Varejo cresce 1,1% em outubro mas perde ritmo de aceleração

Leia em 2min

Levantamento indica que as vendas do setor de varejo apresentaram crescimento de 1,1% no mês de outubro em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado morno foi sustentado, em parte, pelo bom desempenho no Dia das Crianças.

 

O estudo, realizado pela Mastercard, ainda aponta que a média dos últimos três meses teve uma pequena desaceleração, mas permanece positiva, totalizando 0,9% de crescimento. No acumulado do ano até outubro, o volume total de vendas do varejo em cresce 1,7% em comparação ao mesmo período de 2017.

 

“Notamos que durante a semana que antecedeu a data comemorativa [Dia da Criança], as vendas no comércio tiveram uma expansão de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado, o que impactou positivamente os resultados do mês”, argumentou o economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil, César Fukushima.

 

Segundo o balanço, a perspectiva de crescimento permanece de crescimento modesto para os próximos meses.

 

Quatro setores tiveram alta acima do indicador de vendas totais: móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos e artigos de uso pessoal e doméstico. No entanto, os segmentos de combustíveis, vestuários e supermercado apresentaram performance abaixo da média.

 

Na comparação ano contra ano, as vendas do e-commerce registraram aumento de 9% em outubro, uma desaceleração quando comparado aos resultados dos últimos meses deste ano. Os setores de eletrônicos, artigos farmacêuticos e móveis tiveram desempenho superior à média, enquanto os setores de vestuário e hobby & livraria ficaram abaixo do crescimento do canal. O volume total de vendas em 2018 no e-commerce indica 19,4% de crescimento no comparativo com 2017.

 

Em relação ao desempenho de cada região do Brasil, o Nordeste aparece em primeiro lugar, com alta de 1,9%; seguido pelo Centro-Oeste (1,2%); o Norte manteve-se estável (0,0%); o Sudeste registrou retração (-0,5%); e o Sul (-0,1%) no mesmo período analisado.

 

Shopping centers

 

Segundo um estudo realizado pelo Ibope, o fluxo de pessoas em shoppings no Brasil mantém a trajetória de crescimento pelo terceiro mês consecutivo. A evolução em outubro foi de 2,6% ante igual período de 2017. Já os shoppings da Grande São Paulo apresentaram o avanço mais acelerado entre as regiões, enquanto os empreendimentos da Grande Recife mantiveram o padrão de queda dos meses anteriores.

 

Fonte: DCI

 


Veja também

Monitor do PIB aponta alta de 0,4% em setembro ante agosto, revela FGV

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,4% em setembro ante agosto, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo In...

Veja mais
São Paulo registra saldo positivo de 3,5 mil empregos

Pelo segundo mês seguido o varejo paulista gerou empregos com carteira assinada. Em setembro foram 3.554 empregos ...

Veja mais
30% vão antecipar compra do Natal na próxima sexta-feira

O apelo promocional da Black Frida fará com que 30% dos consumidores que vão realizar aquisiç&otild...

Veja mais
Ações da Black Friday começaram mais cedo

Dentro de mais um ano difícil para o varejo, os lojistas brasileiros apostam alto na Black Friday, que acontece e...

Veja mais
Preços ao Consumidor sobem 0,28% em prévia de novembro

O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) subiu 0,28% na segunda quadrissemana de novembro &ndash...

Veja mais
Inflação deve ter impacto menor nas famílias mais pobres no curto prazo

  O aumento de preços penalizou mais os brasileiros pobres do que os da alta renda nos últimos meses...

Veja mais
IPC-Fipe tem alta de 0,37% na 2ª quadrissemana de novembro

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo registrou alta de 0,37 por cento na segunda qua...

Veja mais
IGP-M recua 0,35% na 2ª prévia de novembro com queda de combustíveis para produção, diz FGV

Os preços de combustíveis e lubrificantes para produção caíram e o Índice Gera...

Veja mais
IPC-S desacelera alta a 0,28% na 2ª quadrissemana de novembro, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou a alta a 0,28 por cento na segunda quadrissem...

Veja mais