Confiança do lojista vai ao maior nível em 4 anos

Leia em 2min 10s

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) no Município de São Paulo subiu 0,8%, ao passar de 114,6 pontos em fevereiro para 115,5 pontos em março, o maior nível desde janeiro de 2014 e a terceira alta seguida.

 

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), na comparação anual, o ICEC avançou 17,5%. O indicador, que varia de varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total) revelou ainda que a confiança das empresas com até 50 funcionários cresceu 0,9% em relação a fevereiro, indo de 114,1 para 115,1 pontos.

 

Se comparado ao mesmo mês de 2017, a elevação foi de 17,4%, quando o indicador marcava 98,1 pontos. No caso das empresas com mais de 50 empregados, houve um recuo de 0,4% no comparativo mensal, passando de 134,3 pontos em fevereiro para 133,7 pontos em março. Entretanto, em relação ao mesmo período de 2017, houve alta de 22,1%.

 

Outros parâmetros

 

Dois dos três quesitos que integram o indicador avançaram na passagem de fevereiro para março. O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICAEC) subiu pelo quinto mês consecutivo, atingindo 96,3 pontos, alta de 2,7% na comparação mensal e o maior patamar desde janeiro de 2014. No comparativo anual, o avanço foi de 41,2%, quando em março de 2017 marcava 68,2 pontos.

 

O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) cresceu 1,4%, passando de 153,4 pontos em fevereiro para 155,5 pontos em março, a maior pontuação desde outubro de 2013. Em relação a março do ano passado, quando atingiu 146,8 pontos, houve alta de 5,9%.

 

Já o indicador que mede o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), apresentou recuo de 1,8%, ao passar de 96,5 pontos em fevereiro para 94,8 pontos em março. Na comparação com o mesmo mês de 2017 (80 pontos), o indicador apresentou crescimento de 18,4%. Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, os dados mostram que os empresários vêm ajustando para cima sua confiança baseada, principalmente, no ciclo de recuperação das vendas em curso.

 

“As expectativas também são positivas diante dos números que a economia apresenta”, disseram os economistas da Fecomercio, por meio de nota. Ainda de acordo com a entidade, fatores como inflação baixa, juros com tendência de queda e melhores resultados do mercado de trabalho “contribuem para o aumento da confiança e a intenção de consumo por parte das famílias, fator decisivo para o bom desempenho do comércio.”

 

Fonte: DCI

 

 


Veja também

Pessimismo do consumidor sobe pelo segundo mês consecutivo

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) caiu para 101,9 pontos em março e está 0,8% m...

Veja mais
Percentual de famílias inadimplentes aumenta pela 1ª vez em seis meses, aponta CNC

Pela primeira em seis meses o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso aumentou no paí...

Veja mais
IPC-C1 (baixa renda) sobe 0,08% em março ante -0,01% em fevereiro, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) subiu 0,08% em março, após a ligeira qu...

Veja mais
Atacadão sorteia mais de r$ 3 milhões em prêmios em comemoração aos seus 56 anos

     Durante todo o mês de abril, o Atacadão comemora seu anivers...

Veja mais
‘Falta de memória’ induz brasileiro a ampliar gasto com consumo em 2018

Quase metade (48%) dos brasileiros deve gastar mais com compras neste ano do que em 2017, de acordo com a consultoria Pw...

Veja mais
Diminuição da taxa de desemprego é maior entre os jovens e as mulheres

A taxa de desocupação apresentou queda em todos os segmentos da população em 2017, mas os re...

Veja mais
Meirelles diz que se deixar ministério terá chance de percorrer o país

Brasília - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta terça-feira que se deixar o Minist&eacut...

Veja mais
Congresso derruba veto a parcelamento de dívidas de micro e pequenas empresas

O Congresso Nacional derrubou, na terça-feira (3), três vetos a projetos de lei que passarão a ter v...

Veja mais
Varejo se sai bem no 1º teste de vendas do ano

O avanço nas vendas na semana da Páscoa evidenciou a melhora na intenção de consumo dos bras...

Veja mais