Setor supermercadista fatura R$ 353,2 bilhões em 2017

Leia em 2min 50s

O setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 353,2 bilhões em 2017, um crescimento nominal de 4,3% na comparação com 2016 (crescimento de 0,8% deflacionado), de acordo com a 41ª edição da Pesquisa Ranking ABRAS/Superhiper, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados, em parceira com a Nielsen. A previsão para 2018 é de crescimento real de 3%.

 

O resultado registrado em 2017, pelo setor representa 5,4% do PIB. A pesquisa destaca ainda que o setor encerrou o ano passado com 89,3 mil lojas e 1,822 milhão de funcionários diretos ante 1,802 milhão registrado em 2016, criando 20 mil novas vagas de empregos no país.

 

O faturamento das 20 maiores empresas supermercadistas do Ranking Abras/SuperHiper chegou a R$ 187,4 bilhões em 2017. No ano anterior, essas empresas, juntas, tinham registrado R$ 180,0 bilhões. As cinco primeiras empresas em faturamento em 2017 foram: Carrefour, GPA, Walmart Brasil, Cencosud e Irmãos Muffato & Cia.

 

Das 20 maiores empresas supermercadistas do país, metade mudou de posição no Ranking em 2017 na comparação com o ano anterior. Dentre os destaques estão, as paulistas SDB Comércio de Alimentos Ltda, que ocupava a 8ª colocação em 2016 e passou a 6ª posição em 2017, com faturamento de R$ 5,7 bilhões, e a rede Savegnago Supermercados Ltda., que faturou R$ 2,9 bilhões, passando da 12ª para a 11ª colocação. “A retomada do consumo foi lenta em 2017, o consumidor continuou ponderando seus gastos e a sombra da crise insistiu em permanecer. Mesmo assim, vencemos, porque conseguimos crescer em meio a tantos desafios. Todas as empresas participantes do Ranking são guerreiras, porque lutaram durante 12 meses para se manter competitivas e alcançar resultados positivos”., destaca o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.

Cinco maiores

 

As posições das cinco maiores empresas supermercadistas se mantiveram no ano de 2017. O Carrefour permaneceu na liderança, com um faturamento de R$ 49,6 bilhões, sem segundo lugar está o GPA, com faturamento de R$ 48,4 bilhões (sem contabilizar o faturamento da Via Varejo). O Walmart Brasil se manteve na terceira posição, com R$ 28,1 bilhões, seguido pelo Cencosud, que registrou R$ 8,5 bilhões de faturamento em 2017. Na 5ª colocação a rede Irmãos Muffato & Cia, que faturou R$ 6 bilhões no ano passado.

Rio de Janeiro

 

A Convenção ABRAS 2018 acontece de 19 a 22 de março, no Rio Centro, Rio de Janeiro, em parceria com a Super Rio Expofood, segunda maior convenção de negócios da América Latina em tamanho e representatividade do setor de alimentos e bebidas. O evento é realizado pela Asserj (Associação de Supermercados do Rio de Janeiro).

 

A Super Rio Expofood terá mais de 400 expositores que vão ocupar dois pavilhões do centro de convenções, estão grandes players do cenário global, como JBS, P&G, Coca Cola, Nestlé, Unilever, Ambev, Piraquê e Pepsico. A expectativa é receber mais de 40 mil visitantes. Somente para o turismo do Estado, o evento trará cerca de R$ 15 milhões – a previsão é de uma ocupação de 3 mil quartos de hotéis. Além disso, são gerados cerca de oito mil empregos diretos e indiretos.

 

Fonte: New Trade


Veja também

Associação lança portal de e-commerce para pequenos varejistas

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lançou nesta segunda-feira a plataforma Meu Mercad...

Veja mais
Faturamento de setor de supermercados cresce 4,3% em 2017

O setor supermercadista brasileiro teve faturamento R$ 353,2 bilhões em 2017, o que representou crescimento nomin...

Veja mais
Convenção ABRAS 2018: Tlantic apresenta inovação e tecnologia

São Paulo - A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) completa 50 anos este ano e promete re...

Veja mais
Abilio Diniz minimiza problemas na governança da BRF

O empresário Abilio Diniz relativizou os recentes episódios envolvendo a governança da BRF, empresa...

Veja mais
Itens em supermercados devem subir acima do IPCA

  Os preços no supermercado de produtos de alto consumo tendem a subir acima do Índice Nacional de P...

Veja mais
Preços em mercados devem subir acima do IPCA em 2018

Os preços no supermercado de produtos de alto consumo tendem a subir acima do Índice Nacional de Pre&ccedi...

Veja mais
Abras: indicador de confiança sobe em fevereiro, 5ª medição consecutiva de alta

  Rio de Janeiro - A confiança dos empresários do varejo de supermercados segue em alta este ano, co...

Veja mais
Preços em supermercados devem subir ainda mais em 2018

Os preços no supermercado de produtos de alto consumo tendem a subir acima do Índice Nacional de Pre&ccedi...

Veja mais
Abras: indicador de confiança sobe em fevereiro, 5ª medição consecutiva de alta

A confiança dos empresários do varejo de supermercados segue em alta este ano, conforme dados da Associa&c...

Veja mais