Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

23/04/2014 12:30 - Ibravin e Sebrae fazem parceria para aumentar venda de vinhos brasileiros em bares e restaurantes


Projeto Profissionais do Vinho tem como objetivo qualificar bares e restaurantes para trabalhar com vinhos brasileiros, aumentar consumo no mercado interno e a renda dos estabelecimentos


A informação e a qualificação como ferramentas para promoção e valorização do vinho brasileiro visando aumentar em 15%, em dois anos, a venda de vinhos brasileiros nos restaurantes e bares do País. Para atingir esse objetivo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) uniram-se para sensibilizar e capacitar mais de mil estabelecimentos de alimentação fora do lar. O lançamento do convênio ocorreu ontem (22), no estande Vinhos do Brasil, no 18o Expovinis Brasil, em São Paulo (SP). As ações previstas também contam com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).



A maior exposição dos vinhos brasileiros irá beneficiar principalmente os pequenos produtores do segmento, que representam cerca de 90% dos vinicultores, ressalta o gerente de agronegócio do Sebrae Nacional, Enio Queijada. "Diferentemente das grandes empresas do setor, que possuem canais próprios de distribuição, as pequenas vinícolas têm mais dificuldade em chegar a um grande número de estabelecimentos. Esse convênio tem o objetivo de preencher essa lacuna, ampliando a capilaridade das vendas", explica Queijada. Apenas no Rio Grande do Sul, estado que é responsável por mais de 90% da elaboração de vinhos no País, concentram-se 650 micro e pequenas vinícolas.

 

 

 

O escopo do projeto contempla ainda a ponta inicial da cadeia produtiva do vinho, com o estímulo à melhoria de produtos e processos produtivos através da ampliação do Programa Alimento Seguro (PAS) - Uva para Processamento em produtores de uva e vinícolas, obtendo mais adesões e com isso, melhorando a qualidade do produto.

 

A constatação de que a falta de informação faz com que os consumidores dependam essencialmente do canal de venda para decidir a compra foi decisiva para que as entidades elaborassem um planejamento a ser colocado em prática a partir de agora, após a divulgação do convênio. Além disso, também está prevista a realização de 12 circuitos brasileiros de degustação de vinhos, contando com a participação das pequenas vinícolas junto aos consumidores e compradores do trade vinícola.



"Sabemos que os temas vinho e enogastronomia têm despertado um grande interesse nas pessoas. Levando a elas mais informações, estaremos estimulando uma mudança de cultura, consumo mais consciente e um cenário favorável à produção brasileira". A avaliação é do gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini. Segundo ele, ao orientar os bares e restaurantes sobre como trabalhar a comercialização de vinhos, sucos e espumantes, haverá um aumento direto na rentabilidade dos empreendimentos.



Entre as ações está previsto o desenvolvimento de uma metodologia específica para o curso de capacitação, um modelo de carta com os vinhos brasileiros, além da divulgação da iniciativa pelas entidades. O convênio prevê qualificar diretamente cerca de 3 mil pessoas do segmento de alimentação fora do lar, em 16 estados. Também instrumentalizará as vinícolas para que participem de feiras e outros eventos.



De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Abrasel Nacional, Pedro Hoffman, o papel da associação será de estimular a participação dos bares e restaurantes em todo o país. O dirigente avalia que o projeto atuará na qualificação do serviço de vinhos, um dos principais gargalos no atendimento aos clientes. "É importante este trabalho para que os colaboradores tenham conhecimento sobre as castas que são vinificadas no Brasil, sobre a qualidade dos produtos vitivinícolas brasileiros e que também possam estar aptos a sugerir variedades e rótulos que harmonizem com os pratos e que atendem ao gosto dos clientes", adianta.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ibravin

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

14/03/2018 11:01 - Vinhos: vendas no mercado interno sobem 5,67% em 2017, a 363,18 milhões de litros
07/03/2018 11:39 - Cervejarias avançam pouco, mas artesanais ganham espaço
02/03/2018 12:10 - Despesa da Ambev com juros deve continuar caindo ao longo de 2018, diz CFO
28/02/2018 14:09 - Rótulos de bebidas alcoólicas poderão ter que informar quantidade de calorias
14/02/2018 11:28 - Lucro líquido da Heineken avança 25% em 2017, para 1,94 bilhão de euros
11/01/2018 11:12 - Vinho: produção no Brasil cresceu 169%
11/01/2018 11:09 - Mercado de bebidas com apelo saudável avança
10/01/2018 10:53 - Mercado de cerveja deve crescer com recuperação econômica, diz banco
03/01/2018 11:34 - Cresce produção de artesanal em Minas
29/12/2017 12:24 - Ambev lança em janeiro leite feito a partir do coco

Veja mais >>>