Ideas for Milk seleciona 4 startups de Minas Gerais

Leia em 2min 50s



Projeto da Embrapa pretende estimular a inovação no campo, levando tecnologia ao meio rural

 



Para estimular a inovação no campo e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a cadeia da pecuária de leite, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vem desenvolvendo o projeto Ideas for Milk. Neste mês, foi realizada a etapa mineira do desafio das startups e quatro empresas foram selecionadas para concorrer na final, em 13 de dezembro.
A aproximação entre o meio rural e as empresas de tecnologia é considerada promissora tanto para as empresas, que podem atuar em um mercado pouco explorado, como para o setor rural, que poderá ganhar com o desenvolvimento tecnológico.



De acordo com o analista da Embrapa Gado de Leite, Wagner Arbex, a ideia do projeto surgiu da percepção de que a cadeia do leite não utiliza todas as tecnologias disponíveis, ao mesmo tempo em que as empresas de tecnologia da informação não estavam atentas às necessidades do setor do leite. Somando a estes fatores, ainda têm as tecnologias que a Embrapa desenvolve para o setor do leite.
"Vale destacar que a cadeia do leite é a maior do agronegócio, o que torna o processo de produção bastante extenso e complexo. A cadeia tem vários elos que podem atuar com tecnologia, sejam para otimizar a produção ou melhorar os processos e os recursos para todos os envolvidos. Então a ideia surgiu desta percepção de que nós deveríamos juntar as ações propostas pela própria Embrapa com o setor leiteiro e com os profissionais de TI, que terão um nicho onde atuar".


Ainda segundo Arbex, foi feito um mapeamento da cadeia de negócios do leite e criada uma lista com sugestões e oportunidades onde as profissionais poderiam propor soluções para atuar e desenvolver produtos, incluindo aplicativos para dispositivos móveis, sensores para automação ou então softwares acessados pela web.
Após o mapeamento e a lista, foram selecionados para o desafio das startups os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, que além de serem os maiores mercados de leite do País também concentram várias empresas startups voltadas para tecnologia e informática. Foram selecionadas oito cidades, com grandes universidades atuando na área de tecnologia e do leite. Em Minas Gerais foram selecionados quatro municípios: Belo Horizonte, Viçosa, Juiz de Fora e Lavras.



"Fizemos a divulgação do projeto e a resposta foi excelente. Tivemos 137 propostas inscritas. Foi feita a seleção de 40 projetos, sendo cinco para cada cidade-sede. Agora estamos no desafio das startups. Nosso enfoque na seleção dos projetos é a possibilidade da proposta se tornar um negócio factível".
Os projetos selecionados em Minas Gerais vão para a final em 13 de dezembro, que será realizada em Brasília na sede da Embrapa.



"Estamos otimistas com o projeto. Nossa ideia foi juntar as pontas para facilitar e incrementar a produção. O mercado da área de TI para a cadeia do leite praticamente não existe e qualquer empresa pode ser tornar referência nacional. É um mercado que está aberto e foi isso que mostramos com o projeto. A resposta foi muito forte, conseguimos o apoio de cooperativas, laticínios e grandes empresas de TI", disse Arbex.

 

 


Fonte: Diário do Comércio de Minas


Veja também

Pesquisa brasileira é referência mundial

Pesquisador da Embrapa Agrobiologia, Robert Boddey faz esta semana uma série de palestras nos Estados Unidos onde...

Veja mais
GS1 Brasil lança Índice de Atividade Industrial e avalia o omnichannel

Coletiva de imprensa na sede da GS1 Brasil, em SP   A Associação Brasileira de Auto...

Veja mais
Produtores de leite usam aplicativo para melhorar desempenho da fazenda

  Pequenos produtores vão poder comprar gado leiteiro de alto padrão a preço de custo Progra...

Veja mais
New Holland adota barter para cafeicultura

Agora é possível negociar máquinas agrícolas em troca de sacas de café, como alternat...

Veja mais
Venda de brinquedos no Natal deve crescer 11% neste ano

  Levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos foi obtido com exclusividade p...

Veja mais
Bayer é a primeira empresa do setor agro a participar da Black Friday

  Produtores e clientes cadastrados no Programa de Pontos da Bayer, iniciativa inédita para o agroneg&oacut...

Veja mais
Governo insitui Comitê Estratégico do Agronegócio do Tocantins

  Convicto da necessidade de ampliar o diálogo com os agentes do agronegócio do Estado do Tocantins,...

Veja mais
Exportações do Brasil em contêineres sobem no 3º tri puxadas por agronegócio

As exportações do Brasil em contêineres subiram 2,9 por cento no terceiro trimestre deste ano, puxad...

Veja mais
Luzes de Natal: Aliança entre economia e segurança

  Apesar de faltar pouco mais de um mês para o Natal, os comerciantes ainda não sentiram uma procura ...

Veja mais