Fabricantes de Fuleco vendem 80% da produção

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Três milhões de bolas, 700 mil tatus-bola de pelúcia e outros 600 mil de vinil, os Fulecos. Esta é a produção dos principais fabricantes de brinquedos licenciados pela Fifa para a Copa do Mundo no Brasil. Desse total, entre 80% e 90% já foram distribuídos a varejistas do país.

Havia uma expectativa inicial de que a demanda seria um pouco maior, mas diante do clima pessimista no período pré-Copa houve uma readequação dos volumes por parte das fabricantes e importadoras licenciadas. Os royalties revertidos para a Fifa são de cerca de 10% do valor das vendas dos brinquedos.

A fabricante Grow produziu cerca de 600 mil Fulecos - o mascote da Copa - e já vendeu 550 mil para as lojas. "No começo, havia uma expectativa de produzir de 700 mil a 800 mil bonecos. Essa previsão foi feita pela Fifa, que se baseou nas outras Copas. Mas é um número difícil de mensurar de forma exata porque é a primeira vez que temos um evento desta magnitude no Brasil", disse Gustavo Arruda, gerente de marketing da Grow. Além do Fuleco, a Grow desenvolveu outros 19 brinquedos com o tema da Copa. O preço do boneco Fuleco da Grow varia de R$ 59,90 a R$ 159, de acordo com o modelo, na loja online da Fifa.

A BBR Toy, responsável pelos mascotes de pelúcia, importou cerca de 700 mil unidades do brinquedo inspirado no tatu. A fabricação foi feita na China e toda encomenda já desembarcou no país. Segundo a BBR Toy, a maior demanda é de turistas estrangeiros que compram o brinquedo para presentear crianças.

"Nas últimas semanas, as vendas de produtos relacionados à Copa aumentaram. O destaque são as TVs e o Fuleco de pelúcia", disse Fábio Gabaldo, diretor comercial da Fnac Brasil. "A medida que os jogos vão acontecendo, acredito que as vendas tendem a aumentar", afirmou o diretor da Fnac.

O Fuleco de pelúcia, disponível em cinco tamanhos, é vendido no varejo entre R$ 49,90 e R$ 159. Segundo a BBR Toy, o modelo mais procurado tem sido o boneco de 20 cm que custa R$ 79.

As bolas licenciadas pela Fifa também foram produzidos fora do país, mais precisamente no Paquistão. A Capital Trade e m parceria com a PSL Participações importaram 3 milhoes de bolas com 24 diferentes modelos. Estima-se que 80% desse volume já esteja nas lojas. O preço sugerido ao varejo oscila de R$ 29,90 a R$ 39,90. Outra fabricante credenciada pela Fifa para vender brinquedos relacionados aos jogos é a Elka.

No total, a Fifa autorizou o uso da logomarca da Copa e do mascote Fuleco em 12 categorias de produtos como brinquedos, papelaria, vestuário, calçados, acessórios, malas e mochilas.

A Livrarias Curitiba, que tem 22 lojas em diversas regiões do país, estima um aumento de 20% em artigos relacionados ao Mundial. Entre esses itens estão, por exemplo, jogos para computador da Fifa, livros temáticos dos jogos, além de suvenires como as maquetes oficiais dos estádios do Corinthians (Itaquerão) e do Atlético Paranaense (Arena da Baixada), que vão sediar os jogos da Copa.

Segundo o diretor comercial da Fnac, os livros e filmes sobre o Brasil e times de futebol devem ter boa procura, principalmente com a chegada dos estrangeiros ao país.

Já a Nobel, rede com cerca de 180 livrarias no país, está pessimista. A varejista não prevê boas vendas no período dos jogos de futebol. Segundo Sérgio Milano Benclowicz, diretor da Brasil Franchising, empresa dona da rede Nobel, apenas o Álbum da Copa e suas respectivas figurinhas é que estão vendendo bem.



Veículo: Valor Econômico


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