Grupo Zaffari investe R$ 35 milhões no segundo hipermercado em São Paulo

Leia em 2min 50s

Carrefour volta para internet; os dois projetos são deslanchados apesar da crise no varejo de supermercados e do comércio em geral



 O grupo Zaffari, quinta maior rede de supermercados do País e que faturou no ano passado R$ 4,7 bilhões com 31 lojas, inaugura amanhã a segunda loja na cidade de São Paulo e a 34ª da rede. O projeto consumiu R$ 35 milhões recursos próprios, começou a ser desenhado sete anos atrás e chega ao mercado num momento em que o varejo enfrenta uma das piores crises.

 No primeiro semestre deste ano, as vendas nos supermercados brasileiros ficaram estagnadas em relação ao mesmo período de 2015, já descontada a inflação do período, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

“Crises existem desde sempre e fazem parte do cenário comercial”, diz o diretor do grupo, Claudio Luiz Zaffari. Ele destaca que o planejamento da companhia é de médio e longo prazos e argumenta que o setor de alimentos é menos suscetível à crises.

Na mesma linha de raciocínio, o Carrefour, líder do setor de supermercados no País, com faturamento de R$ 42 bilhões em 2015, voltou ontem ao comércio online, depois de ter saído desse segmento havia quatro anos. Charles Desmartis, presidente do Carrefour no Brasil, diz que a empresa está no País desde 1975 e já presenciou várias crises na economia. Segundo ele, neste momento a retomada da economia está mais nos plano das expectativas, que ainda não se refletiram nas vendas. “Está desacelerando menos.”

 Hipermercado. A nova loja do grupo Zaffari ocupa uma área  4,5 mil metros quadrados (m²) dentro do shopping Morumbi Town, do grupo Gazit, e será uma das âncoras do novo empreendimento localizado na avenida Giovanni Gronchi em frente ao shopping Jardim Sul.

 “Poderemos reviver episódios que ocorreram no passado, quando o shopping Market Place e o Morumbi Shopping, também vizinhos de frente, tiveram disputas comerciais”, observa  Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&BW, consultoria especializada em shoppings.

O curioso é que o hipermercado começa a funcionar antes mesmo de o shopping ser inaugurado. Procurado pela reportagem, o grupo Gazit informou não tinha porta-voz para esclarecer porque o supermercados começa a funcionar sem o shopping ter sido inaugurado.

Alimentos. Mais da metade da nova loja de hipermercado será destinada à venda de alimentos, especialmente de produtos diferenciados, seguindo o que ocorre na primeira loja do grupo em São Paulo, inaugurada em 2008 dentro do Bourbon Shopping, na zona Oeste de São Paulo.

O diretor do Grupo diz que num raio de até 10 quilômetros de distância da nova loja vivem 300 mil pessoas de alto poder aquisitivo, das classes A e B. Esse mercado potencial, justifica, por exemplo, que a  loja ofereça cerca 300 rótulos diferentes de cerveja.

“Estamos olhando oportunidades”, diz Zaffari. Ele diz que para ter uma melhor qualidade na composição das vendas acha importante ter entre três a quatro lojas em São Paulo. Agora com 34 lojas  em funcionamento, 32 estão localizadas no Estados do Rio Grande do Sul.

Além do dos dois hipermercados, o grupo gaúcho arrematou num leilão o terreno ocupado pelo estádio do Guarani no centro de Campinas (SP). Desembolsou R$ 105 milhões. “No momento estamos aguardando a tramitação na Justiça para decidir o que será feto com o terreno.” Segundo Zaffari, a área comporta  mais do que um hipermercado e provável que abrigue um shopping ou um projeto multiuso.

veículo: Portal Estadão


Veja também

Condor inaugura nova loja, a terceira em 2016

    Demonstrando toda a sua solidez e compromisso com o curitibano, o Condor Super Center dá continui...

Veja mais
Zonta recebe título de comendador da

  O fundador e presidente do Condor Super Center, Pedro Joanir Zonta, recebeu neste dia 22 de julho, na 11ª...

Veja mais
Vendas do setor supermercadista ficam estáveis no primeiro semestre de 2016

As vendas do setor supermercadista ficaram estáveis no primeiro semestre de 2016. No acumulado do ano, de janeiro...

Veja mais
Carrefour inicia operação de e-commerce no Brasil

O Carrefour.com amplia a relação da companhia com seus clientes e oferece vasta oferta para as compras d...

Veja mais
Tabloides Digitais: inovação no setor de supermercados impulsiona vendas segmentadas

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido pela empresa Dino e não é de...

Veja mais
Cnova diz que perdeu R$ 400,3 milhões com fraudes no Brasil

Finalizada a auditoria, a Cnova promoveu ajustes contábeis nos resultados dos últimos anosA CNova, divis&a...

Veja mais
Carrefur volta a vender pela internet no país

Veículo: Jornal O Estado de São Paulo...

Veja mais
Por que produtividade é a bola da vez nas empresas

Varejistas como a rede Covabra de supermercados (foto) conduzem programas para corrigir ou implementar novos processos, ...

Veja mais
Vendas nos supermercados surpreendem.

Apesar do cenário adverso, Amis aponta crescimento de 2,97% no primeiro semestre em Minas Os supermercados de Mi...

Veja mais