Expoagas surpreende e movimenta R$ 409 milhões

Leia em 3min

                                                            Lançamentos e maior número de participantes sustentaram negócios.

O volume de negócios concretizados durante a Expoagas 2015 atingiu R$ 409 milhões neste ano. O número, apresentado pelo presidente da Associação Gaúcha e Supermercados (Agas), Antonio Cesa Longo, na tarde desta quinta-feira, é 11% superior ao montante movimentado em 2014. A venda média por expositor na feira foi de R$ 1,19 milhão (no ano passado, a média chegou a R$ 1,07 milhão). Em meio a um cenário de crise, o dirigente classificou o resultado obtido nos três dias de realização da feira como surpreendente, mas reforçou que as empresas do setor estão se empenhando para manter o giro econômico do Estado.

A observação foi seguida de uma crítica clara ao projeto de lei encaminhado pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa, propondo alta das alíquotas do ICMS, citado por Longo como "simplista" e "imoral". "Vai tirar comida da mesa dos gaúchos, isso é certo", criticou. "As empresas fizeram a sua parte", argumentou, indicando que o governo precisa "entender o tamanho do Estado".

Com aumento no número de visitantes, estimado em 44,1 mil pessoas (alta de 9% em relação ao ano passado), 6,3 mil empresas foram representadas pelo público presente, que, nesta edição, investiu mais em produtos voltados para saúde e bem-estar, segundo apontou Patrique Nicolini Manfroi, diretor da Agas. A tendência contrasta com a de 2014, quando os negócios foram impulsionados por empresas de máquinas e equipamentos, e revela o potencial gerado pelos lançamentos levados ao evento, que passaram de 800 itens.

Para os fornecedores, o evento é uma vitrine para alavancar a venda de novos produtos. Expositora na feira há quatro anos, a Naturale, empresa que produz alimentos à base de aveia - destes, alguns comercializados com a marca de grandes redes supermercadistas -, aproveitou o evento para lançar uma granola com whey protein, soy protein e colágeno, a Gran Protein.

Segundo a diretora de marketing da empresa, Natália Dolzan, a empresa deve apresentar mais quatro novos produtos até o fim do ano, apostando nas linhas protein e mantendo o foco no mercado de aveias. Os lançamentos, como o que foi feito durante a Expoagas, devem sustentar um crescimento de 20% projetado para este ano pela empresa. A presença nas feiras, diz Natália, "faz toda a diferença". Neste ano, as negociações fechadas na Expoagas devem registrar alta de 5%, estima.

A Naturale é uma das expositoras que já garantiu presença na Expoagas 2016. Segundo pesquisa conduzida pelo Instituto Methodus a pedido da Agas, 86,5% dos 344 expositores presentes neste ano pretendem voltar à feira em 2016.

Os lançamentos, aliados ao forte investimento publicitário, também gerou bons frutos para a JBS Foods durante os três dias do evento. "Sempre trazemos muitas novidades para a feira", conta o diretor comercial da companhia, Ricardo Oltramari. Dona das marcas Seara e Friboi, a JBS colhe os frutos das inserções na mídia de produtos como o Seara Assa Fácil. Com o estande cheio de visitante, Oltramari mostra o movimento, que foi intenso e constante durante os três dias de feira. Estreante na feira, a Divine Chocolates, de Encantado, buscou a Expoagas para ganhar visibilidade. Os produtos estão presentes em algumas regiões de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, e chegam a todo o Rio Grande do Sul. Porém, são vendidos em supermercados de menor porte, com o Asun. Segundo a diretora-geral da empresa, todas as redes supermercadistas visitaram o estande da Divine.

 



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Supermercadistas

A Associação Gaúcha de Supermercados promoveu o jantar de abertura da 34ª Convenç&atild...

Veja mais
Expoagas destaca soluções para os supermercadistas

                    ...

Veja mais
Abertura da Expoagas 2015 reuniu lideranças do setor

   Antônio Cesa Longo, presidente da AGAS   A solenidade de abertura da 34...

Veja mais
Convenção de supermercados deve movimentar R$ 405 milhões no RS

Aberta oficialmente em solenidade realizada nesta terça-feira (25) em Porto Alegre, a 34ª Convenç&ati...

Veja mais
Linhas saudáveis disputam espaço na Expoagas 2015

                    ...

Veja mais
ABRAS realiza Pesquisa Índice de Confiança do Supermercadista

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a GfK, está realizando a Pesquisa...

Veja mais
49ª Convenção ABRAS trará importantes nomes do varejo nacional e internacional de 15 a 17 de setembro

  A Convenção ABRAS 2015 reunirá de 15 a 17 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, ...

Veja mais
Expoagas 2015 começa amanhã em Porto Alegre

Começa amanhã, dia 25 de agosto, a 34ª Convenção Gaúcha de Supermercados - Expoa...

Veja mais
34ª edição da Expoagas começa na próxima terça-feira, dia 25

     A 34ª Convenção Gaúcha de Supermercados - Ex...

Veja mais