Mundial pode gerar novos negócios, diz Tramontina

Leia em 2min 40s

Empresa gaúcha decidiu abrir o seu primeiro escritório no continente africano depois da última edição do campeonato de futebol, em 2010

Antes mesmo do início da Copa do Mundo, o presidente da Tramontina, Clóvis Tramontina, já sacramentava que o Mundial no Brasil seria um sucesso. A projeção, feita na semana de abertura do torneio, durante o seminário Eventos Esportivos e Oportunidades de Negócios, realizado na Pucrs, não tem relação apenas com o desempenho das seleções – embora o dirigente exalte a paixão pelo futebol e pelo time do coração, o Sport Club Internacional.

Para os negócios, a Copa do Mundo é uma grande oportunidade ao garantir projeção mundial. “Essa é a minha décima Copa do Mundo e nós vamos fazer a melhor de todas”, disse Tramontina, afirmando que o torneio deixará legado. Prova do potencial gerado pelo evento é a visibilidade alcançada pela África do Sul, a partir de 2010, quando aquele país sediou a 19ª edição da Copa do Mundo.

“Antes o pensamento comum quando se falava no continente africano era de uma grande savana. Hoje, conhecemos a África como um continente de oportunidades.” A própria Tramontina investiu no local. Em abril, a empresa inaugurou seu primeiro escritório na África do Sul. Localizada em Joanesburgo, a representação é responsável pelas vendas e pelo marketing da empresa para todo o continente africano. “Esse movimento é prova do potencial que vislumbramos”, destacou o dirigente.

Fora a oportunidade identificada durante o Mundial da África do Sul, a Tramontina tem um alinhamento constante com o futebol. Desde 2005, a marca patrocina as duas principais equipes do Estado – o Grêmio e o Internacional. O presidente da empresa ressalta que, de lá para cá, ambos se mantiveram na Copa Libertadores da América (a exceção, frisou, foi o tricolor gaúcho, que neste ano não se classificou).

Com o alcance continental, a empresa, assim como os times gaúchos, também buscou projeção na América Latina e passou a investir em clubes dos países vizinhos. “A Libertadores nos trouxe muita oportunidade. Começamos a patrocinar times argentinos, uruguaios, colombianos, peruanos e paraguaios”, conta, destacando que o retorno é praticamente imensurável.

Um caso de sucesso, citado por Tramontina, é o da Parmalat, que se projetou no País a partir da parceria firmada com o Palmeiras, patrocinando e acompanhando a gestão do clube. Da mesma forma, a Tramontina tem alcançado ampla visibilidade com o marketing esportivo. O que garante o sucesso, elenca o presidente da empresa, é a questão afetiva. O investimento torna a marca mais querida e denota jovialidade, características que ampliam a presença da empresa na vida dos consumidores.

“Patrocinar clubes é sensacional e tem uma relação de custo e benefício espetacular”, salienta. A marca exibida nas camisas dos jogadores integra momentos memoráveis do esporte, refletindo em conjunto com dribles e gols a paixão pelo futebol. Em um país como o Brasil, cenas de grandes jogadas serão sempre lembradas e repercutidas pela mídia incontáveis vezes, perpassando gerações. “Quanto vale isso?”, instiga Tramontina, lembrando que até os concorrentes usam camisetas de times, gerando, muitas vezes, uma situação impensada, mas assegurando que, de fato, a visibilidade é ampla e irrestrita.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Consumo de pães industrializados atinge 57% dos lares brasileiros no primeiro quadrimestre de 2014, diz Abima

A Abima – Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias e Pão &...

Veja mais
Mercado global de bens de consumo não duráveis crescerá 17 bi até 2016, aponta relatório da Kantar

Um novo relatório lançado globalmente pela Kantar Worldpanel prevê que o comércio eletrô...

Veja mais
Kaffa, de Portugal, terá fábrica de cápsulas de café em SP

A portuguesa Kaffa investiu R$ 3 milhões para abrir uma fábrica de cápsulas de café em Ribei...

Veja mais
Mr. Kids amplia e fecha parceria com rede do Walmart

Dando continuidade ao seu plano de expansão, a rede de franquias de máquinas de brinquedos e doces Mr. Kid...

Veja mais
CVS revê proposta de aquisição no país

Esfriaram as negociações para a aquisição do controle da DPSP, dona das Drogarias Pacheco e ...

Veja mais
IMA faz estudo sobre o queijo de Araxá

A Gerência de Educação Sanitária e Apoio a Agroindústria Familiar do Instituto Mineiro...

Veja mais
Varejos de Porto Alegre faturam com os argentinos

Os argentinos começaram a chegar em Porto Alegre a tempo de recepcionar a seleção do país, q...

Veja mais
Lactalis e Lala na disputa por ativos de lácteos da BRF

A francesa Lactalis e a mexicana Lala Foods estão na disputa pela aquisição dos ativos de lá...

Veja mais
No Japão, papel de KitKat vale uma passagem de trem

São Paulo - No lugar de comprar um bilhete para o trem, que tal comer um chocolate?Uma campanha da Nestlé ...

Veja mais