Vendas de espumantes crescem 15% em janeiro e fevereiro

Leia em 3min 30s

Cada vez mais é freqüente a associação de verão, praia, piscina e descontração, próprias da estação que recém-terminou, com as borbulhas dos espumantes brasileiros.  o que mostram os números de comercialização do produto nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Na esteira da campanha promocional lançada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), e de ações das próprias empresas, foram comercializados 1,2 milhão de litros da bebida, o que significa um aumento de 15,2% em relação aos primeiros dois meses de 2014. O destaque é para os moscatéis, com aumento de 31% e a venda de mais de 310 mil litros. Na comparação com a média dos últimos cinco anos (2010 a 2014), o índice de crescimento é ainda mais significativo: 35,7% para os espumantes de forma geral e mais de 50% na venda de moscatéis.

Para o gerente de Promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Diego Bertolini, o resultado mostra a tendência de expansão das vendas dos vinhos espumantes para além das festas de final de ano. Bertolini destaca o aumento da comercialização de moscatéis como uma amostra de que novos consumidores estão sendo atingidos com as campanhas promocionais desenvolvidas pelo Ibravin e reforçadas pelas empresas com outras ações de marketing como venda em taças, distribuição de ice bags (sacola térmica que possibilita consumo na praia ou piscina) entre outras. "Enxergamos os moscatéis como a porta de entrada para o mundo do vinho. Por isso, o foco em rádios com perfil jovem e outras iniciativas em parceria com as empresas surtiram efeito", acredita.

O presidente do Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho (Sindivinho/RS), Gilberto Pedrucci, elenca três aspectos que considera decisivos para os bons resultados alcançados pelo setor na venda de espumantes. O empresário destaca o custo benefício da bebida em relação aos produtos importados, a quebra da sazonalidade no consumo e o reconhecimento de publicações como o Guia Descorchados 2015. "O fato das pessoas estarem consumindo o produto em diferentes períodos do ano e o reforço na imagem dos espumantes brasileiros com avaliações excelentes em publicações e concursos interna- cionais contribuem para consolidar essa posição do Brasil e a competitividade dos produtos", avalia.

Consumo - O diretor de vendas Cléber Slaifer concorda com a avaliação do presidente do Sindivinho de que está ocorrendo uma diluição do consumo do produto mais uniformemente durante o ano. Slaifer afirma que tanto a empresa como as demais vinícolas que trabalham de forma mais direcionada com espumantes estão colhendo os frutos de um trabalho iniciado há alguns anos. Para ele, é necessário dar continuidade com ações mais pontuais em outras regiões do país. "Precisamos associar o ganho de imagem enorme que estamos tendo com o espumante com a parte comercial. Fazer com que as campanhas cheguem na ponta, que é o consumidor", propõe.

Daniel Panizzi, gerente comercial de uma vinícola de pequeno porte, afirma que, apesar de ainda existir uma concentração maior de vendas nos meses de novembro e dezembro, nos últimos anos tem crescido o faturamento da empresa também nos meses seguintes. "Mesmo com uma certa retração que estamos observando no mercado, o mês de fevereiro foi excelente em vendas", informa. Localizada no município de Pinto Bandeira, a vinícola também trabalha com enoturismo e, segundo o gerente, o fluxo tem se mantido estável.

Franco Perini enfatiza que a campanha "Espumantes do Brasil. Esse é o clima do verão" teve relação direta com os resultados de vendas da empresa em que ocupa o cargo de diretor comercial. Segundo ele, a decisão de focar em um novo perfil de consumidor surtiu o efeito desejado, e a iniciativa deve se repetir em outras ações. "Foi uma campanha assertiva, que tem gerado ótimos resultados e que pode servir de exemplo de promoção de vinhos com o público jovem e que ainda não está no mundo do vinho", propõe. Perini também sugere que sejam feitas campanhas voltadas ao consumidor final, em situações de consumo diversificadas.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Ambev eleva preços pagos pela cevada

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Mate Couro adia plano de investimento para 2015

Resultados do 1º trimestre indicam retração de 3% nos negócios   Há quase 70 ano...

Veja mais
Produção brasileira de cerveja cai 4% no primeiro trimestre, diz CervBrasil

A produção nacional de cerveja caiu 4% no primeiro trimestre de 2015 ante igual período do ano ante...

Veja mais
Cresce busca por produtos com menos açúcar

  Veículo: DCI...

Veja mais
EUA elevam em 64% a venda de cerveja artesanal ao Brasil

O dólar forte pode estar prejudicando a competitividade das exportações norte-americanas, mas n&ati...

Veja mais
Afebras quer discutir concorrência

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Herdeiros da Cini decidem passar o bastão

...

Veja mais
Ambev investirá R$ 26,6 milhões em Goiás esse ano

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Nespresso já tem mais de 190 concorrentes

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais