Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

26/10/2016 17:04 - Fórum Internacional Varejo Lixo Zero destaca resultados de experiências inovadoras e sustentáveis

 
 

Fórum Internacional Varejo Lixo Zero em SC

 

 

A 6ª edição do Fórum Internacional Varejo Lixo Zero, realizado nesta quarta-feira (26) em Florianópolis (SC), apresentou cases inovadores dos mais recentes avanços do segmento em grandes centros internacionais como no Canadá e na Europa, além de experiências bem-sucedidas no Brasil, principalmente em Santa Catarina como consequência do pioneirismo do Projeto Supermercado Lixo Zero da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), organizadora do evento, em parceria com a Fecomércio-SC através da Câmara Empresarial de Supermercados e o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB).


O superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Marcio Milan, falou em sua apresentação no evento, sobre o Acordo Setorial para Logística Reversa de Embalagens e o papel dos supermercados nesse processo. Ele integra o grupo de entidades representativas, a Coalizão Empresarial, que discute as etapas de implantação desse acordo, que completará um ano em novembro, nos diversos segmentos produtivos.


Milan destacou ainda que o comércio e a indústria apresentarão um relatório de desempenho comprovando o cumprimento das metas assumidas em janeiro de 2017 aos órgãos responsáveis. "O setor supermercadista brasileiro tem um importante compromisso nesse processo e uma das medidas mais relevantes é gradativamente obter o engajamento também dos consumidores nesta causa."

 

Cases


Durante o evento, associados da ACATS atuantes no programa Supermercado Lixo Zero da entidade realizaram apresentações do Supermercado Hippo, da Grande Florianópolis, e da rede Angeloni, presente em várias regiões catarinenses.
A gerente da Rede Hippo, Giselle Schmitz, mostrou a evolução do processo Lixo Zero nas três lojas e em um centro de distribuição, que tem alcançado índices de encaminhamento correto de resíduos na faixa de 97%, já tendo inclusive sido premiada internacionalmente em 2011. 
A Rede intensificou sua postura sustentável desde 2003. "Hoje temos a preocupação ambiental como parte fundamental da cultura da empresa", afirma Schmitz.


Como a Rede tem forte presença no segmento de alimentos, foi criada em 2014 uma horta orgânica no bairro Pedra Branca, que ganha reforço da compostagem do resíduo gerado nas lojas. De acordo com o gerente, essa horta produz hoje mais de 15 variedades de hortaliças nos seus 20 mil metros quadrados de área plantada. Dali saem por mês para comercialização em média 12 mil itens hortifrúti orgânicos, além do que é destinado à doação.


A Rede Angeloni tem alcançando resultados cada vez mais expressivos desde a adesão ao Programa Lixo Zero, conforme o gerente de sustentabilidade, Gilberto Nascimento. Recentemente, uma das lojas da rede estabeleceu uma nova marca de referência dentro do Programa Supermercado Lixo Zero, desenvolvido em conjunto com a ACATS. A loja de Capoeiras, em Florianópolis, que é piloto do projeto, alcançou em junho índice de 97% de encaminhamento correto de resíduos, ficando apenas 3% para destinação ao aterro sanitário. Este percentual considera o volume mensal total de 110 toneladas de resíduos.


Para Nascimento, no entanto, muito mais importante do que resultados numéricos, é a transformação que o conceito Lixo Zero adotado na empresa trouxe na organização de processos de vários setores. "A movimentação de mercadorias tem uma nova dinâmica, que melhorou o resultado de perdas e aumentou o controle de fluxos nos vários setores das lojas, consequência direta da nova metodologia que acompanha o Lixo Zero."


Outro trabalho apresentado no evento foi sobre a Nova Geração de Consumidores Sustentáveis, por Marcos Nakagawa, que é professor de Sustentabilidade na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e também presidente da Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS).


Apresentações internacionais


As apresentações internacionais foram de Jo-Anne St. Godard, diretora executiva do Conselho de Reciclagem de Ontário, Canadá; Lidia Signori, Eco Designer na Ecólogos - Instituto de Pesquisa Ambiental, Itália, e do consultor europeu para o Instituto Lixo Zero, Enzo Favoino.


Nestas apresentações ficou evidente o caminho adotado pelos modelos de reciclagem mais avançados na Europa, como o de Milão, na Itália, onde o processo é todo focado em ganhos proporcionados pela economia circular. Essa maneira de dar encaminhamento correto ao resíduo, orgânico ou não, está impulsionando diversos segmentos econômicos interligados com o poder público, através de parcerias que buscam um relacionamento de equilíbrio com a natureza, preservação do meio ambiente e economia de consumo de energia.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ACATS/Redação Portal ABRAS


Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

22/11/2017 17:31 - Instituto UNECS realiza 1ª Assembleia Geral Ordinária
17/11/2017 17:55 - ABRAS e SBVC promovem Jantar Especial NRF/2018
16/11/2017 14:45 - Sebrae anuncia mecanismo para facilitar crédito a pequenos empresários
14/11/2017 15:02 - Assurn comemora 40º aniversário com grande evento e homenagens
09/11/2017 17:42 - ABRAS comemora Dia Nacional do Supermercado com jantar em São Paulo
09/11/2017 13:16 - ABRAS realiza 40ª edição da premiação Lançamento do Ano
08/11/2017 17:45 - ABRAS recebe Prêmio Automação da GS1 Brasil
08/11/2017 09:37 - Diálogos Brasil e União Europeia sobre desperdício de alimentos aproximam elos da cadeia
08/11/2017 09:34 - Rastreabilidade gera responsabilidade a todos os integrantes da cadeia de abastecimento
07/11/2017 17:51 - ABRAS participa de evento do MAPA sobre sistemas alimentares sustentáveis

Veja mais >>>