Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

02/08/2019 12:03 - Alimentação saudável impulsiona investimento de grandes marcas no setor dos orgânicos

A chamada Geração Milennials (ou Geração Y) está disposta a pagar mais por alimentos que tragam benefícios a saúde. A afirmação é da diretora da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Sylvia Wachsner.

 

“Essa procura leva as pessoas a preferir consumir alimentos orgânicos. Ao mesmo tempo, consumidores sensibilizados buscam alimentos menos ultraprocessados e um sistema alimentar menos destrutivo ao meio-ambiente e que apoie os produtores locais”.

 

Diversificação

 

Todo esse movimento está incentivando as grandes marcas a diversificar suas linhas de alimentos, com a criação de produtos mais saudáveis (que tenham menos açúcar e sódio, por exemplo) e até mesmo modernizando produtos já consagrados.

 

A Nestlé desenvolve sua própria cadeia de leite orgânico no interior do Estado de São Paulo. A Seara Alimentos acaba de lançar uma linha de frangos orgânicos. A Unilever utiliza sua força de distribuição para criar novos canais de venda e expandir os produtos da Mãe Terra, adquirida em 2017. Já o varejista Carrefour planeja dobrar suas vendas de alimentos saudáveis, de marca própria, e que inclui orgânicos.

 

“São alternativas para combater a perda de mercado e a redução das vendas resultante da entrada de novos concorrentes que têm uma pegada de modernidade e são mais focados no consumidor. São concorrentes que abriram uma comunicação direta por meio das mídias sociais e introduzem novas marcas”, destaca Sylvia.

 

Fornecedores

 

Com essa nova tendência, ela acredita que deverá aumentar a procura de grandes marcas e varejistas por fornecedores de alimentos orgânicos. Além disso, observa a diretora da SNA, algumas dessas marcas podem investir na melhoria dos próprios fornecedores, uma vez que eles necessitam incrementar sua escala produtiva e a capacidade de negociação.

 

“As grandes marcas devem utilizar sua capilaridade para incrementar a distribuição dos produtos, criar escala e, nos produtos industrializados, possivelmente teremos uma redução de preços. Um mercado em crescimento deverá atrair novos investidores”, afirma Sylvia.

 

Mudanças

 

Por sua vez, os produtores deverão acompanhar essas mudanças. “Eles terão de se profissionalizar, melhorar a gestão, enxergar os sítios como empresas, criar equipes motivadas e capacitadas e criar pontes com a academia e pesquisadores que focam no orgânico”, salienta a diretora da SNA.

 

“Agricultores familiares têm se fortalecido criando associações e cooperativas, incrementando o vínculo de fornecimento de insumos com vantagens competitivas geradas pelo agrupamento”, acrescenta Sylvia.

 

Por outro lado, diz ela, “os produtores também devem estar atentos às mudanças no varejo e ao impacto dos novos canais de comercialização como lojas especializadas, comércio eletrônico, multi comércios, entregas em domicílio, feiras, grupos de consumidores, entre outros”.

 

Fonte: SNA

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

11/11/2019 12:58 - Consumidor une meios físico e digital para compras da Black Friday
08/11/2019 12:48 - Mudança na MP do FGTS implicará liberação de mais R$3 bi na economia, diz Sachsida
07/11/2019 12:34 - Brasileiro adquire novos produtos, mas ainda preza pelo preço, diz Nielsen
07/11/2019 12:32 - Consumidor compra mais 'mimos' após recorrer ao emprego informal, diz Nielsen
06/11/2019 17:30 - A experiência no centro das decisões
06/11/2019 15:50 - Prorrogadas consultas sobre rotulagem de alimentos
05/11/2019 12:41 - Black November, um mês inteiro de oportunidades
05/11/2019 12:35 - Com crescimento de cerca de 20% ao ano, setor de orgânicos ganha espaço
04/11/2019 13:06 - Por que o Brasil discute mudanças nas embalagens dos alimentos
01/11/2019 15:01 - Brasileiros diminuem consumo de carne vermelha devido à preocupação com saúde

Veja mais >>>