Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

15/10/2019 11:05 - Brasileiro não abre mão do pãozinho e categoria industrializada cresce no País

Mesmo com tendência de queda de categorias de consumo massivo, o pão não perdeu espaço na mesa do brasileiro e está entre os produtos que conquistam cada vez mais espaço nos lares. O alimento, cujo Dia Mundial é celebrado em 16 de outubro, tem 98,7% de penetração nos lares nacionais e está presente em quase 1/4 de todas as refeições, especialmente no café da manhã. É o que aponta a Kantar, líder global em dados, insights e consultoria.

 

Apesar de o pão artesanal ter mais de 80% de penetração, é o crescimento do industrializado que se destaca. Este segmento representa 10,6% do consumo da cesta de derivados de trigo e, mesmo com aumento de preço de 3,2%, registrou expansão em 10,3% em volume e de 2,6 pontos de penetração de 2017 para 2018.

 

“Os pães industrializados crescem em duas frentes. A versão comum ganha espaço impulsionada por domicílios maiores, de classe média e com crianças pequenas. Em segundo lugar, os segmentos especiais e light conquistam novos lares entre as classes mais altas e shoppers mais maduros”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.

 

A classe C consome 46,8% dos pães vendidos no País e a maioria é industrializada. As classes DE são as que mais compram as versões artesanais, apesar de também registrarem queda no consumo. Quando analisadas as regiões, Norte e Nordeste são líderes na compra de pães e consomem 51,1% dos artesanais produzidos. Nas demais, as variações industrializadas têm mais espaço, com destaque para Grande São Paulo, interior de São Paulo e estados do Sul.

 

Entre os tipos de pães industrializados, os comuns estão principalmente na mesa de famílias de classe média com mais de 5 pessoas e com presença de crianças. Já os especiais e light têm cada vez mais presença nos lares com uma ou duas pessoas, com mais de 50 anos e classes AB. Na hora de encher o carrinho, o varejo tradicional, especialmente padarias e confeitarias, ainda é o mais buscado. Mas o atacarejo, o autosserviço e supermercados convencionais também estão na rota dos consumidores.

 

A categoria como um todo também acompanha as tendências de consumo que têm que se consolidado no mercado nacional: busca por praticidade, saudabilidade e conveniência. Durante a semana, saudabilidade e hábito são os fatores que determinam quais pães serão escolhidos. Já aos sábados e domingos, prazer e sabor são as prioridades. E, independente do dia, a manteiga e a margarina ainda são as companheiras certas do pãozinho. Elas estão presentes em 69,7% das ocasiões de consumo da versão artesanal e em 51,7% das ocasiões quando o pão é industrializado.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar

 

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

22/11/2019 15:42 - Cadeia de abastecimento se reúne nesta segunda, dia 25
22/11/2019 15:25 - Rótulos de alimentos industrializados vão mudar; entenda
19/11/2019 12:37 - Black Friday: Smart devices e remédios são prioridade de preço no e-commerce
18/11/2019 19:16 - ABIMIP reforça seu papel educativo sobre os medicamentos isentos de prescrição
14/11/2019 13:57 - Na contramão global, Brasil retrai consumo fora do lar
13/11/2019 13:06 - Programas de fidelidade são populares entre os brasileiros
11/11/2019 12:58 - Consumidor une meios físico e digital para compras da Black Friday
08/11/2019 12:48 - Mudança na MP do FGTS implicará liberação de mais R$3 bi na economia, diz Sachsida
07/11/2019 12:34 - Brasileiro adquire novos produtos, mas ainda preza pelo preço, diz Nielsen
07/11/2019 12:32 - Consumidor compra mais 'mimos' após recorrer ao emprego informal, diz Nielsen

Veja mais >>>