Cosméticos Liwish diversifica linha de produtos

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                                Empresa mineira também aposta na ampliação dos canais de venda para se consolidar no mercado




O mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) registrou crescimento nominal de 11% em 2014, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Com isso, o faturamento alcançado foi de R$ 101,7 bilhões. O mercado brasileiro é o terceiro maior do mundo, atrás dos Estados Unidos e China, representando 9,4% do consumo mundial.

E foi justamente esse mercado que conquistou o fascínio de uma farmacêutica mineira, Liana Fernandes Zebral Stockler, fundadora da Liwish Advanced Cosmetic. No mercado desde setembro de 2013, a empresa de Belo Horizonte aposta na diversificação da linha de produtos e ampliação dos canais de venda para se consolidar no mercado. Apenas em 2015, a Liwish deve investir aproximadamente R$ 80 mil.

Liana Stockler explica que começou a acumular experiência no segmento quando ainda cursava faculdade de farmácia. "Fiz estágios na indústria de cosméticos capilar e de produtos para a pele, mas sempre tive espírito empreendedor e vontade de estar à frente do meu próprio negócio. Então, eu e meu pai decidimos fundar a Liwish em 2012", lembra.

Juntos, eles decidiram que o foco inicial seriam as maquiagens. Por isso, entre 2012 e 2013, Liana Stockler se dedicou à busca de fornecedores e ao desenvolvimento das fórmulas, embalagens e rótulos que seriam utilizados. A primeira linha, batizada de Essential, inclui diferentes tipos de base, pó, rímel, blush, batom e sombra e está no mercado há pouco menos de dois anos.

O mix de produtos é continuamente ampliado. No final do ano passado, a marca lançou um estojo de pincéis e, no início deste ano, uma caneta delineadora. Em breve, será incluída uma loção demaquilante, além de novas cores de batom e sombra. A sócia-proprietária cria as fórmulas em parceria com as fábricas responsáveis pela produção. Duas das plantas ficam em São Paulo e as demais em Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A caneta delineadora é feita na Alemanha.

Liana Stockler planeja construir a própria unidade industrial. A execução do projeto, conforme ela, demandaria R$ 1 milhão, excluindo os custos com o terreno. "Penso em ter uma fábrica para produzir tanto a minha linha quanto a de terceiros. Mas, como se trata de um investimento alto, acredito que o plano ainda demore uns quatro anos para ser concretizado", prevê.

Canais de venda - Inicialmente, as vendas aconteciam somente por meio das consultoras espalhadas por várias cidades de Minas Gerais e outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. Desde o início de 2015, elas passaram a acontecer também por meio do site da marca. "Agora, pretendemos ampliar a quantidade de consultoras e fortalecer a loja virtual", ressalta a empresária, enfatizando que lojas físicas não fazem parte do planejamento da Liwish.

Ela salienta que Minas Gerais é o principal mercado, sobretudo algumas cidades da Grande BH e interior. Entre elas está Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH), Conselheiro Lafaiete (região Central), Divinópolis e Itaúna (região Centro-Oeste), Ouro Branco (região Central) e Tiradentes (Campo das Vertentes). A empreendedora também considera o Rio de Janeiro um mercado forte e estratégico.

Para Liana Stockler, o público-alvo são mulheres da classe B, que buscam praticidade e itens capazes de exercer múltiplas funções. De acordo com ela, o tíquete médio gasto pelas clientes é de R$ 200, valor suficiente para formar uma necessaire com um de cada item básico. "Neste momento de crise, decidimos apertar as margens para tornar os preços mais acessíveis. Percebemos que as mulheres evitam adquirir bens duráveis, mas não abrem mão de se cuidar", avalia.



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


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