Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

29/04/2019 12:25 - Intenção de consumo cai 2% e afetará Dia das Mães

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), caiu 1,9% em abril ante março. A baixa, que foi a segunda seguida, se dá em um momento em que o varejo começa a estimular as compras de bens duráveis para o Dia das Mães.

 

Os números, que tratam da intenção de compra em abril se somam à queda de 0,4% vista em março e mantem o indicar abaixo dos 100 pontos, cifra que divide o cenário positivo do negativo para aquisição de bens duráveis. Vale lembrar que a última que vez que o indicar foi maior que 100 pontos se deu em abril de 2015, quando o índice marcava 102,9 pontos.

 

"As incertezas de curto prazo quanto aos rumos da economia, em virtude principalmente das dificuldades de melhora no mercado de trabalho, contribuíram para compor um quadro de relativo desânimo entre as famílias brasileiras", afirmam os economistas da CNC, em nota.

 

Buraco mais embaixo

 

Além da segunda queda consecutiva, a CNC destacou que todos os subíndices que compõem o ICF apresentaram queda na passagem de março para abril. Isso não acontecia desde julho do ano passado, "quando a economia do País ainda se recuperava dos prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros", diz a nota.

 

Os subíndices Momento para Duráveis (-5,8%) e Perspectiva de Consumo (-3,3%) foram os que mais influenciaram a retração no ICF, seguidos pela Perspectiva Profissional (-1,7%) e a avaliação quanto ao Emprego Atual (-1,6%).

 

Além da menor disposição de compra, outro fator que afeta o consumidor é o acesso mais restrito ao crédito. Cerca de 39% dos entrevistados reportaram mais rigidez das empresas para liberar recursos.

 

“O indicador mostra que o Dia das Mães, que é um período de alto volume de vendas de eletrodomésticos e eletrônicos poderá ser ainda mais fraco que o previsto”, argumenta a consultora de varejo da B2GO, Bianca Rinaldi.

 

De acordo com ela, a sinalização do indicador irá afetar a composição dos estoques das varejistas, o que atrapalha o desenvolvimento também da indústria. “O que se desenha é que o setor de bens duráveis terá mais um ano de retração, demissão e dificuldades”, diz.

 

Fonte: DCI

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/07/2019 12:20 - Varejo brasileiro deve perder fôlego em 2019 e crescer só 1%
16/07/2019 11:58 - Previdência é passo importante, mas não garante retomada do crescimento
16/07/2019 11:57 - União pagou R$ 4,25 bilhões de dívidas de estados no primeiro semestre
16/07/2019 11:55 - Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019
16/07/2019 11:52 - IGP-10 tem alta de 0,61% em julho, diz FGV
12/07/2019 15:24 - Pesquisa indica que 37% da população veem emprego voltar só em 2020
12/07/2019 15:24 - Varejo registra nova baixa nas vendas em maio e mantém desempenho pífio
12/07/2019 15:21 - País ainda precisa acelerar economia
12/07/2019 15:20 - Juros abrem em queda leve após Previdência; varejo confirma fraqueza do PIB
12/07/2019 15:18 - Comércio varejista da Paraíba tem maior recuo do Brasil em maio, diz IBGE

Veja mais >>>