Alta nas vendas na 1ª quinzena chega a 2,2%

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O movimento de vendas do varejo paulistano cresceu 2,2% na primeira quinzena de dezembro na comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto as comercializações a prazo subiram 2,3%, no sistema à vista a alta foi de 2%. Os dados são do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

 

“A Black Friday esfriou a primeira quinzena de dezembro, mas os números ficaram dentro do esperado. A expectativa agora é com a segunda parcela do 13º salário, que pode melhorar bastante o desempenho do comércio no restante do mês”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

 

Ele chama atenção também para a alta nas vendas à vista, porque vinham registrando queda nos balanços anteriores. “O tempo firmou e o calor, aparentemente, veio para ficar, o que beneficia as modas praia e primavera-verão”, observa. “Mantendo-se o tempo quente, esse será outro fator que ajudará o varejo a ter um dezembro ainda mais forte no mês como um todo”.

 

Na comparação com os 15 primeiros dias de novembro, a primeira quinzena de dezembro teve crescimento médio de 32,7% (21% no sistema a prazo e 44,4% na modalidade à vista). “Em dezembro, houve dois dias úteis a mais, o que explica esses números tão elevados. Mas ainda assim ficou na média dos últimos três anos”, afirma Burti, explicando também que o salto maior nas vendas à vista deve-se justamente porque elas vinham caindo. “A base favorece”.

 

Do início do ano até a primeira quinzena de dezembro, o varejo paulistano registrou alta média de 2,1%, sendo crescimento de 6% nas vendas a prazo e queda de 1,8% nas vendas à vista. “Está dentro do que a Associação vinha projetando e retrata bem o que foi o comércio em 2018 na capital, com os bens duráveis sendo ajudados pelos juros baixos e os semiduráveis prejudicados pela temperatura inconstante. É um balanço assimétrico do ano”, comentar Burti. O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC.

 

E-commerce

 

Enquanto isso, o comércio eletrônico deve registrar alta nominal de 13 5% nas vendas de Natal e Black Friday, segundo projeção da Ebit Nielsen. A expectativa é atingir R$ 9,9 bilhões de faturamento no período de 15 de novembro a 24 de dezembro. Se confirmada a expectativa, o período deve responder por 18,3% das vendas do e-commerce no ano. Só na quinta e sexta-feira da Black Friday, a receita foi de R$ 2,6 bilhões.

 

Fonte: DCI

 


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