Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

01/04/2019 11:35 - Varejistas brasileiras se inspiram na Amazon para oferecer mais facilidade a consumidor

A abertura do centro de distribuição da varejista on-line americana Amazon no Brasil, em janeiro, tem sido vista pelo setor de comércio eletrônico como um divisor de águas. Fornecedores de softwares e sistemas eletrônicos para varejistas on e off-line preveem aumento nas vendas. O motivo: a certeza de que a competição vai crescer com a gigante americana entrando para valer no mercado brasileiro.

 

Na Locaweb, empresa paulistana que fatura R$ 400 milhões ao ano principalmente com a venda de serviços para hospedagem de sites, a grande aposta é vender sistemas de recomendação de produtos com base no histórico de navegação — uma das bases do negócio da Amazon.

 

O chamado All iN começou em 2006, com a recomendação de produtos por e-mail. Há cinco anos, foi comprado pela Locaweb. Hoje, os algoritmos da All iN permitem que grandes empresas, como Magazine Luiza, entendam as necessidade de um cliente a partir do histórico de navegação dele em seu site. Com a chegada da Amazon, a estratégia da Locaweb agora é crescer nas lojas virtuais de pequeno e médio portes.

 

— Só 10% do varejo digital no país têm ferramenta de recomendação de produtos — diz Victor Popper, fundador da All iN.

 

Mercado de R$ 128 bi

 

De 2013 para cá, a fatia das vendas on-line subiu de 3% para 7% do total, de acordo com a consultoria Euromonitor. Até 2023, o varejo na internet deve abocanhar mais de 11% das vendas, num mercado projetado em R$ 128 bilhões ao ano.

 

Na Totvs, empresa paulistana de venda de softwares de gestão, com receita anual de R$ 2,3 bilhões, desde o ano passado estão sendo testadas ideias para o chamado “varejo do futuro”. Entre elas, espelhos inteligentes para provadores, que servem como smartphones gigantes para informar ao cliente as opções de tamanho e cores uma determinada peça.

 

— Não é possível mais perder vendas porque o cliente não gostou de uma peça, não tem paciência de ir buscar outra nem intenção de sair seminu pela loja — diz Maurício Trezub, diretor de e-commerce da Totvs.

 

O negócio ainda está em testes na sede da Totvs, na Zona Norte da capital paulista. Outras soluções, como softwares para integrar sistemas de pequenos lojistas ao site da Amazon no Brasil, fizeram dessa unidade de negócios uma das apostas da empresa para os próximos anos, diz Trezub.

 

Alguns fornecedores de tecnologia preveem maior competição no varejo em geral, não apenas no on-line. A Sensedia, de Campinas, trabalha para garantir que os sistemas eletrônicos de uma empresa não entrem em pane ao interagir entre si ou com os softwares de terceiros. Ela conecta pequenos lojistas do mundo real aos shoppings centers virtuais —os chamados marketplaces .

 

Agora, a Sensedia recorre à tecnologia para facilitar a vida de lojistas e consumidores. Um exemplo: desde 2017, ela conecta os sistemas de vendas, estoques e entregas da rede de farmácias Panvel, com mais de 600 lojas nos estados do Sul e na capital paulista. O consumidor escolhe como será a entrega: se em casa, em uma loja ou em um dos lockers da rede, esquema semelhante ao usado pela Amazon oferece nos EUA.

 

— A integração dos sistemas permitiu à Panvel anunciar entregas em até uma hora em 60 cidades ao redor de Porto Alegre — diz Marcílio Oliveira, da Sensedia.

 

Fonte: O Globo - Rio de Janeiro

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

22/05/2019 18:28 - Conferência Internacional da GS1 traz o "match perfeito" entre empresas na era digital
22/05/2019 11:28 - Governo libera uso de mais 31 agrotóxicos; são 169 registrados em 2019
20/05/2019 15:56 - Ministro da Saúde defende proposta da indústria para rotular alimentos
20/05/2019 11:51 - Com 25% da produção nacional, MG aposta no queijo como saída para crise e geração de renda
20/05/2019 11:32 - Fabricantes de salgadinhos buscam adaptação às mudanças no consumo
17/05/2019 12:35 - Entregas em Até 28 Dias
17/05/2019 12:13 - Cenário internacional eleva desafios ao Brasil
16/05/2019 11:24 - Lácteos: alta no atacado e estabilidade no varejo
15/05/2019 11:18 - Família Klein pode fechar compra do controle da Via Varejo até outubro
13/05/2019 11:45 - Líderes da agricultura se comprometem com a segurança alimentar global

Veja mais >>>