Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

29/10/2015 14:04 - Cervejaria prevê alta com sistema de franquia

Fritz Cervejaria Artesanal, sediada em Campinas, tem perspectiva de crescimento de 30% no próximo ano, com a abertura de 12 lojas e a ampliação da capacidade de produção


Campinas - O Fritz Cervejaria Artesanal, com sede em Campinas, afugentou a crise com a abertura de franquias pelo interior de São Paulo. A loja abriu 18 lojas em menos de dois anos.Nesse modelo de negócio, a empresa prevê fechar o ano de 2015, em plena a crise econômica que atinge o país, com um crescimento de 27% em expansão e rentabilidade.

O diretor executivo do Fritz, Carten Schwabe, ressalta que são cinco unidades próprias, sendo uma em Campinas, uma em Taubaté, duas em São José dos Campos e a fábrica em Monte Verde (MG).

"Há cerca de três anos, decidimos criar um sistema de franquias para aumentarmos nossa participação no mercado com a mesma qualidade que oferecíamos nas sete casas que mantínhamos na época. Contratamos a Praxis Business, que nos orientou e nos ajudou a formatar o melhor sistema de gestão. Em dois anos, abrimos 18 franquias e mantivemos cinco lojas próprias. Até o final do ano, inauguraremos mais quatro casas, sendo uma em Curitiba", conta.De acordo com Schwabe, a perspectiva para o ano de 2016 é de crescer 30% com a abertura de 12 lojas e a ampliação da capacidade de produção.

Sistema

Para abrir uma unidade, o investimento inicial é de R$ 250 mil a R$ 60 mil de taxa de franquia. É possível montar uma nova loja do grupo com tamanho que varia de 150 metros quadrados (m²) a 250 m².

O franqueado é o gestor e o operador da loja e precisa pagar 6% de royalties mensalmente e adquirir 80% dos produtos de fornecedores homologados pelo Fritz.Schwabe destaca que, com os franqueados, a Fritz criou braços para crescer em um modelo de negócio para dividir lucros, e não dividir problemas ou despesas.

Segundo o diretor executivo, um dos pontos principais para que o negócio dê certo para o franqueado é que ele não seja somente o sócio investidor, mas também o sócio operador, ou seja, estar a frente da loja."Tem que ter um pouco e conhecimento de administração e um pouco de conhecimento de mercado. O resto a gente ensina tudo e dá todas as ferramentas", assegura.

O diretor executivo ressalta que, a partir do crescimento da casa, o sócio operador pode ter um gerente, mas sempre estando a frente do negócio. "Hoje, a tendência de mercado é gerentes ou diretores se tornarem associados em grandes empresas, porque é necessário o engajamento total dos funcionários", comenta.

Retorno

A taxa de retorno para o investimento é de 15 meses. Em alguns casos, essa taxa de retorno ocorreu em seis meses."Nós inauguramos lojas em Araras, Piracicaba, Vinhedo e Jundiaí. Todas essas unidades tiveram um playback de sis meses. Alguns fatores colaboram para isso, como a época do ano que se inaugura, se a pessoa é da cidade e tem relacionamento na cidade", diz o diretor executivo.

"Nós vamos inaugurar uma loja Curitiba. É a primeira fora do Estado de São Paulo e vai servir como piloto para testarmos toda a nossa logística. Pelas nossas pesquisas, tudo indica a mesma perspectiva das lojas no Estado", completa.

Diferencial

Dentre os principais diferenciais da franquia, está a moderna instalação de torneiras que são diretamente ligadas à Câmara Fria, o que, além de deixar o chope mais gelado e saboroso, diminui os custos operacionais com mão de obra e energia elétrica.

A vedete da casa é o chope artesanal, produzido na cervejaria do Fritz em Monte Verde, pelas mãos do experiente mestre cervejeiro alemão Jörg Franz Schwabe.



Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

04/10/2019 12:06 - Ministério cria câmara setorial para a cadeia produtiva da cerveja
09/09/2019 11:35 - Marcas premium têm crescido no mercado
07/08/2019 12:27 - Dia Internacional da Cerveja no Super Nosso
10/07/2019 16:56 - Cerveja poderá ter leite e mel em sua composição
10/07/2019 16:47 - ICMS de alimentação e bebidas em bares será de 4% no Rio
08/07/2019 14:52 - Vinhos paulistas se destacam entre os melhores do Brasil
14/06/2019 11:19 - Como está o mercado cervejeiro no Brasil?
11/06/2019 12:16 - Garrafa de cerveja retornável volta a ganhar espaço no mercado Brasileiro
30/05/2019 11:58 - Ministério da Agricultura registra produtores de cachaça e aguardente
21/05/2019 11:30 - Clube de vinhos mira o varejo para crescer 15%

Veja mais >>>