Setor de higiene e beleza segue à margem da crise

Leia em 2min 30s

O segmento de higiene e beleza é um dos setores da indústria que não sabem o que é crise. Na contramão do cenário econômico, a estimativa é que esse mercado cresça surpreendentes 160% no Brasil, movimentando cerca de R$ 9 bilhões neste ano. Os números são do Sindicato dos Empregadores em Empresas e Profissionais Liberais em Estética e Cosmetologia do Estado de São Paulo (Sindestética) e revelam ainda que em 2014, quando o faturamento era da ordem de R$ 3,5 bilhões, a taxa de expansão da atividade girou em torno de 148%.

Especializada no segmento de cosméticos há 20 anos, a Hair Fly é uma das empresas do ramo que seguem em alta. A marca escolheu trocar o Rio de Janeiro por Pernambuco, ideia considerada ousada, já que o Sudeste concentra o maior mercado consumidor de cosméticos do País. Foi um passo grande, mas que permitiu que a empresa crescesse e conquistasse 65% da fatia desse mercado no Estado.

Para este ano, apesar das turbulências, a empresa pretende dobrar o faturamento em um ano e trocar o endereço da fábrica dos mais de 200 produtos que compõem seu portfólio.

O novo parque industrial da Hair Fly será instalado no Polo Farmacoquímico de Goiana, com oito mil metros quadrados e previsão para início de operação em 2017. Após o início das obras, o que deve ocorrer no ano que vem, a empresa já planeja ingressar em novos nichos de mercado, como o de esmaltes.

“O ganho operacional e de produtividade vai ser grande com o novo espaço. O mercado de cosméticos tem uma vulnerabilidade menor à volatilidade da economia. Mesmo diante de uma situação difícil, as pessoas não deixam de consumir xampus e outros itens básicos do nosso ramo”, explica o diretor-financeiro da Hair Fly, Lucas Sultanum, que aposta na vaidade dos brasileiros para continuar investindo.

“Nossos produtos já chegam a praticamente todas as regiões do Brasil, mas em alguns Estados, queremos ingressar mais fortemente. As redes sociais, o e-commerce e um olhar mais atento sobre as tendências do mercado são nosso segredo para que essa aposta dê certo”, afirma.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que representa as indústrias de higiene e beleza, diz que, em dois anos, 30% do faturamento das marcas será resultado de inovações, o que mostra a tendência desse mercado de promover lançamentos constantes. Segundo a ABIHPEC, a utilização de tecnologia de ponta na produção dos produtos e o consequente aumento da produtividade, favorecendo os preços praticados pelo setor é um dos principais propulsores desse ramo. Além disso, a classe C atual passou a consumir produtos com maior valor agregado, ampliando as vendas.

“Para conquistar o sucesso no mercado de cosméticos, especialmente quando visamos o público da classe C, precisamos aliar custo-benefício com qualidade. Agora, o cliente que costumava consumir um produto com um valor agregado superior está buscando outro que traga os mesmos resultados mas com um preço inferior”, explica Lucas Sultanum, da Hair Fly.

 



Veículo: Jornal do Commercio - PE


Veja também

Varejo busca retomada com Dia das Crianças

                    ...

Veja mais
Minas Gerais está no foco de grupo mexicano do setor de panificação

Minas Gerais, sobretudo Belo Horizonte, está no foco do Grupo Bimbo, companhia mexicana do setor de panifica&cced...

Veja mais
Defesa do Consumidor completa bodas de prata

Em 1990, o consumidor brasileiro, a duras penas, só contraía dívidas para itens essenciais. Mas vei...

Veja mais
Safra do caju deve dobrar em 2015

Produtores de caju estão animados com a perspectiva de bons resultados da safra da fruta em 2015.  O Levanta...

Veja mais
Potencial de consumo, localização e infraestrutura levam indústrias a PE

São Paulo - Além da localização geográfica privilegiada, investimentos realizados nos...

Veja mais
Rede regional deve aproveitar melhor o potencial do comércio no interior

São Paulo - O interior do Brasil apresenta expressivo potencial de crescimento. A estimativa é que at&eacu...

Veja mais
Produção do País deve bater recorde

Brasília - A safra brasileira deve somar 210 milhões de toneladas neste ano, segundo o Levantamento Sistem...

Veja mais
Varejo reduz 57 mil empregos e confiança cai

De janeiro a julho, a desaceleração da economia impactou diretamente o nível de emprego do com&eacu...

Veja mais
Crise exportada aos ‘hermanos’

                    ...

Veja mais