Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

08/11/2018 14:43 - Cliente está mais político nas compras

Em tempos de polarização política, os consumidores têm se mostrado mais sensíveis ao posicionamento das marcas. Segundo um estudo Edelman Earned Brand, 69% dos entrevistados boicotam – ou compram mais – de varejistas com os quais se alinham, ou discordam politicamente.

 

O resultado ficou 13 pontos percentuais a cima do último indicador, referente a 2017. "A questão que se coloca hoje não é mais se uma marca deve ou não se posicionar, está relacionada a como ela deve fazer isso de forma consistente e verdadeira, engajando ainda mais seus stakeholders", argumenta a vice-presidente de Engajamento para Marketing na Edelman, Marcília Ursini.

 

De acordo com ela as empresas precisam começar a pensar com mais atenção em como se colocará frente ao consumidor. "O segredo está em conhecer a sua audiência e pensar a longo prazo para que o posicionamento escolhido conecte a essência da empresa aos valores de seus consumidores”, sugere.

 

O estudo revela também que os consumidores acreditam que as empresas são uma força mais efetiva de mudança do que o governo. No Brasil, 63% dos entrevistados afirmam que as marcas podem fazer mais para solucionar problemas sociais do que o governo, e 62% acreditam que é mais fácil fazer com que as marcas resolvam problemas sociais do que conseguir que o governo aja.

 

Esse movimento, no entanto, não é exclusividade do Brasil. Seguindo uma tendência mundial, todas as faixas etárias têm em sua maioria consumidores que reagem ao posicionamento político das marcas.

 

70% dos brasileiros com 18 a 34 anos; 75% com 35 a 54 e 60% com 55 ou mais consideram o posicionamento da marca ao consumir um produto ou serviço, enquanto 66% dos entrevistados de renda baixa, 72% de renda média e 71% de renda alta compartilham o mesmo comportamento.

 

Marcília lembra ainda, que para além das questões políticas, o engajamento do consumidor também e dá no posicionamento da marca com relações sociais e ativismo. E isso é refletido na crescente importância para o consumidor da comunicação da marca sobre seu posicionamento.

 

55% dos entrevistados demonstraram intenção de compra ao serem impactados pela comunicação de uma empresa sobre seus valores ou crenças, enquanto 56% se tornaram abertos a consumir ao ver a campanha de um produto.

 

Fonte: DCI

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

12/11/2018 11:42 - Famílias voltam para crise e trocam marcas para economizar
12/11/2018 11:41 - Mercado reduz expectativa para inflação este ano e mantém projeção para PIB e dólar
12/11/2018 11:40 - IPC-Fipe desacelera alta a 0,40% na 1ª quadrissemana de novembro
09/11/2018 11:55 - Consumidor segue cauteloso e frustra planos de retomada do varejo em 2018
09/11/2018 11:53 - IGP-M recua 0,11% na 1ª prévia de novembro e tem primeira deflação em um ano
08/11/2018 14:44 - Black Friday deve crescer 11% e movimentar R$ 4,11 bilhões
08/11/2018 14:42 - Cesta básica sobe em 16 das 18 capitais pesquisadas pelo Dieese
08/11/2018 14:41 - Safra de soja 2018/19 do Brasil deve alcançar até 119,3 mi t, prevê Conab
08/11/2018 14:40 - IPC-S tem alta de 0,43% na 1ª quadrissemana de novembro, com queda nos preços de Habitação
07/11/2018 11:50 - Preço do gás tem reajuste de 8,5% e chega ao maior aumento do ano

Veja mais >>>