Mercado pet terá disputa mais acirrada com rede de franquias

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                             Expansão. Plano da norte-americana Petland de abrir 302 lojas até 2020 na Grande São Paulo aumenta concorrência entre empresas especializadas em produtos para animais de estimação



São Paulo - Com apenas um ano de atividade no Brasil, a rede norte-americana de lojas de produtos para animais de estimação Petland prepara uma expansão agressiva para fazer frente a varejistas locais líderes, como Cobasi e Petz (antiga Petcenter Marginal).

As empresas atuam em um segmento que no ano passado movimentou cerca de R$ 16,7 bilhões e que projeta crescer na casa dos 8% este ano. A previsão da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) é de o setor manter alta de até 15% nos próximos cinco anos.

Os números do mercado chamaram a atenção da rede de franquias Petland, que chegou ao País em maio do ano passado. Agora, mais familiarizada com o consumidor brasileiro, a companhia planeja abrir 302 unidades, apenas na Grande São Paulo, até 2020. Pelo menos outras 80 lojas estão previstas também para Curitiba (PR), Salvador (BA) e Vitória (ES).

"O mercado está bem pulverizado e se consolidando por aqui. Isso vai levar as boas empresas a crescer de forma orgânica. Apesar de ter apenas um ano de operação no País, temos uma boa aceitação do mercado e vamos alcançar o objetivo de crescimento", afirmou o CEO da Petland no Brasil, Paulo Braz.

A empresa tem sete unidades em operação e outras seis serão inauguradas até o fim do ano. Destas, nove são franqueadas e quatro são próprias da rede. Há conversas em andamento para mais lojas. "Entramos em negociação com cinco interessados, além dos já acordados, durante a última feira do franchising. Estamos trabalhando para fechar esses negócios", disse.

A cada mês, de acordo com Braz, o faturamento tem crescido entre 15% e 25%. A meta é que a rede alcance um faturamento de R$ 500 mil por mês até o fim do ano. Dependendo do espaço, o faturamento mensal de cada loja pode chegar a R$ 90 mil. "O franqueado com mais experiência consegue faturar isso e até um pouco mais", afirmou o executivo.

Para se tornar um franqueado, o investimento inicial é de R$ 350 mil. O valor inclui a estrutura da loja e treinamentos para capacitar os colaboradores a lidar com animais. O prazo previsto para retorno do investimento é de 24 a 36 meses após o início das atividades.

No mundo, a Petland tem 148 lojas em 11 países: Estados Unidos, Canadá, Japão, China, África do Sul, México, Brasil, Honduras, Guatemala, El Salvador e Nicarágua. A rede aposta em oferecer para o pet tudo em um só lugar. "Nosso diferencial é oferecer absolutamente tudo que o animal de estimação precisa. Isso inclui tratamentos estéticos, veterinários, todos os tipos de produtos e a venda de filhotes".

Cada empreendimento, segundo ele, tem pelo menos um profissional com vivência clínica veterinária, além de um tosador, que fica responsável pelo departamento de estética da loja. A rede oferece também serviços como pet retrato, plano de saúde pet e day care, ou seja, serviço de creche para cães e gatos.

Questionado a respeito de como o plano de expansão da marca no Brasil parece ser ambicioso, o CEO diz que a empresa conta com o apoio de mais de 50 fornecedores homologados, que já suprem a rede atual e que atendem, inclusive, parte do mercado.

"Com esse plano de expansão estaríamos com 4% do market share do mercado. Acreditamos que com essa base de fornecedores conseguiremos atender toda a nossa rede", explicou. E finalizou dizendo que existe ainda o projeto de montar um Centro de Distribuição (CD) que vai ser trabalhado assim que a bandeira superar entre 30 e 50 lojas.

Lideranças

Com quase 30 anos de liderança no varejo pet, a rede Cobasi afirma ser pioneira no conceito de shoppings para animais no Brasil. A companhia continua com fôlego e prevê abertura de mais oito filiais este ano, além das 31 operações atuais em cidades como São Paulo, Campinas, Carapicuíba, Guarulhos, Limeira, Osasco, Praia Grande, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, entre outras. "Nesta semana, no dia 23, vamos inaugurar mais uma unidade, agora na cidade de Araraquara [SP]", afirmou ao DCI a gerente de marketing da Cobasi, Daniela Bochi.

Segundo a executiva, a Cobasi é uma das poucas empresas do segmento de varejo com capital 100% nacional e a preocupação do negócio é manter o formato de lojas próprias, com atendimento inovador, "que visa sempre oferecer uma experiência única de compra e aproximar ainda mais as pessoas e os animais de estimação".

Sobre os planos de expansão, além de ampliar o número de lojas, a companhia aposta no canal de comércio eletrônico, que se mostra um diferencial importante. Ainda de acordo com Daniela, a preocupação com a imagem da empresa fez com que o layout de algumas lojas passasse por mudanças para que elas se transformassem em verdadeiros espaços temáticos. A ideia foi adotar novas cores, estampas, imagens e texturas para identificar as seções.

"Os ambientes permitem uma maior interação com o consumidor, eventos visuais e auditivos oferecem entretenimento e fazem do momento da compra uma experiência prazerosa. Tudo foi pensado também para manter a circulação agradável e a facilidade de encontrar os produtos", finalizou ela. No ano passado, a Cobasi da Rua Augusta, na capital paulista, venceu na categoria Grandes Formatos, concorrendo com trabalhos de todo o País, o prêmio Design de Varejo 2014, concedido pelo Retail Design Institute (RDI). Em 2013, a loja vencedora havia sido a Cobasi unidade Interlagos.

Bairros

Considerada a maior rede de pet shops do País, a Petz (ex-Pet Center Marginal) conta com a estratégia de ampliar a presença entre os bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo para enfrentar a concorrência com o crescimento das franquias. A empresa inaugurou na semana passada a segunda unidade na zona leste da capital. Concebida no formato de megaloja, a unidade está na Mooca, na Avenida Paes de Barros.

"Trata-se de uma área bastante populosa, repleta de parques e bairros residenciais, o que favorece a presença de pets e, consequentemente, do nosso tipo de negócio", comentou o diretor comercial e de marketing do Petz, Luciano Sessim. Na unidade, os clientes têm centro de estética, clínica veterinária e mais de 20 mil produtos.

Em maio, foi aberta a primeira loja Petz no bairrro do Morumbi. Hoje são 29 unidades. "Nossas megalojas se destacam na ambientação aconchegante, que aproveita a iluminação natural", descreve o presidente do Grupo Petz, Sergio Zimerman.




Veículo: Jornal DCI


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