Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

09/11/2016 18:46 - Costco: um modelo de negócio inspirador

Fazer mais com menos a fim de garantir o melhor preço para o cliente e sua fidelização é o diferencial do clube de compras que fatura bem, mesmo em tempos de crise

 

*Giseli Cabrini

 

  

Freddy Cameron durante palestra na Convenção ABRAS

 

Eleito como o “número 1” da lista Forbes 2014 dos Top Varejistas e melhores lugares para se trabalhar nos Estados Unidos, a Costco Wholesale, que atua no formato de clube de compras, criou um modelo de negócio diferenciado e inspirador. Com apenas 500 lojas, a rede faturou US$ 113 bilhões e vem crescendo mesmo em momentos de adversidade como, por exemplo, a crise que afetou os Estados Unidos em 2008.

 

Segundo Freddy Cameron, ex-executivo da rede e atual gerente geral de Operações do Sam´s Club, clube de compras que pertence ao grupo do Walmart, entre os principais diferenciais da Costco estão a racionalidade na operação e no sortimento. Embora o mix seja limitado em número de itens (de 700 a 3,7 mil) ele é amplo em categorias e leva em consideração as demandas da comunidade no qual a loja está inserida e privilegiando fornecedores locais. “Numa mesma loja uma pessoa pode comprar uma joia de US$ 50 mil e um frango de US$ 5. E isso é motivo de orgulho para quem é cliente da Costco.”

 

Dessa forma, o produto certo ao menor preço é fundamental para o modelo de negócios da Costco que tem como foco o giro rápido de mercadorias a fim de evitar estoques, agilizar o pagamento dos fornecedores e renovar o mix de olho na fidelização dos clientes a partir da oferta de itens exclusivos em suas unidades por tempo limitado.

 

Outro diferencial está na gestão dos recursos humanos da empresa. O sentimento de pertencimento, que é adotado em relação aos clientes e à comunidade que está no entorno da loja, é estendido para os funcionários que recebem salários acima do mercado, assim como mais benefícios e participam de programas de capacitação formatados pela própria organização.     

 

 Saiba mais sobre este tema na edição de dezembro de SuperHiper, que trará a cobertura completa do Workshop e Convenção Abras.

 

 

 

 * Giseli Cabrini, especial para revista SuperHiper

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

22/01/2018 18:17 - ABRAS e SBVC realizam encontro de varejistas na NRF
22/01/2018 12:27 - Contribuição sindical não é mais obrigatória no Brasil
15/01/2018 09:38 - Associação Brasileira de Supermercados inicia Pesquisa Ranking ABRAS 2018
10/01/2018 10:31 - Omar Abdul Assaf toma posse do Sindicato do Comércio Varejista no dia 30
08/01/2018 12:24 - R$ 7 bilhões em comida jogados no lixo
29/12/2017 11:01 - Vitória do setor: fim da cobrança de taxas negativas pelas empresas de voucher
28/12/2017 11:25 - Festas impulsionam as vendas na Capital
26/12/2017 17:20 - Supermecados atingem alta de 1,10% em vendas
26/12/2017 17:19 - Supermecados atingem alta de 1,10% em vendas
26/12/2017 17:18 - Vendas de supermercados no Brasil avançam 2,95% em novembro

Veja mais >>>