Dia dos Pais: 38% vão gastar mais e ticket médio chega a R$298

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O Dia dos Pais será comemorado no próximo dia 11 de agosto. Por isso, o Google realizou uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor brasileiro na data. A Google Consumer Survey traz dados de entrevistas com consumidores e análise de comportamento através das pesquisas no buscador.

 

A data comemorativa é uma das mais importantes para os varejistas e lojistas do Brasil e registra força no interesse do consumidor no Google: entre 2015 e 2018 houve crescimento médio de 19% das buscas por Dia dos Pais. No estudo com consumidores, é possível perceber que 2019 promete ser um ano ainda mais forte: 38% dizem que vão gastar mais do que no ano passado, com um ticket médio de R$ 298.

 

As buscas no Google por presentes para a data começam a aquecer um mês antes, ganhando maior tração nas três semanas que antecedem a data e registrando o pico na última semana. Na busca por informação e inspiração, o digital tem grande destaque, principalmente sites de busca (26%), sites de comparação de preços ou de lojas (23%) e redes sociais (12%).

 

Quase metade dos consumidores (41%) deixa a compra do presente para a última hora. Com isso, eles acabam recorrendo à loja física: apenas um em cada cinco consumidores compra pela internet. Portanto, embora o volume de vendas on-line seja alto em comparação com outras datas, ainda há muito espaço para crescimento. Questionados sobre o que motivaria migrar a compra para o e-commerce, os consumidores listam como motivos: frete grátis (35%), preços atraentes (29%) e prazo curto de entrega (24%).

 

A pesquisa também comparou o que os pais querem ganhar com o que os filhos vão presentear, mostrando que boa parte dos filhos ainda desconhece os gostos de seus pais. O ranking da lista de presentes de ambos só têm comum o topo e o fim da lista: roupas, calçados e acessórios  (1º); e bebidas alcoólicas (6º) respectivamente.

 

Além dos presentes, a data também é uma excelente oportunidade para o setor de comidas e bebidas: 84% das pessoas planeja celebrar o Dia dos Pais em casa.

 

Representação na campanha

 

O levantamento também mostra que a maioria dos pais não se sente totalmente representada pelas campanhas publicitárias. Somente 35% deles se identifica com a imagem projetada pela publicidade. O maior desafio é abandonar a já velha imagem do provedor que ocupa um papel de coadjuvante na criação dos seus filhos. Além disso, é preciso incorporar a noção do pai protagonista, cuidador e presente no cotidiano de suas casas. Isso se alinha a um debate que ganha cada vez mais força: a nova masculinidade, menos tóxica e que busca uma maior igualdade entre os gêneros.

 

Dentre as características citadas que não representam os entrevistados estão a imagem de “pai perfeito” (41%), pai com papel secundário ou coadjuvante na criação dos filhos (32%), pais muito rígidos e autoritários (30%), pai que está sempre trabalhando e pouco presente em casa (27%), pai só presente na hora da diversão: brincadeira, futebol (26%), e pai pouco atuante nos cuidados diários e no cotidiano (23%).

 

No futuro, a imagem que eles gostariam que as campanhas publicitárias passassem é de um pai que está presente no cotidiano dos filhos e que divide igualmente as responsabilidades da casa e da criação das crianças. A necessidade da representatividade de famílias além do formato tradicional também foi mencionada.

 

Fonte: No Varejo

 


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