Dinamarquesa Lego é a maior fabricante de brinquedos

Leia em 1min 40s

A dinamarquesa Lego ultrapassou a Mattel, dona de marcas como Barbie e Hot Wheels, e se tornou a maior fabricante de brinquedos do mundo, tanto em lucro quanto em receita de vendas. Nos resultados do primeiro semestre de 2014, divulgados na quarta-feira, a companhia informa que suas vendas cresceram 15% e somaram US$ 2,05 bilhões. Já o lucro operacional no período avançou 12% ante 2013, para US$ 636 milhões.

A principal concorrente, Mattel, teve lucro de apenas US$ 7,2 milhões no período, refletindo o impacto da aquisição da Mega Brands, rival da Lego, por US$ 460 milhões. "Realmente não estamos dando atenção ao fato de sermos o número um", afirmou John Goodwin, diretor financeiro da Lego, ao jornal "Financial Times". "Esta não é uma meta nossa. Tiramos muito mais energia pelo fato de termos um crescimento maior que 10% em todas as três regiões do mundo consideradas pela Lego".

A Lego tem se associado a marcas populares como estratégia para conquistar o mercado, tendo acordos comerciais com as sagas Harry Potter e Star Wars. Além disso, a fabricante se beneficiou do sucesso do filme "Uma Aventura Lego", lançado neste ano. "Estamos entusiasmados pela recepção dos produtos do filme, que deram um impulso significativo nas vendas durante o primeiro semestre de 2014", afirma Goodwin em comunicado aos investidores da empresa.

Expansão - No período, a Lego registrou crescimento superior a 50% nas vendas na China, país em que a dinamarquesa acaba de instalar sua primeira fábrica. "Há um grande potencial na Ásia, ainda estamos aprendendo e no processo de construir nossa capacidade na região", disse Bali Padda, diretor de operações.

Apesar dos resultados favoráveis, os executivos ainda estão cautelosos em relação ao avanço. "Ainda é cedo para afirmar que esta boa performance irá se refletir no resultado consolidado do ano, já que a maioria das vendas da Lego acontecem no segundo semestre", afirma Goodwin, que destaca a importância das semanas que antecedem o Natal. (FP)



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Varejo on-line segue otimista e revê para cima projeções

Em meio à desaceleração da economia brasileira e à notícia de que o País enfre...

Veja mais
Farmacêuticas brasileiras ultrapassam multinacionais

No 1º semestre, empresas locais faturaram, juntas, R$ 15,8 bi, 50,8% do totalResultado reflete crescimento da ind&u...

Veja mais
Área de cultivo e colheita do grão deverão bater novos recordes no Brasil em 2014/15

São cada vez mais nítidos os sinais de que os produtores brasileiros se preparam para semear mais uma safr...

Veja mais
Cesta básica em Salvador está entre as mais baratas

O valor da cesta básica caiu em agosto em todas as 18 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Est...

Veja mais
TNT amplia participação no setor calçadista

A TNT Mercúrio, empresa que atua com transporte de carga expressa, tem se destacado pela atuação no...

Veja mais
Preço do leite pago ao produtor fica praticamente estável em agosto

Lucratividade em Minas está garantida Apesar do aumento de 2,5% na captação de leite em Minas Gera...

Veja mais
Produção do setor têxtil pode cair até 5%

No primeiro semestre deste exercício, segmento em Minas registrou recuo de 8,5%, segundo dados da Abit A combina...

Veja mais
Cesta básica de Florianópolis é a mais cara do Brasil

O Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – apurou que Flo...

Veja mais
Cesta básica tem nova redução em Belém

NO BOLSO: Recuo médio do curso da alimentação em agosto foi de 2,2% No mês passado, pela seg...

Veja mais