Papelão: Vendas crescem em julho e indicam trimestre melhor

Leia em 2min 40s

Por Stella Fontes



Dados preliminares da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO) relativos a julho e relatos de produtores, dentre os quais a Klabin, maior fabricante nacional de papéis para embalagens, indicam que o mês passado pode ter marcado o início da retomada da demanda por papelão no país, ao menos no que diz respeito ao terceiro trimestre.

A cautela em relação aos últimos meses do ano deve-se à falta de visibilidade, das próprias empresas, quanto aos rumos da economia brasileira no período pós-eleições. Antes disso, porém, a perspectiva é de recuperação dos volumes, sobretudo frente ao verificado no segundo trimestre.

Recentemente, em evento da indústria de celulose e papel em São Paulo, o diretor-geral da Klabin, Fabio Schvartsman, afirmou que o mercado brasileiro de papéis para embalagens mostrou desempenho em agosto "igual ou até melhor do que o do mês de julho", quando houve recuperação das vendas, após a fraca performance do mês imediatamente anterior.

Em junho, com a realização da Copa do Mundo no país e o elevado número de dias não trabalhados, praticamente todos os setores da indústria sentiram efeitos negativos sobre seus negócios. No caso do papelão ondulado, as vendas domésticas mantiveram a trajetória de queda iniciada em abril e recuaram 3,36%, na comparação com junho de 2013, para 261,572 mil toneladas. Esse volume é o mais baixo para o mês desde 2010, quando tem início a série histórica exibida no boletim da ABPO.

Frente a maio, a queda foi de 2,34%, com ajuste sazonal. Com esse desempenho, no acumulado do primeiro semestre, as vendas da indústria inverteram a tendência exibida até então e passaram a cair 0,25% frente ao primeiro semestre do ano passado, para 1,653 milhão de toneladas.

No mês passado, porém, o volume de vendas no acumulado do ano voltou ao azul. Com alta de 2,93% em julho, na comparação anual, para 290,635 mil toneladas, as vendas da indústria nos sete primeiros meses do ano somaram 1,944 milhão de toneladas, 0,23% acima do registrado no mesmo intervalo de 2013. Na comparação com junho, as vendas cresceram 11,11%.

Outro indício de que a demanda pode ter recuperado fôlego é a notícia de que a Klabin pretende elevar em 6,8% a tabela de preços do papel kraftliner em setembro. Procurada via assessoria de imprensa, a empresa não confirmou o reajuste. No fim de julho, porém, o diretor-geral da Klabin já havia dito que "existe uma forte pressão de custos, com energia, salários e aparas, cujo preço está substancialmente maior" e que o comportamento da economia iria definir eventuais repasses no segundo semestre.

Apesar da melhora em julho, o desempenho da indústria de papelão ondulado ainda está distante da previsão da ABPO para o ano, de crescimento máximo de 2% nas expedições de papelão ondulado. Inicialmente, a entidade previa expansão de 3,5% a 4% nas vendas anuais, porém revisou a estimativa após o fraco desempenho de abril.

A indústria de embalagens em geral, que reúne madeira, papel, papelão e cartão, plástico, vidro e metal, também revisou expectativas. Depois da queda de 0,73% na produção física do primeiro semestre, a previsão é de no máximo estabilidade frente a 2013. Se a "modesta recuperação" esperada para o segundo semestre não se confirmar, a produção física de embalagens poderá recuar até 0,7% neste ano.

   


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Granfino apoia Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

"Construir uma história de igualdade e de oportunidade para todos é o tema" da 23ª Semana Nacional da...

Veja mais
Gap planeja abrir 40 lojas na Índia

Por Elizabeth Paton e Amy Kazmin A Gap está ingressando no mercado da Índia. A varejista americana de moda...

Veja mais
Computadores terão mais 4 anos de isenção de PIS-Cofins

Edna Simão, Leandra Peres e Lorenna Rodrigues O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem, em entrevista ...

Veja mais
Canadá deverá produzir menos trigo e canola no ano

QUEBEC - Os produtores canadenses estão a caminho de produzir menos trigo e canola que o esperado neste ano, de a...

Veja mais
Maior shopping do ES soma 250 lojas-satélites

Paula CristinaCom mais de 75 mil metros quadrados (m²), o maior shopping do Espírito Santo abrirá as ...

Veja mais
Ministério quer mais acesso a programa agro sustentável

Nayara FigueiredoAs dificuldades na análise e elaboração de projetos para o plano Agricultura de Ba...

Veja mais
Feijão carioca segue em desvalorização

O feijão carioca apresentou novamente queda para todas as notas do grão na semana entre 11 e 15 de agosto....

Veja mais
Iveco aposta no uso do gás veicular

                    Caminhões movidos a GNV...

Veja mais
Venezuela: Maduro é criticado por racionar alimentos

GUILHERME RUSSOO presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi criticado ontem por entidades de comerciantes e con...

Veja mais