Dia das Crianças: como preparar a loja para vender mais

Leia em 4min 30s

De acordo com a CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a comercialização de brinquedos terá crescimento estimado em 6,9% este ano. Hiper e supermercados, vestuário, livrarias e papelarias deverão registrar altas mais modestas, com crescimento médio de 3%, se comparado com o mesmo período do ano passado.

 

Estima-se que a data movimentará 2,9 bilhões de reais em 2019.

 

Faltam poucos dias para o Dia das Crianças, que é comemorada em 12 de Outubro e, como todo ano, a compras se intensificam nos dias que a antecedem. Para garantir que o potencial da data seja aproveitado, a Equipe de Produtos da Bárions Produções listou algumas dicas fundamentais para atrair a atenção do consumidor e garantir o aumento do faturamento.

 

Tudo começa pelo planejamento

 

Conhecer bem o seu público é o primeiro passo

 

De nada adianta criar uma comunicação incrivelmente atraente se o perfil atingindo não tem interesse nos produtos da marca. É importante lembrar que além de se comunicar com o comprador, é preciso criar mensagens que atraem a atenção e o interesse do decisor de compras.

 

No Dia das Crianças, por exemplo, os pais são os compradores, porém as crianças são as grandes decisoras e precisam ser impactadas com a mesma força.

 

Intenção de compra

 

Analisar as intenções de compra podem ser um prato cheio para disponibilizar os produtos corretos, no momento correto e com valores que incentivam as compras por impulso.

 

O Sebrae divulgou um estudo que mostra a intenção de presentear, além dos filhos (52%), os sobrinhos (47%) e outras crianças (27%). A data também motiva doações e trabalhos voluntários.

 

O mesmo estudo aponta as principais influências na hora de escolher e comprar os presentes: 27% dos entrevistados afirma que pedido do presenteado é o primeiro fator a se considerar. O bom atendimento da loja representa 16% das decisões. Produtos inéditos e propagandas influenciam 4% dos compradores.

 

Linha de produtos

 

Estoque: limpeza e renovação

 

Datas comemorativas são perfeitas para desafogar o estoque, ao mesmo tempo que permitem sua renovação. O importante é garantir que os produtos estejam disponíveis em quantidades suficientes para atender a demanda e necessidades da data.

 

Se a marca / loja também vende online, é fundamental criar uma programação e renovar as parcerias para garantir a entrega de todos os pedidos a tempo.

 

Perder vendas por atraso ou falta de mercadoria está fora de cogitação.

 

Mix de produtos

 

A variedade de produtos é fundamental para garantir o interesse do consumidor e o aumento das vendas. Itens complementares podem ser excelentes alternativas para aumentar o ticket médio.

 

Brinquedos da mesma linha, kits e combos, doces que agradem ao paladar das crianças devem estar devidamente dispostos e visíveis ao lado dos produtos principais.

 

Cenografia e comunicação visual

 

A decoração temática é importante para atrair a clientela infantil e, consequentemente, despertar o desejo de compra nos pais. A proposta é explorar cores e personagens do momento, conhecidos pelo público infantil.

 

Vitrine, sua comunicação começa aqui

 

A Bárions Produções - empresa especializada em cenografia, displays e comunicação visual, desenvolveu diversos conteúdos apresentando a importância das vitrines para as vendas do varejo. Isso porque, os produtos expostos neste ambiente, possuem suas vendas aumentadas em até 70%.

 

Além disso, as vitrines são o primeiro contato do público com o produto e o melhor argumento para convencê-lo a entrar.

 

Por isso, a cenografia de uma vitrine para datas comemorativas devem superar a expectativa. É válido lembrar que a vitrine deve apresentar e destacar os produtos do momento, aqueles com maior interesse em venda.

 

Sinalização interna

 

A vitrine é atraente e o cliente entrou na loja. Ele está pronto para a compra. E agora?

 

A sinalização interna, com banners, adesivos e displays especiais devem ajudar o cliente a percorrer o caminho exato até os produtos de destaque. E, durante o percurso, ser impactado com itens complementares e de menor valor.

 

Corners, backdrops, ilhas e outros itens de cenografia devem ser incorporados, ajudando a destacar marcas e produtos.

 

Profissionais preparados

 

A pesquisa do Sebrae confirma que o atendimento é parte importante das vendas para o período. 16% dos entrevistados preferem comprar em lojas com atendentes preparados e cordiais.

 

Algumas medidas práticas podem e devem ser tomadas para garantir a satisfação do consumidor como uniformes de fácil identificação, treinamento técnico sobre os principais produtos e treinamentos motivacionais para um atendimento prestativo e personalizado.

 

Marcas e lojistas devem estar preparados para aproveitar o potencial da data. Cronogramas assertivos e planejamento contribuem para ações organizadas e de sucesso. Empresas especializadas como a Bárions Produções oferecem atendimento 360º e toda a estrutura para a realização de campanhas de todos os portes.

 

Fonte: Dino


Veja também

Juros são altos para 38% dos brasileiros

A maior oferta de crédito pelas instituições financeiras leva mais consumidores a buscar algum tipo...

Veja mais
Pesquisa mostra que 58,1% dos consumidores pretendem comprar no Dia das Crianças

A pesquisa de intenção de compra para o Dia das Crianças 2019 realizada pela Opinion Box, em parcer...

Veja mais
Quase metade dos consumidores brasileiros usou crédito em agosto

As opções disponíveis de crédito cresceram, entre empréstimos, cartões de cred...

Veja mais
Faturamento da indústria sobe 0,6% em agosto, na terceira alta seguida

A atividade da indústria brasileira melhorou em agosto, informou hoje (1º) a Confederação Naci...

Veja mais
Caixa pagou mais de R$ 10 bi a clientes que optaram por saque do FGTS

A Caixa Econômica Federal já creditou mais de R$ 10 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Servi&c...

Veja mais
Nível de atividade da indústria paulista fica estável em agosto

O nível de atividade da indústria paulista manteve-se estável em agosto em comparação...

Veja mais
Balança comercial brasileira tem pior setembro em 5 anos

A balança comercial brasileira registrou superávit de 2,246 bilhões de dólares em setembro, ...

Veja mais
Marinho estima economia de até R$860 bi com texto da Previdência em votação no Senado

O texto da reforma da Previdência que irá à votação no plenário do Senado nesta...

Veja mais
Senado aprova texto-base da Previdência em 1º turno, mas derruba mudanças no abono

O plenário do Senado aprovou na noite de terça-feira o texto-base da Proposta de Emenda à Constitui...

Veja mais