Labra Lápis teve um incremento de 70% nas vendas

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A mania de livros para colorir também está impactando o mercado de fabricantes e distribuidores de lápis no Brasil. Única fábrica legitimamente brasileira, a Labra Lápis teve um incremento de 70% nas vendas de lápis de cor nos últimos meses. O excelente resultado é uma novidade para o segmento, que está acostumado a um ciclo sazonal de vendas ditado pelo período escolar. "O período de maior força nas vendas em tese já passou, mas esse ano ele se prolongou por causa da demanda por lápis de cor", destaca a diretora da Labra, Maria Carolina Zattar.

A diretora destaca que os livros para colorir não só ajudaram no aumento das vendas dos lápis de cor, como influenciaram o consumo dos produtos de maior valor agregado, que são os conjuntos de 24 e 36 cores. "Esses são produtos que normalmente são comprados por último nas listas escolares e muitas vezes nem entram na compra por causa do valor. Mas, nesse momento, eles se tornaram o nosso carro-chefe", afirma.

De acordo com a diretora, a fábrica está deixando de produzir outros materiais, como borracha e grafite, para se concentrar nos lápis de cor. Além disso, para atender essa demanda crescente, a fábrica está investindo em um novo produto: o conjunto de 48 cores, que será lançado em agosto. Maria Carolina Zattar afirma que o novo hobby dos brasileiros foi uma surpresa agradável para o segmento, que já vivia um cenário pessimista desde o ano passado.

"O ano de 2014 já foi difícil por causa da Copa do Mundo e das eleições. Nos intervalos do período escolar, o setor aposta nas vendas públicas, o que não teve um bom resultado no ano passado. Este ano também tem sido muito negativo por causa da economia, mas esperamos recuperar prejuízos com a venda dos lápis de cor. Sem dúvida esses livros para colorir foram uma boa surpresa e trouxeram um oxigênio importante para a empresa", avalia.

Importação - A filial brasileira da fábrica de material escolar Maped também vive momento de muito otimismo. Desde que os livros para colorir chegaram ao País, as vendas de lápis de cor aumentaram sete vezes, segundo afirma o gerente-geral João Luiz Oliveira Souza. Assim como a Labra, a procura maior está nos conjuntos de 24, 36 e 48 cores.

"Depois da volta às aulas, a venda normalmente é menor. Este ano, porém, encontramos um nicho diferente que é o adulto. Esse público é mais exigente, mas também não está muito preocupado com o preço, portanto paga para ter qualidade", avalia. O gerente afirma que, assim que a empresa percebeu a grande demanda, antecipou as importações de lápis de cor. Os produtos que chegariam apenas em agosto ou setembro foram encomendados para julho.

Segundo o gerente, além do lápis de cor, as linhas de canetas hidrográficas e de giz de cera também tiveram aumento nas vendas. Ele estima um crescimento de 400% na venda desses produtos. Para Souza, a mania dos livros para colorir não deve acabar logo. Ele acredita que, além do efeito terapêutico, essa atividade atrai as pessoas porque é uma oportunidade de expor suas habilidades. "As pessoas estão gostando de expor suas pinturas na internet e isso está gerando até outros negócios, pois há muita gente oferecendo cursos de pintura para quem quer se aperfeiçoar", diz.

O gerente afirma que o fenômeno chegou em bom tempo, já que o setor enfrenta um ano difícil por causa da crise econômica. Ele afirma que outras linhas, como material de escritório, tiveram quedas nas vendas e a demanda por lápis de cor vai ajudar a equilibrar a balança. A expectativa é de que a linha de produtos de cores, que inclui lápis, giz, canetas, tintas, entre outros produtos, cresça 60% em 2015, na comparação com o ano passado.


E-commerce - Os livros de colorir para adultos batem recorde de procura na internet. Com a promessa de relaxar e aliviar as tensões, as publicações também são um fenômeno de consumo no comércio eletrônico brasileiro.

A busca pelos livros "Floresta Encantada" e "Jardim Secreto" no site MercadoLivre, maior e-commerce da América Latina, cresceu 50 vezes em apenas dois meses - ou 20.000%. De pouco mais de 200 buscas realizadas em março, esse número ultrapassou as 12.000 em maio.

A febre dos livros também acabou sendo boa para as fábricas de lápis de cor e canetinhas: a procura por esses produtos no site aumentou 28 vezes entre março e maio. Em dois meses, a busca por esses itens cresceu 2.900% e 530%, respectivamente.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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