Mercado de limpeza doméstica cresce; atacarejo se destaca entre os canais e praticidade ganha importância

Leia em 1min 30s

Em uma época na qual o termo "tempo é dinheiro" não poderia ter uma conotação mais literal, as escolhas de consumo têm sido diretamente impactadas pela necessidade da realização de tarefas da forma mais prática possível - segundo a Kantar Consulting, 82% dos consumidores buscam cada vez mais formas de simplificar a sua vida. Registrando crescimento maior do que a cesta de consumo massivo nos últimos três anos, o mercado de limpeza doméstica no Brasil, de acordo com dados levantados pela Kantar Worldpanel, tem assistido a um aumento do consumo de itens que facilitam a vida de quem tem de higienizar a casa.

 

Para exemplificar, limpadores sanitários cresceram 22% em volume nos últimos 12 meses terminados em junho de 2018 na comparação com o mesmo período do ano passado. Saponáceos, água sanitária combinada com alvejante e cloro e detergente de roupa concentrado registraram alta de 17%, 10% e 8%, respectivamente. 

 

 

E como o dinheiro também está na ordem do dia, as embalagens maiores - big sizes - se destacam como as opções mais econômicas, não por acaso a categoria cresce exclusivamente por meio de produtos com 2 quilos ou mais. Reforçando a tendência de escolhas inteligentes e controle dos gastos, o atacarejo se estabelece como principal canal para a cesta de limpeza - mais de 1,7 milhões de novos domicílios adquiriram produtos para higiene do lar no canal.

 

Importante notar, no entanto, que o valor não é único fator que leva à decisão do shopper: 48% dos brasileiros valorizam a boa qualidade. Definitivamente, o consumidor e suas escolhas são cada vez mais complexas!


Fonte: Luisa Teruya Uehara, Executiva de Marketing Senior da Kantar Worldpanel


Veja também

IPC-S acelera alta a 0,45% em setembro com aumento dos preços da gasolina, diz FGV

São Paulo - O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) encerrou setembro com alta de 0,45 por...

Veja mais
Mercado vê maior pressão de administrados em 2018 e eleva projeção para inflação

O mercado voltou a elevar as contas para a inflação neste ano e no próximo, com aumento da expectat...

Veja mais
Venda no Rio de Janeiro encolhe 4%

Agosto registrou o oitavo resultado negativo consecutivo no ano nas vendas do comércio lojista da cidade do Rio d...

Veja mais
Confiança do cliente avança em setembro

A confiança do consumidor brasileiro atingiu 78 pontos em setembro, o maior patamar desde 2015, segundo levantame...

Veja mais
Confiança de serviços no Brasil recua em setembro e confirma piora da percepção no 3º tri

São Paulo - A confiança do setor de serviços do Brasil recuou em setembro e confirmou a piora da av...

Veja mais
Brasil tem desemprego de 12,1% no tri até agosto, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,1 por cento nos três meses até agosto, informou o Instituto Bras...

Veja mais
BC melhora previsão para aumento do estoque de crédito em 2018 a 4%

Estimativa é que haja expansão de 0,5% no estoque de crédito para as empresas, ante perspectiva de ...

Veja mais
OMC reduz projeção para crescimento do comércio de produtos em 2018 e 2019

Genebra - O crescimento do comércio mundial de produtos deve ser mais lento do que o previsto anteriormente em 20...

Veja mais
Kantar Worldpanel: Categoria de caldos, sopa e temperos perdem penetração

Fazendo escolhas cada vez mais complexas na hora de abastecer o carrinho de compras, o consumidor está atento &ag...

Veja mais