Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

09/11/2016 19:29 - Executivos falam sobre como simplificar a gestão dos negócios

O bloco do conhecimento “Gestão Simplificada” encerrou as atividades do primeiro dia da Convenção Abras 2016


* Wagner Hilário

 

  
Com a participação do presidente da Nielsen no Brasil, Luis Arjona, do diretor de Key Accounts da Nestlé, Marcus Dambrósio, e do presidente do Mercadinhos São Luiz, Severino Ramalho, as palavras “priorizar” e “cliente” deram o rumo das apresentações do segundo bloco do conhecimento da Convenção Abras 2016, que buscou mostrar como simplificar a gestão de empresas do setor de bens de consumo, especialmente dos supermercados.

 

Arjona, o primeiro a falar, tratou de questões mais amplas de mercado, do momento difícil da economia que, no entender dele, já passou pela pior fase e da necessidade de indústria e varejo se unirem para atenderem, juntos e da melhor maneira possível, as demandas dos clientes. “O cliente está ainda mais multicanal, embora reduza a frequência de compras. Cada vez mais, ele pesquisa antes de comprar e, para 37% deles, a internet é fonte de consulta obrigatória.”

 

O presidente da Nielsen disse que são necessários três passos simples para alcançar os resultados ansiados: primeiro, conhecimento e entendimento do cliente que interessa efetivamente; segundo, eficácia, por meio de ações precisas, que vão ao encontro do interesse do cliente no PDV, e, em terceiro lugar, resultado, ou, mais precisamente, gestão de desempenho. “Aplicando esse passo a passo, tivemos clientes melhorando suas vendas em 19%.”

 

Dambrósio, da Nestlé, disse que a operação da indústria, pelo tamanho e pela grande quantidade de negócios, é complexa, mas não complicada. “Buscamos simplificar a operação, definindo com clareza nossos objetivos prioritários e estratégicos.” Por exemplo, as ações de promoção em mídia respeitam a seleção de apenas seis marcas. “Não há condições de promover todas, por isso, escolhemos as mais estratégicas.” Ou seja, simplificação tem relação estreita com definição de prioridades, baseada em orientação estratégica.

 

Ramalho, do Mercadinhos São Luiz, encerrou o bloco afirmando que gestão simplificada é entender bem e se comunicar eficientemente com os clientes da empresa. Segundo Ramalho, 83% dos clientes das lojas de sua rede são da classe A e B e 72% têm ensino superior. Por isso, para o empresário, as oportunidades, no caso de sua empresa, passam pela promoção do conhecimento.

 

Para exemplificar, o empresário destacou o festival “Costume Saudável”, que a empresa realiza anualmente e visa levar conhecimento sobre o tema por meio de palestras com nutricionistas e atividades físicas. “Tivemos 47 patrocinadores e 100 atrações na última edição”, conta Ramalho.

 


* Wagner Hilário, especial para revista SuperHiper

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/05/2017 18:37 - Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas realiza reunião em SP
22/05/2017 17:46 - ALAS promove workshop sobre a importância das marcas
18/05/2017 13:08 - ABRAS participa de reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
17/05/2017 18:21 - Frente Parlamentar CSE realiza reunião sobre reforma trabalhista e previdenciária
15/05/2017 09:20 - UNECS: Lei da Gorjeta entra entra em vigor em todo o Brasil
10/05/2017 14:52 - Avançam acordos setoriais da Política de Resíduos Sólidos
09/05/2017 11:18 - Minas Gerais cresce no ranking da Abras
05/05/2017 16:35 - Presidente da ABRAS participa de reunião com ministro da Fazenda
05/05/2017 16:26 - ABRAS participa de reunião na sede da CNC, em Brasília
05/05/2017 16:23 - Comitês da ABRAS e da APAS se reúnem em São Paulo

Veja mais >>>