Por Cibelle Bouças | De São Paulo
A Vinno, companhia brasileira de vendas on-line de vinhos, comprou participação de 30% no capital da importadora brasileira de vinhos En Primeur. A aquisição, feita com investimento em recursos próprios de R$ 1 milhão, faz parte dos planos da companhia para dobrar a oferta de bebidas e reduzir preços, disse Gustavo Wotte, sócio-fundador da Vinno.
A importador En Primeur existe no mercado há três anos e distribui bebidas para sites, restaurantes, casas de vinhos e outros estabelecimentos. O aporte de R$ 1 milhão, segundo a companhia, será usado para ampliar a escala de operação.
Para a Vinno, a operação permitirá dobrar o tamanho do portfólio de vinhos, para 400 rótulos, incluindo 40 rótulos internacionais distribuídos com exclusividade pelo site. O executivo também disse que a compra diretamente da importadora permitirá oferecer aos consumidores preços de 20% a 30% mais baixos que o valor praticado no mercado. "Outros sites fazem a compra de vinhos importados por meio de distribuidores, o que encarece o preço final dos produtos", disse Wotte.
A maior concorrente do segmento, a Wine.com.br, também faz importação direta de bebidas. Recentemente, a companhia comprou a HaveaNiceBeer.com.br, loja virtual com operação na América Latina. A empresa também prepara-se para fazer a venda de máquinas e café em cápsula, disse Ricardo Flores, diretor de marketing da Wine.com.br. A Wine prevê dobrar a receita neste ano, para R$ 240 milhões.
A Vinno, por sua vez, prevê gerar receita de R$ 1 milhão neste ano, ampliando para R$ 5 milhões em 2015. A companhia possui um escritório comercial em São Paulo e duas adegas para estocagem de 260 mil garrafas, em São Paulo e São Caetano do Sul (SP). O executivo disse que a Vinno ainda estuda fazer outras aquisições.
Alcançar esse ritmo de crescimento será uma tarefa árdua. De acordo com Adilson Carvalhal Junior, presidente da Associação Brasileira dos Importadores e Exportadores de Bebidas e Alimentos (ABBA), o mercado de vinhos no Brasil está estagnado neste ano em produção e vendas. A realização da Copa do Mundo da Fifa no Brasil, segundo ele, dificultou as vendas de vinhos no período de inverno.
No primeiro semestre, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), as vendas totais de vinhos de mesa, finos e espumantes teve queda de 5,98% ante o mesmo período do ano passado, para 109,6 milhões de litros. As vendas de vinhos importados, por sua vez, cresceu 14,1% no período, para 31,3 milhões de litros.
Veículo: Valor Econômico