Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

26/02/2019 11:33 - Empresas investem no setor de higiene

A indústria tem investido no mercado de higiene e cuidados pessoais e quer diversificar o portfólio para ganhar market share. Prevendo crescimento do consumo nestes segmentos, empresas estão ampliando a produção local.

 

Em entrevista exclusiva ao DCI, a Sanfarma revelou um investimento de mais de R$ 2 milhões em sua fábrica em Americana (SP) para nacionalizar a produção de hastes flexíveis da marca. “Este mercado é realmente muito grande no Brasil e queríamos ter um produto mais competitivo, o que só é possível se abraçarmos a fabricação em casa”, explica o diretor comercial da Sanfarma, Luciano de Biagi.

 

Atualmente, a companhia produz 2,5 milhões de unidades do produto por ano. Com os investimentos em infraestrutura e maquinários, a previsão é de que o volume passe para 5 milhões até o próximo ano.

 

O executivo conta que a empresa avaliou um potencial mal aproveitado, em função da importação da matéria-prima. “Passamos a produzir por maior competitividade. Avaliamos diversas oportunidades no mercado de homecare, segmento que passamos a atuar desde o ano passado.”

 

Biagi afirma que a empresa teve crescimento de 23% em 2018, totalizando um faturamento de R$ 36 milhões. “A crise não nos afetou, crescemos acima do mercado.” Mas ele avalia que a variação cambial afetou a operação da companhia. “Não fizemos todo o repasse, reduzimos as margens. Quando se trabalha com commodities, ocorre essa pressão.”

 

Para 2019, a previsão é de crescimento de 20% a 25%. “É um número desafiador, pois no ano passado estávamos entrando em um novo segmento e tivemos a participação de novos clientes. Agora, vamos trabalhar em um mercado mais maduro”, ressalta Biagi.

 

O executivo afirma que a empresa pretende ampliar o número de pontos de vendas. “O nosso principal foco é no varejo farmacêutico, mas também vamos ter maior presença no varejo alimentar e de cosméticos.” Hoje, a Sanfarma atua em 80 mil pontos de venda no varejo farmacêutico.

 

Lançamentos

 

O presidente da Sunstar Brasil, Luiz Tavares, conta que o mercado de higiene bucal teve crescimento entre 2% a 4% em 2018. “Enquanto isso, a Gum, nossa marca no segmento, cresceu acima de 90% nos últimos três anos.”

 

Em 2019, a empresa possui como meta aumentar a representatividade do mercado brasileiro em sua operação na América Latina. “Queremos que o Brasil chegue a 15% de participação regional da companhia”, revela o executivo. “Para o setor como um todo, o Brasil representa 45% do mercado regional. Isso mostra que ainda temos bastante espaço para crescer”, assinala.

 

Para Tavares, o crescimento da Gum acima do mercado se sustenta pelo volume de lançamentos. “Trazemos inovações todos os anos, como produtos licenciados para o público infantil para estimular a higiene nessa faixa etária.”

 

Em 2019, a previsão é de cerca de 10 lançamentos. Sem produção local, a Gum atua através de importações. “A variação cambial deixa o negócio desafiador, mas por conta desse volume, conseguimos minimizar o efeito”, explica.

 

Tavares acredita que o câmbio estará mais estável em relação ao ano passado.

 

Com base no crescimento previsto para a economia do País entre 1,5% a 3%, ele espera que a retomada econômica traga mais oportunidades. “A perspectiva é que o mercado de higiene cresça de 2% a 4%, um pouco acima do PIB. Em momentos de recuperação, abre-se espaço para novos produtos, de categorias que ainda não estão saturadas no Brasil”, avalia Tavares.

 

Fonte: DCI

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

11/10/2019 14:48 - Kantar: Cereais matinais, bebidas lácteas e iogurtes são os produtos mais consumidos por crianças
07/10/2019 12:01 - Pagamentos instantâneos podem aumentar receita de bancos em US$ 500 bi
04/10/2019 12:01 - Internet das Coisas evita perda de alimentos no transporte frigorífico
01/10/2019 15:24 - Idosos são única faixa etária que mostra crescimento em consumo no Brasil
30/09/2019 11:05 - Guerra no mercado de cartões chega à Câmara dos Deputados
27/09/2019 11:20 - Estudo aponta que 33% dos lares são propensos a comprar produtos premium
26/09/2019 12:12 - Feijão vira salgadinho saudável para atender o consumo crescente de snacks
24/09/2019 11:42 - Consumidor poderá opinar e dar sugestões sobre o que deve aparecer nos rótulos
24/09/2019 11:39 - Vendas no Dia das Crianças prevê crescimento de 1,3%
24/09/2019 11:38 - Compras com cartões avançam 18% e somam R$ 850 bilhões no 1º semestre

Veja mais >>>