Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

01/04/2019 11:35 - Varejistas brasileiras se inspiram na Amazon para oferecer mais facilidade a consumidor

A abertura do centro de distribuição da varejista on-line americana Amazon no Brasil, em janeiro, tem sido vista pelo setor de comércio eletrônico como um divisor de águas. Fornecedores de softwares e sistemas eletrônicos para varejistas on e off-line preveem aumento nas vendas. O motivo: a certeza de que a competição vai crescer com a gigante americana entrando para valer no mercado brasileiro.

 

Na Locaweb, empresa paulistana que fatura R$ 400 milhões ao ano principalmente com a venda de serviços para hospedagem de sites, a grande aposta é vender sistemas de recomendação de produtos com base no histórico de navegação — uma das bases do negócio da Amazon.

 

O chamado All iN começou em 2006, com a recomendação de produtos por e-mail. Há cinco anos, foi comprado pela Locaweb. Hoje, os algoritmos da All iN permitem que grandes empresas, como Magazine Luiza, entendam as necessidade de um cliente a partir do histórico de navegação dele em seu site. Com a chegada da Amazon, a estratégia da Locaweb agora é crescer nas lojas virtuais de pequeno e médio portes.

 

— Só 10% do varejo digital no país têm ferramenta de recomendação de produtos — diz Victor Popper, fundador da All iN.

 

Mercado de R$ 128 bi

 

De 2013 para cá, a fatia das vendas on-line subiu de 3% para 7% do total, de acordo com a consultoria Euromonitor. Até 2023, o varejo na internet deve abocanhar mais de 11% das vendas, num mercado projetado em R$ 128 bilhões ao ano.

 

Na Totvs, empresa paulistana de venda de softwares de gestão, com receita anual de R$ 2,3 bilhões, desde o ano passado estão sendo testadas ideias para o chamado “varejo do futuro”. Entre elas, espelhos inteligentes para provadores, que servem como smartphones gigantes para informar ao cliente as opções de tamanho e cores uma determinada peça.

 

— Não é possível mais perder vendas porque o cliente não gostou de uma peça, não tem paciência de ir buscar outra nem intenção de sair seminu pela loja — diz Maurício Trezub, diretor de e-commerce da Totvs.

 

O negócio ainda está em testes na sede da Totvs, na Zona Norte da capital paulista. Outras soluções, como softwares para integrar sistemas de pequenos lojistas ao site da Amazon no Brasil, fizeram dessa unidade de negócios uma das apostas da empresa para os próximos anos, diz Trezub.

 

Alguns fornecedores de tecnologia preveem maior competição no varejo em geral, não apenas no on-line. A Sensedia, de Campinas, trabalha para garantir que os sistemas eletrônicos de uma empresa não entrem em pane ao interagir entre si ou com os softwares de terceiros. Ela conecta pequenos lojistas do mundo real aos shoppings centers virtuais —os chamados marketplaces .

 

Agora, a Sensedia recorre à tecnologia para facilitar a vida de lojistas e consumidores. Um exemplo: desde 2017, ela conecta os sistemas de vendas, estoques e entregas da rede de farmácias Panvel, com mais de 600 lojas nos estados do Sul e na capital paulista. O consumidor escolhe como será a entrega: se em casa, em uma loja ou em um dos lockers da rede, esquema semelhante ao usado pela Amazon oferece nos EUA.

 

— A integração dos sistemas permitiu à Panvel anunciar entregas em até uma hora em 60 cidades ao redor de Porto Alegre — diz Marcílio Oliveira, da Sensedia.

 

Fonte: O Globo - Rio de Janeiro

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

11/10/2019 14:48 - Kantar: Cereais matinais, bebidas lácteas e iogurtes são os produtos mais consumidos por crianças
07/10/2019 12:01 - Pagamentos instantâneos podem aumentar receita de bancos em US$ 500 bi
04/10/2019 12:01 - Internet das Coisas evita perda de alimentos no transporte frigorífico
01/10/2019 15:24 - Idosos são única faixa etária que mostra crescimento em consumo no Brasil
30/09/2019 11:05 - Guerra no mercado de cartões chega à Câmara dos Deputados
27/09/2019 11:20 - Estudo aponta que 33% dos lares são propensos a comprar produtos premium
26/09/2019 12:12 - Feijão vira salgadinho saudável para atender o consumo crescente de snacks
24/09/2019 11:42 - Consumidor poderá opinar e dar sugestões sobre o que deve aparecer nos rótulos
24/09/2019 11:39 - Vendas no Dia das Crianças prevê crescimento de 1,3%
24/09/2019 11:38 - Compras com cartões avançam 18% e somam R$ 850 bilhões no 1º semestre

Veja mais >>>