Krug Bier passa longe da crise e cresce

Leia em 3min 20s

                               Para este ano, empresa projeta variação de 10% a 15%, sustentada pela ampliação do mercado consumidor



Os negócios da cervejaria Krug Bier, com sede e fábrica no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), continuam em expansão. Para este ano, a empresa projeta variação positiva de 10% a 15% em relação a 2014. O índice é impulsionado pela ampliação do mercado consumidor, lançamento de cervejas especiais e abertura de lojas licenciadas.

Em setembro, deve ser inaugurada a segunda loja licenciada da marca, localizada no Monte Carmo Shopping, empreendimento localizado em Betim, na RMBH. Os dois sócios, Bernardo Barbosa e Tiago Figueiredo, estão investindo R$ 1,3 milhão na unidade, que terá 450 metros quadrados e capacidade para 250 pessoas. A primeira loja foi inaugurada em maio de 2014 no espaço Conviva Minas, instalado no entorno do Hipermercado Extra, no bairro União, região Nordeste de Belo Horizonte.

Segundo o sócio-fundador da Krug Bier, Herwig Gangl, não há previsão de outra abertura para este ano. Entretanto, a expectativa é de que mais quatro operações entrem em funcionamento a partir de 2016. "Estamos em negociação e o interesse é grande não apenas em Belo Horizonte, mas também em cidades do interior de Minas Gerais e Espírito Santo", revela.

Ele explica que, ao contrário do modelo de franquia, o licenciamento permite apenas o uso da marca mediante o pagamento de royalties, sem a transferência de informações sobre o funcionamento e gestão do negócio. O modelo permite, ainda, o licenciado fazer adaptações e adequações no espaço e cardápio gastronômico.

Dessa maneira, Gangl acredita que seja mais fácil se adequar ao perfil do consumidor de cada praça. "O nosso foco é na cerveja e queremos dar liberdade para o licenciado vender a bebida da melhor forma possível", ressalta ele, acrescentando que os chopes e cervejas devem obrigatoriamente manter o mesmo padrão adotado na matriz.

Novas praças - As bebidas da marca começaram a chegar a um número maior de estados neste ano. Gangl estima que, agora, as cervejas e chopes estejam presentes em aproximadamente 400 pontos de venda distribuídos entre Minas Gerais e outras 10 unidades da Federação, além do Distrito Federal: Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. "Esses são mercados que apreciam cervejas especiais, o que naturalmente favorece a nossa entrada", esclarece.

Por enquanto, Minas Gerais se mantém como o principal mercado da empresa, sendo responsável por gerar 80% da receita anual. O sócio-fundador da marca salienta o consumo crescente em cidades do interior mineiro, com destaque para Barbacena (Campo das Vertentes), Juiz de Fora (Zona da Mata), Uberaba e Uberlândia (Triângulo).


Lançamentos - O ritmo de lançamentos de novos rótulos também continua forte neste exercício. No primeiro semestre, a marca introduziu no mercado dois rótulos, batizados de Summer Ale, que mistura sabores cítricos e florais, e a Krug Stahl, um tipo de Alt Bier tipicamente alemão e que se diferencia pelo nível de fermentação. No segundo semestre, ela pretende lançar mais cinco tipos. Porém, detalhes em relação às misturas e ingredientes utilizados são mantidos em sigilo.

Para atender ao aumento da demanda, a atual planta atingiu o máximo da capacidade instalada e fabrica, mensalmente, cerca de 250 mil litros por mês. Por isso, Gangl já começa a procurar um terreno nos arredores de Nova Lima para construir uma fábrica maior. O valor do investimento não foi estimado, mas a previsão é que o projeto comece a se concretizar em 2016. A inauguração está prevista para 2017.


Tour - Enquanto a nova fábrica não fica pronta, a Krug Bier pretende abrir a atual unidade industrial para visitação a partir de agosto. As visitas devem acontecer sempre aos sábados, em dois horários: das 10 horas ao meio-dia ou do meio-dia às 14 horas. O valor cobrado por pessoa deverá ser de R$ 60, o que inclui degustação de todos os tipos de chopes e petiscos.



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Ambev tem multa reduzida

                    ...

Veja mais
Grupo Petrópolis fará maltaria em 2016

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Coca-Cola mais verde

A Coca-Cola deu mais um passo em sua meta de usar apenas embalagens feitas de plástico oriundo de fontes vegetais...

Veja mais
Brasil Kirin inaugura nova etapa de fábrica em Igarassu

                    ...

Veja mais
Produção de vinho cai no Rio Grande do Sul

A produção de vinho no Rio Grande do Sul tem caído anualmente desde 2009. De acordo com dados do IB...

Veja mais
Revendas da Ambev vendem menos cerveja e mais 'refri'

...

Veja mais
Ambev compra Cervejaria Colorado

    Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo...

Veja mais
Ambev amplia a sua aposta em cervejaria artesanal

                    ...

Veja mais
Inverno deve elevar vendas de vinhos no Super Nosso

                    ...

Veja mais