Workshop SuperHiper discute perdas e desperdícios no setor supermercadista na Paraíba

Leia em 4min 30s

Superintendente da ABRAS, Marcio Milan e o superintendente da ASPB, Damião Evangelista

 

Workshop SuperHiper - Perdas e Desperdícios

 

O Workshop SuperHiper - Perdas e Desperdícios, promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), reuniu cerca de 150 pessoas entre empresários e executivos do setor supermercadista e atacadista, ontem (24), no Shopping Sebrae, em João Pessoa.

 

O evento tem o objetivo de fornecer as ferramentas necessárias para que os empresários e gestores possam entender o impacto direto dos desperdícios tanto no aspecto econômico quanto social. "O principal é o conhecimento para ajudar na gestão de loja, que é a base de tudo para gerenciar melhor o negócio. Por isso faremos também outros dois workshops, sendo um em julho sobre 'Operação de Lojas' e outro em setembro com foco em 'Gestão de Rupturas'", explica o superintendente da ASPB, Damião Evangelista.


De acordo com o superintendente da ABRAS, Márcio Milan, além do conhecimento adquirido pelos participantes, o momento é importante para o comércio como um todo. "Durante muitos anos existiu uma preocupação com as perdas que ocorriam nos supermercados, e muitas vezes, se deixava de lado o desperdício que essa perda gerava na cadeia. Essa visão geral de que toda perda gera desperdício traz uma relevância social e acreditamos que com isso o supermercado e o comércio, de modo geral, vão conseguir dar uma atenção maior para diminuir esse desperdício. Em todo o país, por exemplo, são 89 mil lojas e elas perdem por ano cerca de R$ 1,22 bilhões só com o desperdício de frutas, legumes e verduras", esclarece.


Palestrantes

Essas perdas podem ser evitadas com a reorganização dos processos internos das empresas atrelada a uma gestão específica de controle dos desperdícios. Para tornar a explicação mais dinâmica, os palestrantes Monica Reimberg (Sonda), Ivan Moreira (Walmart), Temístocles Galdino (Ayumi) e Felipe Araújo (Rede Compras) apresentaram cases de sucesso desse tipo de gerenciamento, mostrando como a redução de perdas de produtos influencia no aumento dos ganhos.


A superintendente de Prevenção e Perdas da Rede Sonda de Supermercados, Monica Reimberg, ressalta que o momento é para entender a importância de prevenir o desperdício em todas as áreas do estabelecimento. "Quanto mais você controla é possível enxergar o que acontece na empresa, a importância e o ganho que isso traz. Para isso, é preciso cautela, observar bem o contexto e conseguir aliados dentro da empresa, sobretudo os proprietários. Sem eles não é possível fazer prevenção de perdas", avalia.


Para o gerente Regional de Prevenção de Perdas do Walmart, Ivan Moreira, atuar contra o desperdício nos supermercados é um suporte para a entrega de lucratividade. "Nesse ambiente de vendas o que for possível fazer para que sobre algum dinheiro no lucro operacional, ou seja, que é a conta até onde a empresa pode ir, temos um papel fundamental. Quanto menos perdas mais lucratividade. Se tivermos processos bem definidos, além da parte tecnológica e a atitude das pessoas nas áreas de operações, temos um diferencial para a prevenção", analisa.


Além desses aspectos, outro destaque do evento foi a relação entre supermercadistas e os produtores da agricultura familiar. De acordo com dados da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), na Paraíba há 148 mil agricultores familiares e também 181 empreendimentos formais desse tipo (associações ou cooperativas). "A agricultura familiar no Brasil representa 70% da produção dos alimentos que vão às mesas. Então, fazer um diálogo com os supermercadistas (quase 90% do que se consome de alimentos são adquiridos nos mercados) é fazer uma aliança entre a produção e o comércio, reduzindo os atravessadores e os preços", enfatiza o consultor da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário do Governo Federal, Vitor Corrêa.

 

Para o gerente comercial da Rede Menor Preço, Anderson Melo, o Workshop é uma iniciativa que traz benefícios diretos para os supermercadistas. "Nós precisamos de mais capacitação, conhecimento direcionado para o nosso negócio e a área de prevenção de perdas sem dúvida é uma das principais do supermercado. Não adianta só ganhar margem nos produtos por meio das promoções, mas também evitar que o lucro vá embora com as perdas. Então todo conhecimento que vem e pode nos ajudar a diminuir perdas é muito válido", analisa.


Além disso, a gestão adequada pode refletir diretamente no que é repassado para o consumidor, como avalia o diretor comercial da São Braz, Valber Santos. "Esse momento é de tamanha importância para o nosso negócio, tanto para o fornecedor como o supermercadista e inclusive beneficia o comprador. É imensurável a quantidade da perca a cada operação e quando isso estiver sob controle certamente vai se conquistar um percentual de economia no negócio, consequentemente transferido ao consumidor."

 

O Workshop SuperHiper - Perdas e ganhos está inserido no calendário de eventos que antecede a Convenção Paraibana de Supermercados (Consuper), que acontecerá em outubro, com o tema 'Otimização: Gestão por Resultados'.

 

 

Melissa Paulino - Assessoria de Comunicação ASPB/Redação Portal ABRAS



Veja também

ABRAS divulga nova nota sobre a greve dos caminhoneiros

      NOTA OFICIAL Greve nacional dos caminhoneiros   A Associação Brasileira...

Veja mais
Greve dos caminhoneiros atinge setor supermercadista, diz ABRAS

O setor supermercadista já começa a sentir em alguns Estados os efeitos da greve nacional de caminhoneiros...

Veja mais
Greve evidencia que o estoque do varejo já vinha inadequado

A política mais conservadora na hora de compor as reservas dos produtos nas lojas expôs a fragilidade dos s...

Veja mais
Economia mais fraca acelera estrago da greve

O quarto dia da greve dos caminhoneiros ampliou o número de empresas paralisadas total ou parcialmente em consequ...

Veja mais
Capital terá menos ônibus e supermercados desabastecidos

Diante da greve dos caminhoneiros, que chegou nesta quarta-feira ao terceiro dia, a Associação Brasileira ...

Veja mais
Greve dos caminhoneiros gera efeitos em supermercados de Bragança Paulista

A greve dos caminhoneiros, que afeta todo o país começa a mostrar efeitos também nos supermercados ...

Veja mais
Oferta cai e preço de hortaliças, legumes e frutas dispara na Ceasa

Apesar de os consumidores já terem identificado a progressiva redução na oferta de hortaliça...

Veja mais
Greve dos caminhoneiros causa reflexos no país

Em meio aos protestos dos caminhoneiros, associações relatam impactos na produção e distribu...

Veja mais
Greve afeta supermercados e ameaça produção de veículos

Diante da greve dos caminhoneiros, que chegou ontem (23) ao terceiro dia, a Associação Brasileira de Super...

Veja mais