Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

30/05/2018 11:36 - A bebida certa (na hora certa)

O brasileiro está interessado em experiências e sabores diferentes, ainda que isso custe um pouco mais. Esse comportamento respalda o boom das microcervejarias: segundo a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em 2017, foram abertas 186 novas fábricas desse tipo no País. Na visão de Estácio Rodrigues, sócio e diretor do Instituto da Cerveja, as marcas do setor precisam se adequar à vontade do consumidor, que está mais informado e quer viver e sentir coisas novas. “Não adianta mais dizer só o que é e por que é melhor. É preciso provocar.”

 

A Skol, o nome mais envolvente no levantamento feito pelo Estadão em parceria com a TroianoBranding, procura seguir esse caminho. Mas não é o caso de entrar no mercado de bebida premium ou artesanal. “É natural que outros tipos de cerveja surjam. Estaremos em todos os pontos de contato relacionados ao nosso conceito de marca, que é mais leve”, diz Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing da Skol. “Nosso desafio é fazer com que o cliente entenda qual o papel da Skol na vida dele.”

 

Entre as estratégias, figuram novas embalagens e pacotes menos pesados. Para definir áreas de investimento e de atuação, são feitos estudos sobre mercados mais desenvolvidos que o Brasil e análises do perfil de potenciais consumidores. Bem definido, o calendário de eventos e participações da Skol chega a promover o surgimento de novos produtos. Não à toa, muita energia é colocada no carnaval e no verão, por exemplo, momentos estratégicos e que exigem maior presença. A bebida Skol Beats reflete essa demanda por adaptação do portfólio – ela foi criada para um já tradicional festival de música eletrônica promovido anualmente pela marca.

 

No Brasil desde 2011 e surfando na onda do mercado de cerveja premium – que já tem 10% de participação no setor –, a Heineken também adota uma agenda que a coloca em evidência durante o ano inteiro por meio de atitodo, vidades exclusivas, como a Heineken Experience (uma visita guiada à primeira cervejaria da marca, em Amsterdã, e, no caso do Brasil, uma exposição com interações tecnológicas que ocorreu no MAC-USP em 2017). Há também ações de patrocínio em acontecimentos culturais e esportivos importantes no mundo do tipo Rock in Rio, Liga dos Campeões e Fórmula 1. “Quando chegamos [ao Brasil], o espaço para esse tipo de bebida era inferior a 5%”, diz Vanessa Brandão, diretora de marketing da Heineken no Brasil, o segundo nome mais relevante no Marcas Mais.

 

Como continuar sendo uma referência em um mercado que tem cada vez mais marcas e qualidade? Segundo Vanessa, essa é a oportunidade de intensificar a oferta de experiências “diferenciadas”, sem deixar de lado a plataforma de incompatibilidade entre bebida e direção, por exemplo. Nesse caso, ela cita a campanha The Green Drivers, que levou participantes ao autódromo de Interlagos em grupos de amigos: só quem não estivesse bebendo naquela noite poderia dirigir. Os demais se divertiram de outra forma. Na ocasião, a mensagem era: quando for dirigir, nunca beba.

 

Para o consumidor, cada cerveja (leve, premium, artesanal) tem seu lugar: as marcas precisam estar lá

 

Fonte: Portal O Estado de São Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

21/05/2019 11:30 - Clube de vinhos mira o varejo para crescer 15%
06/05/2019 10:54 - Cerveja puro malte cresce 81% em volume de consumo no Brasil
14/03/2019 11:22 - Por que bebemos tão pouco vinho?
08/03/2019 14:31 - Consumo de refrigerantes só deve apresentar recuperação em 2020
07/03/2019 14:12 - Venda de cerveja no Carnaval tem crescimento de até 20% no setor informal
26/02/2019 11:34 - Produção de suco de laranja do Brasil deve cair 27,5% em 2018/19, diz CitrusBR
12/02/2019 11:40 - Transformação no mercado de vinhos leva a um avanço do consumo no País
08/02/2019 11:24 - Pequenas e médias cervejarias pressionam grandes marcas
27/12/2018 11:52 - Em 2019, Brasil quer se consolidar como referência no mercado de espumantes
19/11/2018 11:32 - Nova norma para rótulos de cerveja

Veja mais >>>