Vendas no porta a porta cresceram 29,1%

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Estudo da Kantar Worldpanel mostra que o hipermercado foi o único canal que registrou queda em valor no ano móvel, com -3,4%

 



A Kantar Worldpanel acaba de divulgar seu novo estudo o Retail Book, levantamento que funciona como um guia completo sobre o varejo brasileiro, que tem como principal objetivo mostrar o desempenho dos canais de compra e o perfil dos consumidores no Brasil. O Retail Book também tem o papel de auxiliar a tomada de decisões estratégicas das empresas que atuam no setor.

A pesquisa revela que quando comparado o ano móvel de maio de 2013 a maio de 2014, o porta a porta cresceu 29,1%. Já os supermercados de vizinhança e lojas de conveniência cresceram 27,7%, em valor. As grandes redes de supermercado não ficaram para trás, com +22% e as farmácias e perfumarias com +16,5%.

O varejo tradicional registrou um crescimento de 11%. Os supermercados independentes 7,8% e os atacarejos 5,4%. O único canal que apresentou queda foi o hipermercado, com 3,4% em valor.

Quando questionada a fidelidade do consumidor aos canais de compra, os supermercados independentes se destacam com 31,7%, seguidos pelas grandes redes de supermercados com 31,5%. Quase a mesma porcentagem dos consumidores é registrada pelo varejo tradicional, 31,2%, enquanto 17,1% frequentam o atacarejo.

Os hipermercados são responsáveis por 4,1% do gasto do consumidor, e os supermercados de vizinhança 11,1%. O porta a porta absorve 7,3% do consumo de seus clientes e as farmácias e perfumarias com 4,1%.



Qual o perfil dos consumidores?

O levantamento observou que 29,6% das consumidoras apressadas preferem fazer compras no varejo tradicional. Já 25,9% das decididas e práticas preferem os canais de vizinhança.

Entre as experimentadoras, 35,6% escolhem os hipermercados. Já 19,1% das que procuram bons preços e promoções, vão para as grandes redes de supermercados.

 
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Cestas mais vendidas


Quando o assunto são as cestas mais vendidas em cada ponto de venda, a de mercearia seca se destaca em canais como: hipermercados, grandes redes de supermercados, supermercados de vizinhança, redes independentes, varejo tradicional e atacarejo.

Já a cesta de perfumaria se destaca nas vendas porta a porta e nas farmácias e perfumarias.

 

Missões de Compra

Segundo o levantamento, quando o assunto é consumo imediato, 88,6% dos consumidores preferem ir até o varejo tradicional. Quando surge alguma necessidade especial, esse canal de compra ainda é o preferido de 36% da população, seguido do supermercado independente, com 14,4%.

Outros 27,8% também preferem fazer suas compras de reposição em canais de varejo tradicional e 24,4% nos supermercados independentes. Já para as compras de abastecimento, 32,8% optam pelos supermercados independentes, seguido das grandes redes de supermercados, com 24,7%.



Kantar Worldpanel

Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento e compreensão do consumidor por meio de painéis de consumo. Seu High Definition Inspiration™ combina monitoramento, análises avançadas e ferramentas de pesquisa de mercado que facilitam tanto a visão global como de pequenos detalhes que inspiram ações para o êxito de seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram, o que usam – e porque - se tornou moeda corrente no mercado para marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.

Com mais de 60 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de 3.500 funcionários e serviços que cobrem mais de 60 países, diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel apresenta High Definition Inspiration™ em diversos campos, como produtos de consumo, de impulso, para bebês, telecomunicações, entretenimento, entre muitos outros.

Para mais informações, acesse www.kantarworldpanel.com/br
 

Kantar

Kantar é uma divisão da WWP especializada na gestão de investimento em informação e uma das maiores empresas do mundo de informação e consultoria. Através da combinação do talento das suas 12 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights precisos para a comunidade empresarial mundial. Seus 27.00 colaboradores trabalham em 100 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes ideias de negócios a qualquer ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. Para mais informações, visite-nos em www.kantar.com

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar


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