuir a suscetibilidade às doenças, e aumentar o número de tubérculos e a produtividade”, disse Soratto.

 

Nutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre, boro e zinco são importantes para a cultura. “O programa GranBatata, desenvolvido pela Yara, ajuda a garantir a melhor qualidade do tubérculo, sanidade e valor agregado, maximizando a produtividade e aumentando a rentabilidade do agricultor”, afirma Raika Borges, especialista agronômica da Yara Brasil.

 

O seminário GranBatata contou com palestra do engenheiro agrônomo Stenio Zanin, gerente de Sustentabilidade da PepsiCo, sobre o Programa de Agricultura Sustentável. O executivo destacou a importância da agricultura sustentável e das boas práticas como catalisadores para um melhor desempenho da atividade agrícola, a exemplo da otimização de recursos naturais como a água e o solo, bem como as emissões de gás de efeito estufa (GEE) que, caso não seja bem conduzida, poderá impactar ainda mais as mudanças climáticas, aumentando o risco potencial para os cultivos agrícolas.

 

Marcio Milan, superintendente da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) falou sobre a importância da comunicação entre o campo e a população urbana. De acordo com ele, a transparência e a educação são fundamentais para unir toda a cadeia em prol da segurança do alimento.

 

Durante o encontro, também foi apresentada a pesquisa realizada pela Yara, em parceria com o Ipacer – Instituto de Pesquisa Agrícola do Cerrado, sobre a influência de fontes e doses de nitrogênio na produtividade da cultura da batata. O estudo foi realizado com a variedade Asterix no Rio Paranaíba (MG) e o resultado mostrou que o nitrato de cálcio aumentou o tamanho dos tubérculos, a eficiência do uso de nitrogênio e a produtividade.

 

Sobre Yara

 

Em colaboração com clientes e parceiros, a Yara cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável, para cumprir sua visão de uma sociedade colaborativa, um mundo sem fome e um planeta respeitado.

 

Nossas soluções para nutrição de plantas e agricultura de precisão permitem aos produtores aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do produto, enquanto reduzem o impacto ambiental. Nossas soluções ambientais e industriais melhoram a qualidade do ar e reduzem as emissões, além de serem ingredientes-chave na produção de uma ampla linha de produtos. Adotamos uma cultura aberta de diversidade e inclusão que promove a segurança e a integridade de nossos colaboradores, contratados, parceiros de negócios e da sociedade em geral.

 

Fundada em 1905 para resolver a emergente crise de fome na Europa, a Yara está presente no mundo todo, com mais de 16.000 colaboradores e operações em mais de 60 países. Em 2017, a Yara registrou uma receita de US$ 11,4 bilhões.

 

Fonte: Jornal Dia Dia

 

 


Veja também

Mandioca: Seca afeta trabalhos de campo, oferta recua e preço sobe

Acontece na manhã desta segunda-feira (23), na Associação Comercial de São Paulo, um debate ...

Veja mais
'Erro' de estoque ajuda varejo a vender

Varejistas que se estocaram em volume acima do necessário nos primeiros meses do ano conseguiram desovar o excede...

Veja mais
Latam Retail Show traz tendências de consumo a partir do dia 28 de agosto

   De 28 a 30 de agosto acontece o Latam Retail Show, um dos mais importantes eventos de vare...

Veja mais
Presidente da ABRAS participa da abertura da 9ª edição da SUPERBAHIA

Abertura oficial da 9ª edição da SUPERBAHIA   Presidente da ABRAS, Joã...

Veja mais
Sem caixa: SuperBahia começa hoje e apresenta novas tecnologias aos varejistas

Escolher os produtos, colocá-los no carrinho de supermercado e pagar pela compra com ajuda de um pequeno aparelho...

Veja mais
SUPERBAHIA começa amanhã em Salvador

A 9ª edição da SUPERBAHIA – Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados, ...

Veja mais
APAS: Vendas nos supermercados de SP crescem 10% em maio

O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE e calculado pela Associa&...

Veja mais
ABRAS promove Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos no dia 15/8

  A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realiza no dia 15 de a...

Veja mais
Morre ex-presidente da Associação Paulista de Supermercados

  João Fernandes D'Almeida   Faleceu ontem (3/7), o empresário João ...

Veja mais