Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

31/10/2013 10:54 - Projeto Conhecendo os Vinhos do Brasil leva dirigentes e empresários supermercadistas à Serra Gaúcha

Missão comercial recebeu 32 representantes de supermercados de seis estados brasileiros

 

  Imagem Cassiano Farina, Ibravin
  Missaovinhos
  Uma edição exclusiva do Circuito de Degustação foi realizada para apresentar a produção nacional aos empresários e dirigentes supermercadistas participantes da missão comercial
Aproximar ainda mais o setor vitivínícola com os dirigentes e empresários do setor supermercadista brasileiro a fim de gerar conhecimento mútuo sobre os produtos e a operação destes empreendimentos. Com este foco, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) trouxe 32 representantes de lojas e redes de supermercados de seis estados à Serra Gaúcha, no último final de semana. Por meio do projeto Conhecendo os Vinhos do Brasil, o grupo assistiu a palestras, visitou vinícolas e participou de Circuito de Degustação com a presença de 29 vinícolas, na última sexta-feira (25). No sábado (26), os supermercadistas visitaram a Fenachamp, em Garibaldi, se despedindo no domingo(27). Estiveram na região dirigentes e executivos das associações regionais e supermercadistas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará, São Paulo e Minas Gerais.

 

O projeto integra uma série ações previstas no Acordo de Cooperação assinado entre o setores vitivinícola com os supermercadistas, importadores e distribuidores para aumentar o espaço dos vinhos brasileiros nas gôndolas e, consequentemente, estimular o consumidor a escolher e comprar os vinhos nacionais.

 

A rede de supermercados do Povo, de Fortaleza (CE), atualmente trabalha com predominância dos vinhos importados - cerca de 70% - em suas prateleiras. O sócio-proprietário Marcus Novais acredita que ações como a missão comercial Conhecendo os Vinhos do Brasil possibilita o início de uma mudança na oferta de produtos aos consumidores. "Ficamos admirados com a qualidade dos vinhos, com a quantidade de vinícolas e com as perspectivas que vemos para o aumento de rótulos em nossas lojas", adiantou.

 

Presente em 28 municípios mineiros, com 126 lojas, a rede BH estava representada pelo proprietário Fernando Seabra. O supermercadista acredita que o projeto deverá iniciar um processo de aumento do consumo de vinhos e espumantes per capita, com a disponibilização de bons produtos e difusão maior das suas características e qualidades. "Estamos ajudando a criar alternativas para este aumento no consumo. Precisamos agora fazer com que os produtos que são a porta de entrada para este aumento, que são os vinhos de mesa, continuem com bom desempenho e aumentar a venda de vinho fino na nossa região e espumantes", projetou.

 

A avaliação dos empresários foi ratificada pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercadistas (Abras), Márcio Milan. "Assinamos o acordo porque acreditamos no potencial do vinho brasileiro. Após um grande impasse e de uma situação de divergência entre as duas cadeias, chegamos a um alinhamento, temos um objetivo conjunto traçado", salientou, citando as entidades regionais que já estão desenvolvendo projetos junto a seus associados para valorização dos vinhos brasileiros, entre elas a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Associação Mineira de Supermercados (Amis), Associação Goiana de Supermercados (Agos), Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj), Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

 

Por suas vez, as vinícolas apostam que a ação irá reforçar o movimento de aproximação com o varejo, diminuindo a lacuna existente no mercado interno em relação à oferta de rótulos brasileiros. "Esta é uma oportunidade ímpar que as empresas têm para apresentar seus produtos e estabelecer uma nova relação, pois realmente havia um distanciamento e um desconhecimento. O potencial para geração de negócios entre as duas cadeias é enorme", avaliou o gerente comercial Gertson Biano. "Estamos em um momento de troca de ideias. O varejo vive uma situação de valorização de itens com tipicidade e os produtos gourmet e há um desconhecimento da diversidade que o setor vinícola tem a oferecer", complementa a executiva de vendas Caroline Dachery.

 

Saiba mais

Esta foi a segunda missão comercial realizada com foco específico nos supermercadistas. Os participantes foram convidados pelas próprias entidades do setor. A ação faz parte das atividades conjuntas previstas no âmbito do Acordo de Cooperação para promoção dos vinhos brasileiros no mercado interno, assinado em outubro do ano passado entre a Abras, A.B.B.A, Abrabe e Ibravin . Na primeira edição do projeto Conhecendo os Vinhos do Brasil, realizada entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, participaram 51 vinícolas e 40 compradores.

 

O Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho, formado por representantes dos signatários do acordo tem como meta planejar ações para aumentar o consumo de vinhos no Brasil de 1,9 litro para 2,5 litros per capita até o final de 2016. Em conjunto, todos os elos da Cadeia do Vinho têm ainda como meta ampliar a venda de vinhos finos brasileiros de 19 para 40 milhões de litros em quatro anos. Mas o foco do grupo será fazer a categoria vinhos crescer como um todo, ganhando a preferência do consumidor brasileiro.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Ibravin

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/10/2017 11:47 - Preço da cesta básica cai 0,38% em setembro na 2ª queda consecutiva no Vale
09/10/2017 11:46 - Brasil pode encerrar 2018 com cerca de mil fábricas de cerveja artesanal
26/09/2017 11:12 - Ambev incentiva consumo consciente de álcool
19/09/2017 11:30 - Mexicana Femsa venderá parcela de 5% da Heineken
18/09/2017 11:33 - Mercado de bebidas alcoólicas deve voltar a crescer no Brasil em 2018
11/08/2017 12:16 - Produção brasileira de suco deve crescer 70% em 2017/2018
10/08/2017 12:28 - Nestlé apoia produção de leite orgânico em SP
07/08/2017 11:43 - Preços pagos ao produtor recuam em MG
31/07/2017 12:18 - Lucro da Heineken sobe 49% no 1º semestre e cerveja vende mais que o esperado
28/07/2017 12:04 - Ambev prevê melhora da demanda no mercado interno apenas no longo prazo

Veja mais >>>