A Via Varejo - holding que administra as redes Casas Bahia e Ponto Frio - teve lucro líquido no terceiro trimestre de R$ 5,297 bilhões, o que representa crescimento de 0,7% na comparação com igual período do ano anterior.
Segundo a empresa, o resultado deve-se a melhoria na gestão administrativa, melhor negociação com os fornecedores entre outros fatores. "O terceiro trimestre não contou com o fator da sazonalidade, mas, mesmo assim, o período foi positivo", disse durante conferência com analistas o diretor presidente, Líbano Barroso.
As vendas líquidas subiram apenas 0,7% de julho a setembro, para R$ 5,3 bilhões, mas a margem bruta subiu 1,4 ponto, para 32,8%, o lucro bruto cresceu 5,4%, para R$ 1,74 bilhão e O Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi a 9,8%, alta de 1,1 ponto percentual.
Barroso afirmou que esse resultado foi recorde na empresa e que a partir de agora eles vão se focar para o quarto trimestre, considerado o melhor período de vendas, somado ao primeiro trimestre.
O lucro líquido ajustado foi de R$ 227 milhões, com margem líquida de 4,3%. O resultado representa aumento de 0,8 pontos percentuais em relação ao lucro líquido do terceiro trimestre de 2013.
"A venda de 32 duas lojas imposta pelo Cade não afetou o resultado no trimestre", explicou ao diretor de relações com investidores e planejamento estratégico, Marcelo Rizzi de Oliveira.
Unidades
A Companhia encerrou o terceiro trimestre de 2014 com 986 lojas, com abertura de 15 novas lojas, sendo 11 lojas da bandeira Casas Bahia e quatro da bandeira Ponto Frio. No acumulado do ano, foram abertas 29 lojas e no total dos últimos 12 meses, 55 lojas.
"A abertura da unidade do Complexo do Alemão, no Estado do Rio de Janeiro, foi expressiva. Na inauguração, duas mil pessoas foram prestigiar a loja. Isso reforça a importância de estar em comunidades", disse Oliveira aos investidores.
Reforçando a importância do quarto trimestre para o encerramento do ano fiscal da empresa, o Natal pode ter resultados positivos. A Via Varejo afirmou estar otimista e preparada para as vendas de final de ano. Além disso, para atender a demanda do período as duas redes (Casas Bahia e Ponto Frio) reforçaram seus estoques em R$ 350 milhões.
Natal
Na comparação com o ano passado há queda no valor - de R$ 3,1 bilhões em setembro de 2013 para R$ 2,8 bilhões em setembro deste ano. Hoje será a vez do Grupo Pão de Açúcar (GPA), com as operações de varejo alimentar, divulgar seus resultados.
Veículo: DCI