ABRAS participa da abertura do 29º Congresso Nacional Abrasel

Leia em 7min

 

Presidentes que compõem a UNECS

 

Abertura do 29º Congresso Nacional Abrasel

 

 

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participou da cerimônia de abertura do 29º Congresso Nacional Abrasel, em Brasília, juntamente com os presidentes que compõem a União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (UNECS)*.

 

Com o tema "Conectar Pessoas, Saberes e Iniciativas", a mesa da solenidade contou com a presença do presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Jr.; o presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Pedro Hoffmann; o líder do Conselho Nacional da Abrasel, Newton Pereira; o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, o ministro da Saúde, Ricardo Barros; o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia; o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz; o diretor-executivo do OMT, Márcio Favilla; o presidente da CNDL e coordenador da UNECS, Honório Pinheiro; o vice-reitor do Centro Universitário IESB, Edson Machado; o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa; e o presidente do Cade, Alexandre Barreto.

 

Mais de 40 parlamentares participaram da cerimônia. Com lideranças e empresários do setor vindos de todo o Brasil, 600 convidados estiverem presentes no jantar promovido pela Abrasel. Em sua fala de abertura, Paulo Solmucci afirmou que o empreender no país precisa ser simplificado. "O Brasil novo tem que ser mais simples, na ordem mundial de se fazer negócios".

 

Solmucci foi aplaudido quando afirmou categoricamente que a partir de 2018, empreender no Brasil não será mais como foi. Segundo ele, o impacto da tecnologia, a regulamentação da gorjeta, a democratização dos meios de pagamento e principalmente o trabalho intermitente, são temas que auxiliam o empreender no setor de alimentação fora do lar no país.

 

"São pontos que irão viabilizar este Brasil novo. O trabalho intermitente, por exemplo, irá contribuir para o fim da evasão escolar, pois haverá a possibilidade de estudar e trabalhar sem que uma atividade prejudique o tempo da outra. A Abrasel estima que nos próximos cinco anos serão criados dois milhões de empregos somente em bares e restaurantes. Essa realidade já começa a mudar em novembro, quando a lei entra em vigor".

 

Por fim, o presidente-executivo da Abrasel disse acreditar que, para ele, este novo Brasil virá das cidades. "Nós, nos bares e restaurantes, estamos ligados na ponta com a sociedade brasileira. Sabemos que para o êxito do empreender, é preciso cidades mais adensadas, com melhorias no transporte urbano, no saneamento básico e na qualidade das calçadas, por exemplo. Este é o país que todos desejamos!".

 

Logo na sequência, Honório Pinheiro, aproveitou as transformações políticas e econômicas do país, e citou a importância das conexões, necessário tema para o 29º Congresso Nacional da Abrasel, em sua fala. Coordenador de uma união de entidades que juntas são responsáveis por 15% do PIB brasileiro e 22% dos empregos formais no país, ele destacou o papel da UNECS para a simplificação do empreender e consequentemente a melhoria da qualidade de vida nas cidades. "Estamos na era do conhecimento, conectados é possível fazermos estratégias que favoreçam a todos", disse.

 

Em sua fala, Vinícius Lummertz também fez referência aos esforços da Embratur para este Brasil novo. "Somos uma pujança de oportunidades. A CBN fez uma reportagem recente dizendo que somos o país mais lindo do mundo, entretanto as oportunidades de empreendedorismo são escassas. Temos que levar à população as verdades sobre empreendedorismo. Liberdade e lucro hoje são palavras que possuem patrulha. Isso preciso ser mudado", disse.

 

Ministros destacam potencial do setor

O Congresso Nacional Abrasel tem em seu conceito o diálogo entre o empresariado e o poder público. É onde a entidade mostra sua força política. Em sua 29ª edição, não foi diferente. As dezenas de autoridades políticas presentes na solenidade de abertura puderam estreitar laços e potencializar as conexões com lideranças empresariais de todos os estados brasileiros.

 

Destacando o potencial do setor, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, arrancou vários aplausos durante sua fala na solenidade. Relembrando a célebre frase do artista plástico Hélio Oiticica, "Seja marginal, seja herói", o ministro exemplificou que neste contexto, o marginal seria o indivíduo que está à margem de um cenário. "Por vezes, o Estado, inchado com suas altas cargas tributárias, é quem barra o empreender no Brasil. Não cabe ao Estado o papel de protagonista no empreendedorismo, esta atribuição pertence à sociedade", disse.

 

O ministro também afirmou que está trabalhando para o reconhecimento e incentivo da gastronomia como cultura na Lei Rouanet. "A gastronomia é uma das expressões culturais mais ricas que temos, porque carrega nossos valores", finalizou.

 

Já o ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou o papel de os bares e restaurantes oferecerem cada vez mais pratos balanceados. Ele disse que o Ministério da Saúde deseja a colaboração da Abrasel para o Guia da Alimentação Saudável, que trará conceitos e recomendações de uma alimentação benéfica. "É fundamental cuidarmos da saúde preventiva da população, que está envelhecendo. Temos cada vez mais pessoas com renda e tempo, dispostas a usufruir de turismo e lazer, temos que contribuir para isso", disse.

 

Barros exemplificou sua tese por um desejo de alimentação mais saudável quando disse que hoje comemos da mesma maneira que várias gerações atrás, mas o estilo de vida mudou. "A vovó ensinou filhos e netos a cozinhar, mas todos trabalhavam no campo, com serviço braçal, onde era possível gastar essa energia. Hoje, consumimos gordura transgênica, açúcar e sal em excesso e por vezes não temos como gastar", finalizou. Daí a importância da conscientização das pessoas, inclusive em bares e restaurantes.

 

Congresso segue com painéis e palestras

O Congresso Nacional Abrasel é o maior evento de conhecimento e inteligência do setor da alimentação fora do lar no país, e conta anualmente com a participação das principais lideranças políticas, empresariais e da gastronomia. Para a programação técnica deste ano, que acontece nos dias 16 e 17 no Centro Universitário IESB - Asa Sul, importantes nomes irão mostrar ao público os segredos do sucesso.

 

Entre eles estão Robinson Shiba, sócio fundador do Grupo Trendfoods (China In Box e Gendai); Marcos Livi, chef e proprietário dos restaurantes Quintana e Veríssimo; Checho Gonzales, chef e proprietário do Comedoria Gonzales; Facundo Guerra, sócio fundador do Grupo Vegas; Janete Vaz, co-fundadora do Grupo Sabin; Alexandre Guerra, conselheiro de Administração do Giraffas, Afrânio Barreira, fundador do Coco Bambu; Alberto Weisser, diretor de Estabelecimentos e Consumidores da Sodexo; Percival Maricato, advogado e presidente da Abrasel em São Paulo; Josimar Melo, jornalista e crítico da Folha de São Paulo e da revista Restaurant; Carlos Azevedo, CEO da Marketup e Gil Guimarães, chef e sócio-proprietário da Baco Pizzaria.

 

O 29º Congresso Nacional Abrasel é realizado pela Abrasel em parceria com a Prazeres da Mesa e o IESB, conta com o patrocínio da Ambev, Ecolab, Getnet, Philip Morris, Sodexo, e Souza Cruz; apoio da Fispal Food Service, parceria com a Vinum Brasilis e tem como parceiros de mídia o Correio Brasiliense, e as revistas Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes.


UNECS*
Criada em 2014, a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) é formada por sete das maiores instituições do Brasil da área do comércio e serviços: Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

 

29º Congresso Nacional Abrasel
Conectar - Saberes, Pessoas, Iniciativas
Data: 15 a 17 de agosto em 2017
Local: Brasília/DF
Mais informações em: www.congressoabrasel.com.br

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRASEL/ABRAS


Veja também

Supermercados são reconhecidos como atividade essencial da economia

           Os supermercados foram reconhe...

Veja mais
Presidente Temer assina decreto que reconhece atividade supermercadista como essencial

    Cerimônia no Palácio do Planalto, na capital Federal   ...

Veja mais
ABRAS debate prevenção de perdas em workshop

Márcio Milan e Mônica Reimberg durante palestra em Natal Workshop SuperHiper - Perda...

Veja mais
ABRAS sedia Workshop da Lenum Ambiental

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) está sediando até o final da tarde de hoje ...

Veja mais
ABRAS divulga balanço semestral do Programa RAMA no dia 24/8

   A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulga no próximo d...

Veja mais
ABRAS e ASSURN promovem workshop sobre perdas e ganhos nesta terça-feira 14/08/2017

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a Associação dos Supermercados do Rio Gra...

Veja mais
Planejamento prevê impacto de 0,6 ponto percentual no PIB com FGTS

O saque do saldo nas contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ter impacto positivo de...

Veja mais
Planejamento prevê impacto de 0,6 ponto percentual no PIB com FGTS

O saque do saldo nas contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ter impacto positivo de...

Veja mais
Saque das contas inativas do FGTS terá impacto de 0,61 ponto percentual no PIB de 2017

O Ministério do Planejamento concluiu que o  volume de saques do FGTS superou as expectativas iniciais do go...

Veja mais