Deflação barra avanço de receita de supermercados

Leia em 1min 40s

"Se não fosse a queda da inflação a gente até poderia subir a estimativa de alta de 1,5% na receita do setor neste ano. Mas hoje considerando essa deflação, não sabemos nem se vamos atingir mesmo esse 1,5% no ano", disse ontem, João Sanzovo Nero, presidente da Associação Brasileira dos Supermercados, que semanas atrás considerou a hipótese de elevar a previsão de 1,5% para 1,8% de alta nas vendas neste ano.

 

A queda nos preços afeta a receita nominal, caso o volume vendido não compense essa retração.

 

Ontem, na abertura da convenção anual da Abras, empresas de pesquisas apresentaram dados de desempenho do setor. A Kantar identificou uma alta de 1,3% no volume de produtos de supermercados comprados pelos domicílios de janeiro a junho. A empresa prevê alta de 1,7% no ano. "Em 2015, tivemos uma queda de cerca de 7% no volume. Para 2016, houve alta de pouco mais de 2%, e, neste ano, subimos um pouco também, mas ainda não recuperamos toda a perda de 2015", disse Christiane Pereira, diretora da Kantar Worldpanel, Christiane Pereira.

 

A Nielsen verificou queda de 5,2% no volume vendidos de itens de supermercados de janeiro a junho. Em 2016, a queda foi de 5,7% e em 2015, de 1,2%.

 

A Abras ainda informou ontem que os supermercados do país tiveram perdas de R$ 7,1 bilhões em 2016 em razão de furtos ou erros, por exemplo. O resultado representa 2,1% do total faturado pelas redes no ano passado, um aumento de 0,14 ponto porcentual ante igual período do ano anterior.

 

Para o presidente da Abras, a alta foi provocada por um impacto de maior ocorrência de furtos, sobretudo de produtos como bebidas e itens de perfumaria. "Nós temos percebido que em períodos mais difíceis da economia, isso ocorre".

 

Os R$ 7 bilhões perdidos equivalem a pouco mais do que fatura a quinta maior rede de supermercados do Brasil, a Irmãos Muffato, que registrou R$ 5 bilhões em vendas em 2016.

 

Fonte: Valor Econômico


Veja também

Presidente do Comitê de Prevenção de Perdas da AMIS participa de workshop na convenção ABRAS

O presidente do Comitê de prevenção de perdas da AMIS, Nilson Júnior, da rede GF Supermercado...

Veja mais
Faturamento dos supermercados cai mais de R$ 7 bilhões em 2016

O faturamento dos supermercados no Brasil teve uma queda de R$ 7,11 bilhões em 2016, o que representa um recuo de...

Veja mais
Abras vê vendas em volume perto da estabilidade em 2017

As vendas dos supermercados medidas pela quantidade de produtos comercializados devem ficar perto da estabilidade em 201...

Veja mais
Supermercados apresentam R$ 7 bilhões em perdas em 2016

Os supermercados brasileiros tiveram R$ 7,11 bilhões em perdas no faturamento bruto em 2016 em razão de fu...

Veja mais
Alimentos: deflação deve afetar o faturamento do setor

Uma revisão para o alto do crescimento do setor supermercadista para este ano – de 1,5% para 1,8% – f...

Veja mais
Abras vê vendas em volume perto da estabilidade em 2017

ATIBAIA - As vendas dos supermercados medidas pela quantidade de produtos comercializados devem ficar perto da estabilid...

Veja mais
Perdas nos supermercados retiraram R$ 7 bilhões do faturamento das redes

Atibaia (SP) - Com a alta dos furtos, principalmente de bebidas e itens de perfumaria, os supermercados brasileiros regi...

Veja mais
Supermercados registram R$ 7,11 bilhões em perdas em 2016, revela Abras

São Paulo - Os supermercados brasileiros tiveram R$ 7,11 bilhões de perda do faturamento bruto em 2016 em ...

Veja mais
Receita de supermercados cai R$ 7,1 bi

O faturamento dos supermercados no Brasil teve uma queda de R$ 7,11 bilhões em 2016, o que representa um recuo de...

Veja mais