Supermercados perderam R$ 7 bi com furtos em 2016

Leia em 1min 30s

Os supermercados brasileiros tiveram R$ 7,11 bilhões de perda do faturamento bruto em 2016 em razão de furtos, erros ou quebra operacional, de acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O resultado representa 2,1% do total faturado pelas redes varejistas no ano passado, um aumento de 0,14 ponto porcentual ante igual período do ano anterior.

 

Para o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, a alta foi provocada por um impacto de maior ocorrência de furtos, sobretudo de produtos como bebidas e perfumaria.

 

"A experiência nos mostra que em períodos mais difíceis da economia, isso ocorre", disse o presidente.

 

O total desperdiçado em perdas no setor equivale ao faturamento de uma rede supermercadista de grande porte. Se fossem faturados por uma única empresa, os R$ 7 bilhões perdidos representariam a quinta maior rede de supermercados do Brasil.

 

O estudo identificou que 40,3% das empresas do setor ainda não possuem uma área de prevenção de perdas. No entanto, o número já foi muito maior no passado: era de 72% em 2012.

 

"Temos muito trabalho pela frente ainda no setor em busca de rentabilidade e de crescimento, mas também temos muito trabalho como cidadãos, de trabalharmos para diminuir o desperdício dentro das nossas lojas", comentou Sanzovo.

 

O executivo ainda destacou a necessidade de redução de desperdício no caminho dos produtos até as lojas, sobretudo no caso de itens perecíveis.

 

Ele avaliou positivamente, no entanto, o fato de que houve redução na comparação anual das perdas com itens como frutas, legumes e verduras, além de carnes. 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 


Veja também

Receita de supermercados cai R$ 7,1 bi

O faturamento dos supermercados no Brasil teve uma queda de R$ 7,11 bilhões em 2016, o que representa um recuo de...

Veja mais
Supermercados registram R$ 7,11 bilhões em perdas em 2016, revela Abras

Os supermercados brasileiros tiveram R$ 7,11 bilhões de perda do faturamento bruto em 2016 em razão de fur...

Veja mais
Abras vê vendas em volume perto da estabilidade em 2017

Atibaia, 12 - As vendas dos supermercados medidas pela quantidade de produtos comercializados devem ficar perto da estab...

Veja mais
Após 'efeito JBS', confiança de empresários de supermercados volta a subir

São Paulo - A confiança dos empresários do varejo de supermercados voltou a subir em agosto, ap&oac...

Veja mais
Abras: Deflação impede previsão mais otimista no faturamento em 2017

Atibaia (SP) - O volume de vendas nos supermercados previsto para este ano pode ter leve alta, mas por causa da queda da...

Veja mais
Abras vê vendas em volume perto da estabilidade em 2017

Atibaia – As vendas dos supermercados medidas pela quantidade de produtos comercializados devem ficar perto da est...

Veja mais
Após ‘efeito JBS’, confiança de empresários de supermercados volta a subir

A confiança dos empresários do varejo de supermercados voltou a subir em agosto, após uma queda em ...

Veja mais
Supermercados registram R$ 7,11 bilhões em perdas em 2016, revela Abras

Os supermercados brasileiros tiveram R$ 7,11 bilhões de perda do faturamento bruto em 2016 em razão de fur...

Veja mais
Convenção ABRAS: consultora da Nielsen destaca engajamento como futuro do varejo

*Roberto Nunes    Consultora de varejo da Nielsen, Ana Szasz   Observar ...

Veja mais