Unecs assina protocolo de intenções com Governo Federal para o Plano Progredir

Leia em 3min 10s

O coordenador da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), Honório Pinheiro, assinou nesta terça-feira (26), em evento no Palácio do Planalto, um protocolo de intenções com o governo federal em evento que contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, do ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra, do ministro interino do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, e do presidente do Banco do Nordeste, Marcos Costa Holanda. O objetivo é oferecer capacitação e microcrédito para brasileiros, em condições de baixa renda, que queiram empreender, a exemplo daqueles que estão inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, como o Programa Bolsa Família. O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Junior, também marcou presença na cerimônia.

 

O acordo de cooperação com a UNECS para o Plano Progredir foi assinado pelos ministros  Osmar Terra e Marcos Pereira. O programa também tem por objetivo inserir no mercado de trabalho quem esteja desempregado ou na informalidade. “O programa tem o mérito de inserir famílias de baixa renda no mercado, mantendo a produtividade do setor de comércio e serviços”, destacou o coordenador da UNECS, Honório Pinheiro.

 

A ideia, aponta o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), é promover a autonomia dos beneficiários do Bolsa Família e de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. “Estamos criando, na verdade, uma grande parceria com o setor privado”, destacou o ministro da Pasta, Osmar Terra. A expectativa dele é que o plano atenda um total de 1,7 milhão de famílias.

 Serão injetados no programa um total de R$ 3 bilhões ao ano, que não virão do orçamento. O crédito virá de depósitos compulsórios -- recursos que os bancos são obrigados a manter no Banco Central (BC). “É um dinheiro que estava parado e será oferecido como microcrédito para o público do Bolsa Família criar pequenos empreendimentos e terem a oportunidade de tirarem renda em cima disso”, disse Terra.

 

A ideia é que 10% dos empregos novos gerados a partir de hoje sejam dirigidos para o público do Bolsa Família. “Vamos criar um portal que vai cruzar as informações tanto das empresas, quanto do público do programa, junto com prefeitos, com informações dos Cras, e das próprias pessoas que pertençam ao Bolsa Família”, afirmou o ministro.

 

Sobre a UNECS

 

Criada em novembro de 2014, a UNECS tem como finalidade defender os interesses dos setores do comércio e de serviços no Brasil, contribuindo para o debate, o intercâmbio de ideias e o fortalecimento desses segmentos que, juntos representam mais de 15% do PIB brasileiro. Os setores integrantes da UNECS respondem em conjunto por um faturamento de R$ 1 trilhão, pela geração de 22 milhões de empregos diretos (21% das vagas formais no país), 83,7% das vendas da indústria de alimentos e bebidas e 65% das operações de cartões de crédito e débito no País.

 

A UNECS atua como uma só voz dos setores representados em pleitos tributários, trabalhistas, de infraestrutura e outros, perante órgãos governamentais, o Congresso Nacional, as indústrias fornecedoras e toda a sociedade, buscando a melhoria do ambiente de negócios no país, bem como eficiência e competitividade para toda a cadeia nacional de abastecimento.

 

Compõem a UNECS as seguintes entidades:

 

•    Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL);

•    Associação Brasileira de Supermercados (Abras);

•    Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad);

•    Associação Nacional de Materiais de Construção (Anamaco);

•    Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop);

•    Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel);

•    Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB)

 

 

Fonte: Abrasel


Veja também

Prêmio Anamaco 2017 homenageia deputado Rogério Marinho

    O relator da reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho, foi o grande homenageado da 2...

Veja mais
ABRAS participa da solenidade de abertura da 27ª Super Amas

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto   Solenidade de Abertura da Super Amas   ...

Veja mais
Durante feira varejista, empresários agradecem apoio do Governo de MS com medidas fiscais de combate a crise

Campo Grande (MS) – Os dirigentes das associações do comércio varejista de alimentos de Mato ...

Veja mais
No mercado com Asserj: encontro em 2018

Rio - É com muito orgulho que anunciamos uma conquista da Asserj para o Rio de Janeiro: em 2018, a Convenç...

Veja mais
UNECS assina protocolo de intenções em evento no Palácio do Planalto

       O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojist...

Veja mais
12ª Super Mix acontece de 27 a 29 de setembro

   A 12ª edição da Super Mix - Feira das Indústrias, Atacadistas, D...

Veja mais
Super Amas acontece de 26 a 27 de setembro em Campo Grande

   De 26 a 27 de setembro, acontece a 27ª edição da Super Amas - Congresso...

Veja mais
Super Agos 2017 começa amanhã em Goiânia

Nesta terça-feira (26), empresários do setor se reúnem na 16ª edição da Super Ag...

Veja mais
ABRAS realiza Pesquisa de Natal 2017

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) está realizando sua tradicional Pesquisa de Natal,...

Veja mais