Paixão nacional, café é comprado por mais de 90% dos domicílios brasileiros

Leia em 2min

Às vésperas da comemoração do Dia Mundial do Café, celebrado por muitos no próximo dia 14, a bebida segue como uma das preferidas no país. De acordo com dados da Kantar, 94% dos lares brasileiros compraram o produto em 2018. Na Grande São Paulo, o índice é de 93%, porém, mesmo com a forte presença, o consumo domiciliar tem caído. Na comparação do ano passado com 2017, 213 mil casas deixaram de ter o produto em sua despensa na região metropolitana de SP. E analisando a rotina semanal de consumo dentro de casa, 74% dos paulistanos beberam café no próprio domicílio com uma média de seis vezes na semana.

 

 

A compra de cafés para consumo dentro do lar apresentou queda na Grande São Paulo e fora do domicílio a tendência também se manteve, 742 mil paulistanos deixaram de consumir a bebida fora de casa.

 

Em se tratando de canais de consumo fora do lar, 4% consumiram cafés em ambulantes com ticket médio semanal de R$ 2,60 e 16% em cafeterias, com um ticket médio de R$ 5,54.

 

Ao analisar o ticket médio de cafeterias aos finais de semana em comparação com a média de canais, ele fica 55% mais caro, R$ 9,16.

 

 

“Ainda uma das bebidas mais importantes para o brasileiro, o café segue com forte presença nos lares. Enquanto vemos uma diminuição no consumo tanto dentro como fora de casa, há diferentes oportunidades quando analisamos os momentos de consumo fora do lar. Como pudemos perceber na análise, o ticket varia de acordo com os canais de consumo, cafeterias apresentam um gasto muito superior versus ambulantes, por exemplo”, afirma Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.

 

Os dados são do Worldpanel FMCG, Worldpanel Usage Foods & Beverages e Worldpanel Out of Home, que monitora os hábitos e comportamento de compra, uso e consumo de consumidores e shoppers 360º em todo o Brasil.

 

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar

 

 


Veja também

Ovos de Páscoa variam até 25% no Grande ABC

A pouco mais de uma semana da Páscoa, que neste ano é comemorada em 21 de abril, os consumidores já...

Veja mais
Importação de lácteos cai em março na comparação mensal

Na comparação mensal as importações de lácteos tiveram queda em março, segundo...

Veja mais
Kantar: Inovação é determinante para o crescimento de produtos de consumo massivo

  A Kantar, líder global em análise de dados, insights e consultoria, divulgou em seu novo relat&oac...

Veja mais
Sindicomércio espera aumento de até 10% nas vendas dos produtos de Páscoa em Juiz de Fora

  As vendas de produtos específicos para a Páscoa de 2019 têm gerado expectativas otimistas em...

Veja mais
Sobe a venda de produtos de beleza

Enquanto o varejo ainda espera sinais claros de retomada, o segmento de itens de beleza e higiene mantém bons res...

Veja mais
Vendas de Páscoa no DF devem aumentar 11% este ano, estima Fecomércio

A pouco mais de duas semanas da Páscoa — comemorada em 21 de abril — os brasilienses começam a...

Veja mais
Safras prevê queda de 8,1% na colheita de café do Brasil em 2019

A colheita de café do Brasil em 2019 foi estimada nesta quarta-feira em 58,9 milhões de sacas de 60 kg, qu...

Veja mais
Orgânicos geram R$ 4 bilhões de faturamento no ano passado

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou que o mercado brasileiro de orgânicos...

Veja mais
Brasileiros usam a internet principalmente para acessar redes sociais

De acordo com dados apurados pelo Consumer Watch, elaborado pela Kantar, o principal uso da internet entre os brasileiro...

Veja mais