Workshop GC ABRAS reúne supermercadistas de vários estados

Leia em 2min 10s

O Workshop Gestão de Categoria - Mais agilidade e comodidade para o consumidor, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), hoje (2/2), na sede da GS1, em São Paulo, reuniu supermercadistas de vários estados do Brasil. Fernando Yamada, presidente da ABRAS, abriu o evento falando da importância do tema para o setor. "O Gerenciamento por Categorias (GC) é parte importante da solução para mantermos a rentabilidade do nosso negócio, com nossos clientes cada vez mais satisfeitos", disse.


O evento contou com especialistas, como Cláudio Czapski, CEO da ECR Brasil, que falou sobre os principais conceitos básicos do tema. "O GC é uma ferramenta que nos ajuda a identificar e entender o que o cliente quer (cada pessoa, cada lar) e como devemos oferecer essa solução ao shopper (consumidor comprador) no ponto de venda", diz Cláudio Czapski.


Outra especialista no tema, Fátima Merlin, diretora da Connect Shopper, e autora do livro "Meu cliente não voltou. E agora?", abordou em sua palestra diversos casos práticos, de forma bem didática. "Alguns varejistas que já fizeram experiências com GC, com maus resultados, me perguntam por que essas ações não deram certo. A resposta é que o GC não é um projeto, é um ‘processo', que deve envolver toda a gestão das redes, desde seus proprietários/diretores", explicou.


"Quando nós tratamos o GC apenas como um projeto, acabamos tendo poucos resultados, seja uma boa análise de sortimento ou, pelo mesmo, um bom planograma implantado na gôndola. Mas o GC é muito mais, e ele começa quando nós conhecemos de fato o shopper, em toda a sua jornada de compras (atraindo e retendo) e propondo melhores soluções de compra no ponto de venda. Quando o varejista implanta corretamente o GC ele ganha, com a ampliação do tráfego na loja (aumento de clientes) e com a ampliação do tíquete médio e da rentabilidade", afirma Fátima Merlin.


Também realizaram palestra no Workshop ABRAS: Lilian Carelli, da Unilever, que falou de como aplicar o GC como uma ferramenta de diferenciação; Edson Matos, da GS1, que tratou da importância do cadastro para gerenciamento de categorias e Patrícia Gimenes, da Johnson & Johnson, que falou da importância de desvendar o shopper e gerar insights para o desenvolvimento da categoria de cuidado infantil. 
Veja a reportagem completa sobre o Workshop ABRAS Gestão de Categoria, na próxima edição da Revista SuperHiper, de fevereiro.



Fonte: Redação Portal ABRAS



 


Veja também

ABRAS divulgará 1º balanço do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) dia 22/2

   A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apresentará o 1º...

Veja mais
ABRAS realiza amanhã Workshop Gestão de Categoria

   A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realiza amanhã (2/2)...

Veja mais
Um preço na gôndola e outro maior no caixa: o que fazer?

No Rio de Janeiro, mais de 300 supermercados participam da campanha “De olho no Preço”, em que o cons...

Veja mais
Vendas de supermercados caem 1,9% em 2015

As vendas do setor de supermercados caíram 1,9% no ano passado em comparação com o mesmo perí...

Veja mais
Vendas de supermercados têm recuo de 1,9% em 2015

As vendas do setor de supermercados caíram 1,9% no ano passado em comparação com o mesmo perí...

Veja mais
Vendas de supermercados caem 1,9% em 2015

As vendas do setor de supermercados caíram 1,9% no ano passado em comparação com o mesmo perí...

Veja mais
Supermercados esperam 1º trimestre ainda fraco em vendas e com demissões

O começo de 2016 ainda será um período de ajustes para as empresas do varejo de supermercados, segu...

Veja mais
Vendas de supermercados registram queda de 1,9% em 2015, diz Abras

As vendas do setor de supermercados registraram uma queda de  1,9% no ano passado em comparação com o...

Veja mais
Desaceleração da economia chega às gôndolas dos supermercados com queda de vendas

                    ...

Veja mais