Aumenta o interesse por cosméticos entre os homens

Leia em 3min

                                                             Vendas de produtos masculinos dobraram nos últimos cinco anos no Brasil.

Os homens, cada vez mais vaidosos, despertam a atenção das indústrias de cosméticos. Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a venda de produtos masculinos representa quase 11% do consumo total de artigos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Nos últimos cinco anos, esse volume dobrou de tamanho, registrando, em 2014, faturamento de R$ 11,1 bilhões.

A Adcos Cosmética de Tratamento, com seis unidades na Capital, confirma que os homens estão mais presentes nas lojas. Segundo o master franqueado, Guerra Filho, atualmente 15% dos clientes são do sexo masculino. Quando ele começou a trabalhar com a marca, há cerca de 11 anos, a participação dos homens era bem menor, pois eles correspondiam a apenas 3% da clientela.

"A sociedade está se transformando, o que faz com que os homens se envolvam mais com a estética", ressalta Guerra Filho. Ele salienta ainda outra vantagem desse público. "Eles normalmente são mais práticos e, por isso, quando experimentam um produto que traz os resultados esperados, a tendência é que ele se torne um cliente fiel da empresa", explica.

O master franqueado observa que, embora o tíquete médio gasto por esse grupo seja, em média, 20% inferior ao valor desembolsado por elas, ele diz que os homens demandam um atendimento mais objetivo. Por isso, a empresa contratou vendedores do sexo masculino para reforçar a equipe das operações. A Adcos tem uma linha exclusivamente voltada para as necessidade masculinas, mas Guerra Filho frisa que eles usam produtos de outras linhas, principalmente os itens de cuidados com a pele.

Na Kapeh Cosméticos, com sede em Três Pontas, no Triângulo, os homens também ganham mais importância. De acordo com a fundadora e presidente, Vanessa Vilela, o aumento do interesse deles pelos cuidados com a aparência pode ser medido pela relevância das datas comemorativas. "Tradicionalmente, o Natal é a melhor data para a empresa, seguido pelo Dia das Mães e Dia dos Pais. Mas, percebemos que a distância entre essas duas últimas celebrações está menor a cada ano", observa.

Ela lembra que os produtos masculinos da Kapeh foram criados em 2011 e, a princípio, eram somente três itens. Hoje, porém, já são treze produtos, sendo que os mais procurados são os shampoos multifuncionais - utilizados para barba, bigode e cabelo -, seguido pelo desodorante, espuma de barbear e hidratante. A empresária revela que a forte demanda foi responsável por impulsionar a maior diversificação da linha.

Interesse - Vanessa Vilela também acredita que o café, principal matéria-prima da marca, ajuda a aumentar o interesse. "Os homens tendem a gostar mais de café, mas claro que isso não seria suficiente se a sociedade não estivesse quebrando paradigmas", acrescenta. Sem fornecer dados, a empresária revela que o tíquete médio desembolsado por eles supera, muitas vezes, o valor gasto por elas.

Uma das distribuidoras da marca mineira Bio Extratus em Minas Gerais, a Comercial Sena Lopes, responsável por abastecer mais de mil pontos de venda no Estado, também ressalta a importância do público masculino para o negócio, embora ainda sejam poucas as opções direcionadas a eles. Entre os 186 itens que compõem o mix, somente três são de uso exclusivamente masculino. "Os homens representam 1,24% do nosso faturamento, o que, proporcionalmente, é muito relevante", afirma a coordenadora de Marketing, Bárbara Sena Lopes.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Atividade na indústria sobe após cinco meses em queda

                    ...

Veja mais
Fabricantes de panetone investem em marcas próprias

Os panetones de marca própria podem incomodar as grandes fabricantes este ano. Mas também podem ser uma so...

Veja mais
Cotações do milho e da soja estão atrativas

                    ...

Veja mais
Novo consumidor brasileiro quer preço, política e igualdade

A crise econômica, que tem tirado o sono dos varejistas, pode ser oportunidade de conhecer melhor o cliente. De ac...

Veja mais
Preços de alimentos já subiram até 68% nos últimos 12 meses

                    ...

Veja mais
Atividade do varejo tem maior recuo em outubro desde 2003

O movimento dos consumidores nas lojas recuou 3,3% em outubro ante setembro, de acordo com o Indicador Serasa Experian d...

Veja mais
2015 caminha para se consolidar como um dos piores anos para comércio, diz CNC

Mesmo às vésperas do Natal, a data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro, a confi...

Veja mais
Outubro foi o pior mês do ano para o varejo

Outubro foi o pior mês do ano para os lojistas do País. O Indicador de Atividade do Comércio, divulg...

Veja mais
Pif Paf alimentos anuncia expansão da linha e investe em três novas marcas

  A Pif Paf acaba de anunciar investimento em novas marcas: Pif Paf Premium, Ladelli e a PescaNobre. Com um aporte...

Veja mais