União de cervejarias rende bons negócios

Leia em 3min 20s

                                   Inconfidentes, que congrega três marcas, vai aumentar produção, hoje de 12 mil litros mês, em mais 6 mil litros



Com 11 rótulos de cervejas diferentes e uma produção de 12 mil litros por mês, a Inconfidentes Cervejarias Conjuradas encontrou na união do talento de três cervejeiros mineiros o segredo do sucesso. A cervejaria se destaca por seu formato diferenciado: no terreno localizado em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), há apenas uma fábrica, mas dali saem três marcas com receitas e conceitos distintos. A combinação tem dado certo e os empresários planejam investir cerca de R$ 150 mil para aumentar a produção em mais 6 mil litros por mês.

O sócio da Inconfidentes e proprietário da marca Grimor, Paulo Patrus, explica que a cervejaria foi criada há cerca de dois anos, quando ele e os dois sócios se encontraram na Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais. "ramos cervejeiros caseiros e fazíamos as receitas por hobby. Mas fomos ganhando reconhecimento por prêmios e passamos a ter o interesse de empreender. Como tínhamos muita sinergia e uma visão parecida do mercado, pensamos: ÀPor que não montar uma fábrica única?"", relata.

Os cervejeiros investiram juntos cerca de R$ 1 milhão para construir a fábrica. Patrus destaca que a união dos três empreendedores foi essencial para esse aporte inicial. "Se fôssemos construir uma cervejaria sozinhos teríamos que comprar equipamentos menores. Mas como o investimento foi dividido por três, conseguimos bancar uma estrutura que garantiu uma capacidade de produção maior", avalia.

Além disso, o sócio destaca que a atuação em conjunto permite que a cervejaria tenha um portfólio muito mais amplo para apresentar. "Nosso comercial é o mesmo para as três marcas, então nós apresentamos aos clientes um portfólio com 11 rótulos diferentes, o que agrega valor para a cervejaria", diz. Ele destaca, ainda, que o modelo de cooperação, e não competição, é uma tendência no mercado e tem trazido crescimento paras as empresas adeptas à ideia.

Variedade - Os 11 rótulos são de cervejas dos mais diferentes tipos, desde as amargas até as mais leves, mais ou menos alcoólicas e com conceito nacional e de outros países, como Bélgica, Estados Unidos e República Checa. As três marcas são: Grimor, Jambreiro e Vinil. De acordo com Patrus, as marcas oferecem receitas bem distintas, mas cada uma tem um conceito único, que caracteriza sua identidade dentro da cervejaria.

"A Grimor é uma marca que busca mais o conhecimento cervejeiro, combinando pesquisa científica e cerveja. Já a Jambreiro está mais preocupada com a mineiridade e a harmonização da cerveja com a comida. A Vinil é uma cerveja pautada na música, na bolacha do vinil e é direcionada para quem gosta de tomar cerveja apreciando uma boa música", resume.

Entre as receitas inusitadas, o sócio cita a Grimor18, que é feita a partir de uma levedura brasileira, o que é inovador para o segmento. Segundo ele, essa é uma cerveja com aroma frutado e mais alcoólica. Outra novidade é o lançamento da Cerevisia Lundii, da marca Jambreiro, que leva doce de leite e erva cidreira na receita.

Atualmente, a Inconfidentes produz 12 mil litros de cerveja por mês e está presente em 90 pontos de vendas em todo o País. O sócio destaca que ainda há muito espaço para crescer não só porque há demanda no mercado, mas também porque a fábrica da cervejaria permite isso: a capacidade limite é de 120 mil litros por mês. Patrus afirma que ele os sócios já estão planejando ampliar a produção. Eles vão investir cerca de R$ 150 mil na compra de mais tanques de fermentação e a expectativa é ampliar a produção para 18 mil litros/mês até o início de 2016.

"Precisamos ampliar para diversificar. Nosso consumidor é do tipo que gosta de novidade e experimenta muitas cervejas ao mesmo tempo, sem ter uma única preferida. Portanto, quanto mais estilos, melhor para o mercado", avalia.




Veículo: Jornal Diario do Comercio - MG


Veja também

Britânica Britvic anuncia compra da brasileira Ebba, dona da Maguary

A empresa britânica Britvic anunciou a aquisição do controle da brasileira Ebba, dona das marcas de ...

Veja mais
Krug Bier passa longe da crise e cresce

                    ...

Veja mais
Ambev tem multa reduzida

                    ...

Veja mais
Grupo Petrópolis fará maltaria em 2016

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Coca-Cola mais verde

A Coca-Cola deu mais um passo em sua meta de usar apenas embalagens feitas de plástico oriundo de fontes vegetais...

Veja mais
Brasil Kirin inaugura nova etapa de fábrica em Igarassu

                    ...

Veja mais
Produção de vinho cai no Rio Grande do Sul

A produção de vinho no Rio Grande do Sul tem caído anualmente desde 2009. De acordo com dados do IB...

Veja mais
Revendas da Ambev vendem menos cerveja e mais 'refri'

...

Veja mais
Ambev compra Cervejaria Colorado

    Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo...

Veja mais