Varejo busca rentabilidade para além da venda

Leia em 2min 40s

São Paulo - Para ajudar a elevar a rentabilidade dos negócios, varejistas têm apostado alto na busca por receita extra. De programas de fidelidade até a venda de espaços publicitários, estratégias de receitas complementares é realidade para 51% dos lojistas entrevistados pelo Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar).

 

Mais comum dentro do universo virtual, a busca de ganhos para além da venda envolve ainda estímulo de comércio de produtos e serviços fora e dentro do site - que não sejam parte do negócio principal da rede, além de busca de mais acessos ao portal por meio de marketing em sites de afiliados. "Esse tipo de cultura é bastante disseminada nos Estados Unidos, mas no Brasil ainda há muito que caminhar. Acredito que a crise trouxe aos varejistas a necessidade de pensar fora da caixa, então a tendência é que esse tipo de medida cresça bastante", comentou o professor da UFRJ, especialista em varejo virtual e conselheiro da CDL-Rio, Valter Barbosa dos Santos.

 

O estudo divulgado ontem pelo Ibevar em conjunto com o Ibear e aAffinion apontou ainda que 96% das empresas entrevistadas já fizeram alguma ação de receita além da venda, mas a continuidade dos programas é realidade para pouco mais de metade dos ouvidos (51%).

 

Para Claudio Felisoni, que encabeçou a pesquisa e é presidente do Ibevar, a adoção de estratégias assertivas para estimular essa receita extra é fundamental para que o ganho seja sustentável. "Entre as empresas que adotam o planejamento específico para captação de receita além das vendas, 72% acreditam que a tática dá certo, enquanto apenas 33% daquelas que não têm planejamento creem no sucesso da iniciativa", comenta.

 

Sobre o volume movimentado com as estratégias, 21% dos entrevistados citaram que a alta na receita gira em torno de 5% a 10% do seu faturamento geral. Para 12%, a estratégia representa 10% a 30%. O estudo também aponta que 9% dos entrevistados veem as atividades que geram ganhos adicionais como extremamente importantes, enquanto 30% julgam muito importante, 31% veem importância moderada e 30% acreditam que as estratégias é pouco importante (veja mais no gráfico.)

 

Por que usar?

 

Para Santos, da CDL-Rio, pensar em receitas auxiliares dentro do negócio é fundamental em um momento para o varejo de pressão nas margens. "As empresas que conseguem ganhar a guerra de preço com produtos mais baratos pode reverter a margem perdida com medidas como venda de espaço publicitário dentro do site ou até parceira com outros varejistas em programas de fidelidade", discorre.

 

Segundo o estudo, a maioria das empresas entrevistadas (59%) já utilizam parceiros externos para obtenção de renda extra, mas apenas 19% utilizam programas de fidelidade externos - sendo que, desses, 71% veem a estratégia como bem sucedida. "Há empresas especializadas em gerar oportunidade e monetização tanto antes quanto depois da venda, com estratégias diferentes para cada mercado", comentou o Head Latam da Affinion, Ricardo Cassetari

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 


Veja também

Indicador de vendas da Mastercard registra alta de 3,3% no varejo em setembro

São Paulo - As vendas no varejo brasileiro (excluídas as de automóveis e materiais de constru&ccedi...

Veja mais
Preços de alimentação e habitação puxam alta da inflação da baixa renda

Rio de Janeiro - As famílias de baixa renda tiveram mais despesas com alimentação e habitaç&...

Veja mais
BC reforça necessidade de ajustes para melhora econômica

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, repetiu ontem que é preciso dar continuidade aos ajustes e ref...

Veja mais
Governo vai abrir gastos com custeio

Brasília - O governo vai abrir os dados dos gastos do Executivo com custeio administrativo em um painel online, a...

Veja mais
IPC-Fipe acelera alta a 0,32% em outubro sob o peso de Alimentação

São Paulo - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo acelerou a alta a 0,32 por c...

Veja mais
Meirelles diz não ter "desejo específico" de ser presidente, mas que decisão tem que ser tomada no futuro

São Paulo (Reuters) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira que não tem &...

Veja mais
Queda de 11% no preço do feijão faz cesta básica de Manaus cair para R$ 349,19

A queda de -11,52% no preço do feijão fez o custo da cesta básica em Manaus cair para R$ 349,19 no ...

Veja mais
IPC-S avança 0,44% na capital mineira

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal de Belo Horizonte (IPC-S/Belo Horizonte) registrou variaç&...

Veja mais
Economia do Brasil tem potencial de avançar 3,2% em média até 2022

São Paulo - O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil pode registrar um crescimento médio anual de até...

Veja mais