Setor atacadista convoca políticos e empresários para debater o Brasil novo

Leia em 5min 50s

 
A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores promoverá, de 24 a 26 de abril, o maior encontro da cadeia nacional de abastecimento. A ABAD 2018 - 38ª Convenção Anual do Canal Indireto, que acontece no Bourbon Convention Resort Atibaia (SP), reunirá grandes nomes da política e do empresariado brasileiro em torno do tema "Bons políticos e empresários ajudando a construir um Brasil Novo".  

 

"Diante de um dos períodos econômicos mais difíceis e desafiadores da história do país, nós, da ABAD, sempre tivemos uma visão clara de que seria preciso assumir o protagonismo das ações necessárias para impulsionar a recuperação de nossa atividade, em benefício do Canal Indireto da Indústria e da economia do país como um todo. Assim, o evento, além de um importante momento de interação com autoridades e parlamentares, será uma inédita oportunidade de aprimoramento de processos, disseminação de boas práticas e redefinição das relações do mercado de distribuição, tornando-o mais rentável e eficiente para todos", afirma Emerson Destro, presidente da ABAD.


A cerimônia de abertura, marcada para o dia 24 de abril, às 19h, terá a presença do
 presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, além de ministros, parlamentares e do presidenciável Geraldo Alckmin, além de lideranças do setor de comércio e serviços. Já confirmaram presença: Carlos Eduardo Xavier Marum, ministro-chefe da Secretaria de Governo; Alberto Beltrame, ministro do Desenvolvimento Social; Deputado Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo - FCSE; Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae Nacional, e Paulo Solumucci, presidente da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços - UNECS, além do ex-ministro da Economia, Henrique Meirelles.


Programação

O principal evento nacional da ABAD terá um novo conceito a partir deste ano, promovendo o relacionamento de altos executivos das principais indústrias de bens de consumo com os líderes das 300 mais importantes empresas do setor atacadista distribuidor e privilegiando o debate e a realização de negócios.

Um encontro dessa magnitude terá um conteúdo igualmente relevante, e por isso a ABAD 2018 ATIBAIA irá abordar assuntos como as reformas previdenciária e tributária, essenciais para a retomada do desenvolvimento do país, assim como tratará de questões que visam à melhoria do ambiente de negócios e à preservação do equilíbrio saudável do mercado mercearil, equilíbrio esse que está intimamente ligado à atuação dos agentes de distribuição e do pequeno e médio varejo independente.

Para discutir os temas, o evento terá uma programação com cinco painéis temáticos que ocuparão todo o segundo dia (25 de abril). O primeiro painel - "Bons Políticos e Empresários Ajudando a Construir um Brasil Novo" -, às 9h, com Emerson Destro, presidente da ABAD, como anfitrião, terá palestra de Flávio Rocha, ex-presidente do Grupo Riachuelo e candidato à presidência pelo PRB, além de participação de Efraim Filho, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa o Comércio, Serviços e Empreendedorismo, e Ricardo Citrângulo, vice-presidente de Nestlé.

Do painel "O novo Consumidor Conectado", às 10h, participam o vice-presidente da Unilever, Julio Campos, com palestras de Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, e de Renato Meireles, CEO da consultoria Locomotiva. Às 11h30, no painel "Política, Economia & Investimentos", haverá palestra do professor e economista Eduardo Gianetti da Fonseca, com a presença de Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

À tarde, às 15h, o painel "Tecnologia, Automação & Inovação" terá palestra de Laercio Cosentino, CEO da TOTVs, com participação de Ronan Maia, vice-presidente da TOTVs, e Roberto Matsubayashi, diretor de Tecnologia da GS1 Brasil. O quinto e último painel, às 16h, "Ética & Compliance", contará com palestra do jornalista e professor Clóvis de Barros Filho.

Premiação
Entre os 300 mais importantes agentes de distribuição do país que participam do evento estarão os vencedores de duas premiações que serão concedidas pela ABAD durante a Convenção: Melhor Atacadista Distribuidor por Estado e Nacional (ABAD/GfK) e Maiores Atacadistas e Distribuidores por Estado (ABAD/Nielsen).

Para identificar os melhores do setor, a ABAD e a consultoria GfK Brasil realizaram, durante o mês de fevereiro, uma ampla pesquisa com varejistas independentes em todos os estados do país, com o objetivo de identificar as empresas que se destacam pelo atendimento e serviços prestados aos clientes do Canal Indireto. O prêmio de Melhor Atacadista Distribuidor por Estado e Nacional será entregue no dia 24 de abril, às 21h15.

A premiação dos maiores, uma novidade da ABAD nesta convenção, resulta dos dados oficiais do Ranking, coletados pela ABAD em parceria com a consultoria Nielsen. Por meio da compilação dos dados informados por empresas atacadistas e distribuidoras de todo o Brasil, é possível reconhecer as maiores empresas de cada estado, entre os respondentes da pesquisa. O prêmio Maiores Atacadistas e Distribuidores por Estado (ABAD/Nielsen) será entregue no dia 25 de abril, às 21h15.

Ranking ABAD/Nielsen

No dia 25 de abril, às 11h, haverá também a divulgação oficial do Ranking ABAD/Nielsen 2018 (ano base 2017) com coletiva de imprensa seguida de almoço. O Ranking é o principal serviço prestado pela ABAD ao mercado, sendo um importante guia para a análise e tomada de decisões. Os dados permitem visualizar a evolução do segmento e dos negócios feitos no período, bem como suas relações com a economia como um todo. Desde a primeira apuração, em 1994, o estudo é publicado pela Revista DISTRIBUIÇÃO, veículo oficial da ABAD, que nesta edição chega ao número 300.

No mesmo dia, durante o jantar de encerramento do evento, os dados do Ranking serão também apresentados aos participantes da convenção, com análises da Nielsen e da FIA (Fundação Instituto de Administração).

Patrocinadores

A ABAD 2018 ATIBAIA terá quatro categorias de patrocinadores. Diamante: GS1 Brasil, Unilever, Serasa, Nestlé, Pepsico e TOTVs. Platina: Colgate-Palmolive, Mercedes-Benz e Mondeléz. Ouro: Bombril, Flora, Havaianas, Hypera, Man Caminhões e Ônibus e Máxima Sistemas. Prata: Accera, Benevix, BIC, Camp (General Brands), CNC, Infraero, J.Costábile, J.Macedo, Nuticta, P&G, Polibras, Reckitt-Benckiser, Santa Rita e Ypê.

ABAD
Criada em 1981, a ABAD representa nacionalmente um setor que faturou mais de R$ 250 bilhões em 2016. Atendendo diariamente mais de um milhão de pontos de venda em todos os 5.570 municípios do país, os atacadistas e distribuidores cumprem importante papel social, pois, além de dar capilaridade à distribuição de produtos industrializados essenciais por todo o território nacional, é responsável por movimentar as economias locais, gerando mais de 480 mil empregos diretos e 5 milhões de empregos indiretos nos estabelecimentos varejistas do país.


ABAD 2018
Data:  24  a 26 de abril
Local: Bourbon Convention Resort Atibaia
Endereço: Rodovia Fernão Dias, s/no - Jardim Bela Vista - Atibaia - SP

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da ABAD


Veja também

UNECS promove painel "150 dias da reforma trabalhista"

Ministro Ives Gandra Filho   Deputado Rogério Marinho O ministro&nbs...

Veja mais
37ª edição da Mercosuper teve início no Paraná

            A 37ª edição da Mercosuper - Feira...

Veja mais
AFRAC é a nova integrante da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços

A Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC) agora é integrant...

Veja mais
Jantar Ranking ABRAS/SuperHiper acontece no dia 6 de maio

  A Associação Brasileira de Supermercados realiza no dia 6 de maio, domingo, jant...

Veja mais
ABRAS e ACAPS realizam Workshop SuperHiper Gestão de Categoria

   Superintendente da ACAPS, Helio Schneider   Superintendente da ABRAS, M...

Veja mais
Vendas nos supermercados têm alta de 1,57% no primeiro bimestre

O faturamento do setor de supermercados teve alta de 1,57% em janeiro e fevereiro em comparação com o prim...

Veja mais
Vendas reais em supermercados crescem 0,22% em fevereiro, mostra Abras

Os supermercados brasileiros registraram crescimento de 0,22% nas vendas em termos reais em fevereiro na comparaç...

Veja mais
Faturamento dos supermercados sobe 1,57% no primeiro bimestre

O setor de supermercados teve alta de 1,57% no faturamento em janeiro e fevereiro em comparação com o prim...

Veja mais
Vendas nos supermercados têm alta de 1,57% no primeiro bimestre

O índice de preços da própria Abras, relativo à cesta dos produtos mais consumidos, registro...

Veja mais